29.3.22

Resenha: Ventos de Mudança - Beverly Jenkins


A HISTÓRIA

Valinda Lacy foi para Nova Orleans com uma missão: disseminar educação e ajudar os ex-escravizados nos Estados Unidos pós-Guerra Civil. Além disso, a jovem está descobrindo quem é longe dos pais controladores e do noivo que, apesar de ser seu melhor amigo e um homem gentil, não está interessado nela de verdade.

Os planos de Valinda iam bem até um grupo de homens brancos e racistas destruírem sua escola e ela ser expulsa da pensão onde estava morando. Sem lugar para ir, Valinda engole seu orgulho e pede ajuda ao capitão Drake LeVeq, um homem galante que lhe causa um inesperado frio na barriga.

Drake LeVeq cresceu entre uma das famílias pretas mais influentes de Nova Orleans. Agora, ele tenta ajudar a comunidade como pode, mesmo vendo que os outros homens poderosos da cidade, em sua maioria brancos, pouco se importam com os ex-escravizados e pretos pobres.


Apesar de frustrado com a situação social da sua cidade, Drake fica feliz em conhecer Valinda, uma mulher bonita e que não se intimida diante os galanteios e bom-humor dele. Drake fica tentado a seduzi-la, mas além de prometida para outro, Valinda ainda tem um desejo maior, que é se tornar professora.

Valinda não deixará ninguém, nem mesmo o belo e sedutor Drake se colocar no caminho da sua missão. Contudo, quando ele se mostra um aliado que quer tornar os sonhos de Valinda realidade, a moça fica dividida entre desejo e dever, entre se jogar de cabeça em uma nova aventura ou ser fiel a promessa que fez ao noivo.

Cada vez mais próximos, Valinda e Drake serão capazes de incendiar Nova Orleans...


A SÉRIE

Ventos de Mudança é o primeiro volume da série Mulheres Pioneiras, da autora norte-americana Beverly Jenkins. A saga se destaca por trazer romances protagonizados por pessoas pretas, bem-sucedidas e engajadas na luta antirracista nos Estados Unidos pós-Guerra Civil. Além disso, as obras se inspiram em mulheres pretas reais para retratar mocinhas empoderadas e a frente do seu tempo.

A obra também é considerada o 4º volume da saga da Família Le Veq. Os outros livros contam histórias emocionantes dos irmãos e irmãs de Drake.


VALE A PENA LER?

Ventos de Mudança foi uma leitura lenta, mas apaixonante. A obra é um romance de época fofinho, com direito a herói sedutor e mocinha inocente, e também um romance histórico com reflexões sobre racismo, abuso sexual, feminismo, educação, etc.

O livro retrata bem o delicado momento após a libertação dos escravizados nos Estados Unidos, em um misto de esperança e liberdade com medo e pobreza. A obra destaca como acabar com a escravidão no papel não garantiu que a comunidade preta tivesse acesso a necessidades básicas e que deixassem de ser perseguidas pelos brancos.

Além disso, Ventos de Mudança destaca o papel transformador da educação, assim como a atuação histórica de mulheres pretas em benefício da sua comunidade.

A obra entrega tudo isso entre o romance lento, sensual e divertido entre os protagonistas. Pelo fato de Valinda ter um noivo, a obra ganha um toque de amor proibido e nos deixa angustiado por um bom tempo, já que não é tão óbvio assim que Valinda e Drake ficarão juntos.


Contudo, garanto que o final da obra é feliz e muito satisfatório. O livro não é uma leitura leve, afinal, retrata cenas difíceis de racismo e abuso sexual. Entretanto, é uma leitura que deixa o coração quentinho. Valinda, em especial, é uma protagonista muito forte e inspiradora!

Eu amei Ventos de Mudança e acho que é um livro necessário para amantes de romance de época não só pelo protagonismo de pessoas pretas, como também pelas reflexões sobre racismo, educação, guerra e feminismo.

Título: Ventos de Mudança
Título original: Rebel
Série: Mulheres Pioneiras e Família Le Veq
Volume: 1 e 4
Autora: Beverly Jenkins
Editora: Arqueiro
ISBN: 9786555651720
Ano: 2021
Páginas: 240
*O exemplar lido foi uma cortesia da editora
Encontre o livro: Skoob - Goodreads
Compre: Amazon

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)