21.3.21

Resenha: O Peso do Pássaro Morto - Aline Bei


AVISO DE GATILHO: abuso sexual, depressão e suicídio.

A HISTÓRIA

Nesse livro, acompanhamos a vida de uma mulher de nome que nunca saberemos, mas cujas dores tão grandes e pequenas alegrias nos serão tão íntimas como se fossem nossas.

Dos seus 8 aos 52 anos, vemos a menina curiosa se tornar uma adolescente sedenta por experiências para então uma adulta sem rumo e por fim uma senhora que respeita a si mesma.

Todo mundo já ouviu uma história triste e chocante sobre outro alguém e se perguntou "nossa, onde será que a vida dessa pessoa deu errado? Onde um dia o que foi um bebê inocente se tornou o portador de tamanha tragédia?"

Pois essa é a história das muitas tragédias e traumas que as mulheres carregam. Acompanhamos os primeiros amores e primeiras decepções da nossa protagonista.

Sua maternidade, seu primeiro neto. Sua descoberta, quando criança, da morte, e quando adulta, da vida. Também vemos a protagonista descobrir de formas mais horríveis como a dor é causada e as maneiras simples como a cura às vezes se configura.


VALE A PENA LER?

Eu conheci O Peso do Pássaro Morto quando foi sugerido em um grupo de leituras coletivas que participava.

Peguei o livro para ler pela sinopse que nos diz pouco e número pequeno de páginas, apenas 152, leitura perfeita para um momento em que estava tão ocupada com outras coisas.

Mas, O Peso do Pássaro Morto me fez justamente parar e sentir essa história. Narrado através de poesias que evocam as imagens e sensações mais intrigantes, devorei o livro rapidamente e por dias não soube como falar, ou escrever sobre ele.

Foi com nenhuma surpresa que descobri depois que esse livro foi vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2018 na categoria Melhor Romance de Autor Estreante com Menos de 40 anos. De fato é uma obra bastante inusitada e cujo impacto emocional nos faria perdoar qualquer defeito da obra.

Não que haja algum. A narrativa é tão rica, impactante e emocionante justamente por ser tão breve e dura. Essa é uma história dura de ler, já que mostra que nem sempre o mundo é um lugar bonito onde todos são felizes.

De sorrisos à lagrimas, O Peso do Pássaro Morto também nos provoca muitas reflexões sobre tudo de horrível que se passa por aí com outras pessoas sem que saibamos. Apesar de triste e quase cruel, esse livro deixa, no final, um pouco de esperança, já que os momentos tão breves de alegria da nossa protagonista compensam por todo o resto.

Sem esperar, amei a leitura de O Peso do Pássaro Morto. Não é um livro fácil para todos os momentos, mas vale muito a pena.


Título: O Peso do Pássaro Morto
Autora: Aline Bei
Editora: Nós
ISBN: 9788569020233
Ano: 2017
Páginas: 168
Compre: Amazon

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)