A HISTÓRIA
Grant Morgan diria que as histórias sobre ele são exageradas. Mas ele é de fato o investigador mais famoso, misterioso e bonito da agência em Bow Street. Além disso, Grant é viciado em trabalho e não recusa quando o chamam para investigar uma vítima de afogamento retirada do Tâmisa.
Contudo, a vítima em questão está ainda muito viva e é ninguém menos que Vivien Duvall. Ela também é uma lenda na cidade. A cortesã mais bela e requisitada de Londres, a mulher é a única que já rejeitou, muito publicamente, os avanços românticos de Grant.
Só que a Vivien que Grant encontra no rio não é nada como a cortesã gananciosa que ele conheceu. Machucada e sem qualquer lembrança de quem é, como foi parar no rio ou quem tentou matá-la, essa Vivien desperta algo em Grant. Ele a esconde na própria casa, com a desculpa que ela possa se recuperar em segurança enquanto ele investiga sua tentativa de assassinato.
Contudo, por mais que as lembranças não venham, a personalidade doce e inteligente de Vivien cativa Grant. E ela é muito grata ao seu salvador, só que não é tão dócil assim. Vivien não consegue aceitar que era a mulher cínica e interesseira que todos falam. Sem falar que não parece ser tão experiente quanto uma cortesã deveria ser.
Assim, Vivien decide conduzir sua própria investigação, em busca de quem é de verdade. Grant também precisa repensar seus conceitos conforme começa a se apaixonar pela mulher a qual jurou vingança.
A SÉRIE
Cortesã Por Uma Noite é o primeiro volume da trilogia Os Mistérios de Bow Street, da escritora norte-americana Lisa Kleypas. Cada volume é independente e conta a história de um casal diferente. Contudo, as obras estão interligadas pelo fato dos três mocinhos serem policias/investigadores para a agência de investigação em Bow Street.
Em Cortesã Por Uma Noite, livro 1, conhecemos o detetive mais famoso de Londres, Grant Morgan. Uma noite ele acaba resgatando Vivien Duvall, a mais requisitada cortesã da cidade que o rejeitou no passado. Contudo, Vivien perdeu a memória e se mostra ainda mais apaixonante do que Grant se lembrava.
Em Amante Por Uma Tarde, livro 2, Lady Sophia têm uma missão: destruir Sir Ross, magistrado de Bow Street. Ela quer arruinar a reputação do homem e para isso usará todos os seus dotes para seduzi-lo. O que Sophia não esperava ao planejar sua vingança é que Ross fosse um homem honrado, que está decidido a casar com ela.
Por fim, o livro 3 se chama Prometida Por Um Dia, no qual acompanhamos Nick e sua investigação por Charlotte. Encontrá-la foi fácil, mas ajudá-la a escapar de um terrível homem talvez seja uma missão que nem Nick conseguirá cumprir. Assim, ele faz a única coisa que pode para protegê-la: se oferece para casar com ela. Contudo, Nick não quer um casamento só de aparências, mas precisará de muito mais que sua reputação de melhor amante de Londres para conquistar o coração de Charlotte.
VALE A PENA LER?
Eu estava muito animada para ler Cortesã Por Uma Noite e ter uma visão diferente, menos glamourosa, mas ainda assim interessante da Inglaterra Regencial. Raramente em romances de época temos uma mocinha que não é virginal e tímida e este livro prometia bastante com uma protagonista com a profissão mais antiga do mundo.
Contudo, minhas expectativas foram logo frustradas. A mocinha já começa a história sem memória e mostrando sinais de que está longe de ser a cortesã segura de si e ousada que a sinopse nos faz esperar. Lisa Kleypas me decepcionou bastante ao pegar uma temática tão interessante e desperdiça-la com uma visão moralista do sexo e da profissão da protagonista.
Obviamente, como hoje, o mundo das prostitutas e cortesãs era violento, e provavelmente poucas de fato escolheram a profissão. Contudo, diferente das interesseiras cínicas que a autora descreve, as cortesãs eram também mulheres independentes em uma época de muita opressão. Claro que seus ganhos, sua vida em geral, dependiam dos homens. Mas, diferente das mulheres nobres, as cortesãs ganhavam seu próprio dinheiro e possuíam propriedades.
Da mesma forma, diferente de outras mulheres que ativamente trabalhavam, como camareiras, costureiras, etc., as cortesãs tinham mais liberdade para escolher para quem e por quanto tempo trabalhavam. Cortesãs eram figuras influentes e que tinham poder não só em seus relacionamentos, mas também nas artes e até mesmo na política.
Contudo, em vez de explorar essa dualidade entre a liberdade e a opressão, o glamour e a violência da vida de uma cortesã, a autora decidiu condená-las como mulheres horríveis ou pobres coitadas apenas. Tanto que a “solução” da autora para o fato de Vivien não se lembrar ou se sentir como uma cortesã foi bastante óbvia e, honestamente, uma saída preguiçosa e que tornou um livro com tanto potencial como qualquer outro romance de época.
Cortesã Por Uma Noite não é uma leitura ruim. É interessante acompanhar o mundo de investigações de Grant, mas não gostei do personagem. Sua vingança contra Vivien é mesquinha e sua visão desmoralizante sobre ela e sua profissão se baseiam no fato de que ele foi rejeitado. Me irritou bastante que toda a motivação do personagem era simplesmente seu ego ferido.
Por causa do mocinho, o romance dos personagens não me cativou muito. Mesmo sendo uma narrativa rápida, intrigante e sensual, o livro me decepcionou bastante. Ainda quero ler os próximos volumes, mas agora não espero mais que sejam obras únicas, apesar do cenário e contexto (o mundo policial de Londres) serem interessantes.
Título original: Someone to Watch Over Me
Série: Os Mistérios de Bow Street
Volume: 1
Autora: Lisa Kleypas
Editora: Arqueiro
ISBN: 9786555650778
Ano: 2021
Páginas: 272
*O exemplar lido foi uma cortesia da editora
Compre: Amazon
Conheça mais livros da autora - série Os Hathaways:
- Sedução Ao Amanhecer - vol. 2
- Tentação ao Pôr do Sol - vol. 3
- Manhã de Núpcias - vol. 4
- Paixão ao Entardecer - vol. 5
Série As Quatro Estações do Amor:
- Segredos de Uma Noite de Verão - vol. 1
- Era Uma Vez No Outono - vol. 2
- Pecados no Inverno - vol. 3
- Escândalos Na Primavera - vol. 4
- Uma Noite Inesquecível - vol. 4,5
- Segredos de Uma Noite de Verão - vol. 1
- Era Uma Vez No Outono - vol. 2
- Pecados no Inverno - vol. 3
- Escândalos Na Primavera - vol. 4
- Uma Noite Inesquecível - vol. 4,5
Série Os Ravenels:
Volumes únicos:
- De Repente Uma Noite de Paixão
- De Repente Uma Noite de Paixão
0 comentários:
Postar um comentário
Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.
(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)