13.11.22

Gírias literárias que talvez você não saiba o que significa



Harém reverso, omegaverso, CR, romances dark, crossover e cliffhanger. Se você lê a bastante tempo, já percebeu que volta e meia surge um nicho novo de histórias extremamente populares e pode ser difícil acompanhar os termos novos e estrangeiros.

Por isso que estou aqui hoje, para descomplicar algumas das nossas gírias literárias favoritas! Temos tantos subgêneros que talvez você goste de explorar, como termos que vão te ajudar a encontrar o livro que você quer ler!




Harém reverso

Sabe aqueles sheiks antigos que tinham um batalhão de mulheres só pra si? É isso, só que o contrário.

Se você também já se perguntou porque a mocinha tem que escolher em histórias de triângulo amoroso, o harém reverso é pra você. Nesse subgênero, a protagonista feminina tem dois OU MAIS pares românticos, e se esbalda em ser dividida e se envolver com mais de um homem.


Omegaverso

Eu não sou uma especialista em omegaverso... ainda. Para quem era team Jacob, seja bem vindo a um subgênero da fantasia onde os seres humanos não só podem se transformar em animais (especialmente lobos), mas também possuem uma "natureza" peculiar.

Nesse universo, as pessoas podem ser alfas (os líderes, os mais fortes), betas (menos fortes, são seguidores dos alfas) e ômegas (pessoas mais passivas, com instinto para o cuidado).

Como podem imaginar, em geral as protagonistas femininas são ômegas. Então sim, o omegaverso tem várias ideias machistas e patriarcais. Um ponto positivo, porém, é que se tornou um subgênero bem comum para retratar relacionamentos entre dois homens!


Romances dark

Sabe aqueles livros eróticos que você se pergunta se não é ilegal publicar aquilo na internet? Então, seja bem-vindo aos romances dark.

Não tem segredo. O "dark", sombrio em inglês, vem porque esse tipo de livro aborda temas bem peculiares e chocantes, desde mocinho que sequestra a protagonista até fetiches bem específicos...

São leituras para maiores de idades e leitores já calejados. Não é incomum que o romance dos protagonistas seja tóxico e que a leitura cause desconforto, então cuidado ao mergulhar nesse tipo de história.

CR

Esse é simples! É do inglês Current Reading (leitura atual).


Crossover

O meme do homem aranha que encontra outras versões de si mesmo define perfeitamente esse termo em inglês. Basicamente, um "crossover" acontece quando personagens de universos fictíticios diferentes (de autores diferentes, ou de sagas diferentes) são retratados juntos, em uma mesma história.

Cliffhanger

A tradução literal do termo é "à beira do precipício" e ele se refere aquele momento da história no qual uma revelação chocante é feita, logo antes da história acabar nos deixando com gostinho por mais.

Alguns autores são mestres da arte do "cliffhanger", com livros de finais abertos que imploram por uma continuação...


Qual termo vocês sentiram falta de ver por aqui?

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)