AVISO DE GATILHO: instabilidade mental e tentativa de suicídio.
A HISTÓRIA
Mara Dyer fez uma escolha: não temer o seu poder. Mas isso não a livrou da culpa de ferir pessoas e, quando decidiu se entregar para as autoridades, ela fez uma terrível descoberta. Seu ex-namorado, o abusivo Jude, de alguma forma também sobreviveu ao desabamento do sanatório. E agora ele está a solta, se movendo nas sombras com um objetivo apenas: se vingar de Mara.
Jude encontra as maneiras perfeitas de pertubá-la. Mara passa a encontrar gatos mortos no jardim, fotos de si mesma dormindo e recados sangrentos e sinistros de Jude. Para piorar, a garota também começa a ter sonhos muitos estranhos e realistas como uma garotinha na India. Suas memórias ficam cada vez mais embaçadas e sua família desesperadamente se convence de que ela está louca e a matricula em um centro de recuperação para adolescentes.
Descobrir que sua avó materna, que acabou se matando, podia ser como ela, coloca uma urgência em Mara em descobrir mais sobre seu poder antes que ela mesma perca sua batalha com a insanidade. Felizmente, ela tem Noah ao seu lado, mas com ele enfrentando os próprios demônios, Mara precisa encontrar em si forças para continuar em frente.
A SÉRIE
A Evolução de Mara Dyer é o segundo volume da trilogia Mara Dyer, da escritora norte-americana Michelle Hodkin. Um romance jovem sombrio, tudo começa quando Mara Dyer sobrevive ao mesmo desabamento que matou seus melhores amigos e coisas bizarras continuam acontecendo a ela. Os livros 2 e 3, A Evolução e A Vingança de Mara Dyer, respectivamente, são continuações do primeiro e não podem ser lidos de forma independente.
A trilogia Mara Dyer se conecta com outra da autora, a trilogia Confissões de Noah Shaw, cujo apenas o livro 1, A Construção de Noah Shaw, foi publicado no Brasil. A Construção de Noah Shaw se passa depois de A Vingança de Mara Dyer e é contado pela perspectiva de Noah.
Conheça os outros volumes da série:
VALE A PENA LER?
É bem comum que o segundo volume de uma série não seja bom como o primeiro, mas esse não é o caso de A Evolução de Mara Dyer. O livro anterior é um instigante romance sobrenatural jovem, mas que muito se assemelha a Crepúsculo, Instrumentos Mortais e demais obras do gênero. Felizmente, em A Evolução de Mara Dyer a autora encontra uma voz e desenvolvimentos únicos, tornando a série uma jornada de tirar o fôlego sobre jovens descobrindo seus poderes, o passado de suas famílias e como lutar contra os aspectos mais sombrios desse mundo.
A narrativa segue sobre a perspectiva de Mara, mas, com ela já sabe que não é louca, o tom da escrita é menos de desespero e mais de urgência. Mara sabe que é só uma questão de tempo até ela perder o controle e precisa encontrar respostas, assim como se livrar de Jude, antes disso.
Mesmo não sendo tão agoniante como o primeiro livro, a narrativa deste nos prende igualmente, mais uma vez em um desenvolvimento rápido e vertiginoso, com doses generosas de suspense psicológico e terror. De fato, de A Evolução de Mara Dyer tem muitos gatilhos e cenas de violência explícita, então não a recomendo para quem está em um momento mais fragilizado.
Enquanto em A Desconstrução de Mara Dyer ela luta mais contra si mesma, aqui temos um vilão digno de filme: Jude, o ex abusivo e obsessivo que vai fazer qualquer coisa por vingança. Jude é um bom vilão, odiei-o com todas as minhas forças e me senti vingada quando a Mara o colocou em seu lugar.
Contudo, a batalha da protagonista contra o vilão é longa e cheia de percalços. Os capítulos desse livro são mais curtos e cada um deles retrata algo que nos deixa sem fôlego e louca para descobrir o que virá a seguir. A autora se despediu dos clichês de romance adolescente, e nos entregou uma trama sombria, violenta, surpreendente e única.
O romance dos protagonistas também fica mais maduro. Apesar da devoção cega de Noah, começamos a ver um pouco das próprias dificuldades dele e como a amor nem sempre é o suficiente para manter os dois juntos. A Evolução de Mara Dyer ainda usa Noah e seu dinheiro como solução fácil para a maioria dos conflitos, mas felizmente acho que vamos ver a Mara finalmente se virando sozinha no próximo volume.
Noah é um fofo nesse livro, mas sua personalidade se torna um pouco enevoada em A Evolução de Mara Dyer. Sabemos que ele não é o babaca arrogante e convencido que vimos no primeiro livro, mas não temos acesso suficiente ao interior dele nesse volume. Também estou curiosa para ver se o Noah ganha um desenvolvimento melhor no próximo livro da saga ou em sua própria trilogia.
Em resumo, A Evolução de Mara Dyer dá um novo tom para essa trilogia: mais sombrio, violento e envolvente. Este é um livro viciante e impactante, que causa um bom número de sentimentos durante a leitura. Mais do que um romance sobrenatural fofo e com uma mitologia própria e bem rica, esta é uma obra sobre jovens descobrindo quem são, o que o mundo é e como eles podem mudar as coisas erradas que veem. Eu absolutamente amei esta continuação e estou ansiosa demais para ler o desfecho da trilogia Mara Dyer.
Título: A Evolução de Mara Dyer
Título original: The Evolution of Mara Dyer
Série: Trilogia Mara Dyer
Volume: 2
Autora: Michelle Hodkin
Tradução: Mariana Kohnert
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501098597
Ano: 2014
Páginas: 406
Compre: Amazon
Encontre o livro: Skoob - Goodreads
0 comentários:
Postar um comentário
Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.
(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)