6.9.21

Resenha: A Garota do Penhasco - Lucinda Riley


A HISTÓRIA

Quando o sonho da família feliz de Grania Ryan desmorona, a escultora deixa Nova Iorque para se refugiar na sua cidade natal na Irlanda. Os pais e o irmão não entendem porque Grania se recusa a falar com o ex, mas a acolhem de braços abertos.

Ou pelo menos até Grania conhecer Aurora Lisle no penhasco, uma menina curiosa que vive na mansão da propriedade vizinha. Aurora perdeu a mãe, e Grania o seu bebê, então acabam naturalmente desenvolvendo uma conexão poderosa.

A mãe de Grania fica temerosa com a aproximação das duas, os Ryan e os Lisle têm um histórico antigo e perturbador que Grania até agora desconhecia. E quando a artista aceita cuidar de Aurora por um tempo e começa a se interessar pelo pai da menina, a mãe de Grania decide que é hora dela saber a verdade.

Tudo começa com Mary, uma jovem órfã noiva de um Ryan. Trabalhadora e inteligente, Mary é uma criada na mansão dos Lisle na Irlanda. Contudo, quando a Primeira Guerra Mundial estoura, ela acaba sendo transferida para a casa da família em Londres e fica responsável por cuidar de Anna, um bebê de origem misteriosa.

Sua posição era para ser temporária, só que o conflito se arrasta e Mary fica cada vez mais apegada a jovem menina, que pertence aos Lisle e jamais a uma pobre órfã como ela. Só que com o noivo parecendo cada vez mais longe de retornar, Mary começa a se perguntar até onde iria por Anna, dando início a uma tragédia familiar que ressoa até Grania e Aurora. Será que alguns destinos estão fadados a se repetir?


VALE A PENA LER A GAROTA DO PENHASCO?

A Garota do Penhasco foi a sugestão de Novembro de 2020 no grupo de leituras que organizo e fiquei animada em conhecer a obra, já que tenho vários livros da Lucinda Riley esquecidos na estante. E a princípio minhas boas expectativas para a leitura não foram frustradas.

Lucinda Riley apresenta nesta obra uma narrativa que cativa. A escrita flui bem com um equilíbrio perfeito entre diálogos e descrições de locais e personagens. A obra também tem um tom de mistério, já que não sabemos o que aconteceu direito com Grania e porque sua mãe odeia tanto a família vizinha.

Se alternando entre passado e presente, a trama de A Garota do Penhasco, mesmo que extensa (a versão mais recente tem 416 páginas) se desenvolve com um bom ritmo. É interessante também como tempo passado e contemporâneo se entrelaçam ao longo da história. Contudo, com linhas genealógicas confusas, acontecimentos dignos de novela mexicana ruim e personagens detestáveis, no fim acabei me decepcionando.

Este não é um livro ruim. No final todas as confusões, brigas e segredos dos personagens são revelados e a história se encerra sem deixar pontas soltas. Contudo, os motivos dos protagonistas para agir de forma tão arrogante, dramática e orgulhosa não convencem na maioria das vezes. Tirando a Mary, única personagem realista e sensata do livro, os demais são todos chatinhos que não sabem conversar uns com os outros e que tomam decisões completamente descabidas.

Além de não me identificar com os personagens, também me incomodou a representação feminina na obra. Ou a mulher tem um lado materno e, logo, é uma fada doméstica que deve ser louvada, ou ela é uma péssima pessoa sem coração que deve ser odiada. Essa representação limitada se vê também no fato das personagens femininas (adultas) do livro parecerem não saber viver sem um homem. As mocinhas estão o tempo ou sendo pressionadas a se envolver com um homem, se lamentando por um, se sacrificando por eles sem nunca pensar em si mesmas ou sendo reprimidas por não fazerem o papel de namorada/esposa perfeita.

Infelizmente, mesmo com potencial, nem sempre um livro nos cativa e esse foi o caso de A Garota do Penhasco. As qualidades da obra não conseguiram me fazer relevar seus defeitos e terminei o livro cansada de tanto drama, assim como desanimada de tentar ler outras coisa da autora. Contudo, se a história de A Garota do Penhasco parece algo que você gostaria de ler, não hesite em experimentar e tirar suas próprias conclusões.


Título: A Garota do Penhasco
Título original: The Girl on the Cliff
Autora: Lucinda Riley
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580419955
Ano: 2019
Páginas: 416
Compre: Amazon

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)