A HISTÓRIA
Marina é jornalista no aeroporto de Curitiba. O emprego entediante não é pior que as lembranças da morte dos pais e da irmã, que roubou todo o seu dinheiro. Mas o que mais atormenta Marina é o ex-namorado policial, que volta e meia invade sua casa para agredi-la.
A vida de Marina muda quando um coreano, assustado e machucado, surge no aeroporto. Mesmo sem falar a língua dele, ela o ajuda e o esconde na própria casa. Mais tarde, Marina descobre que ele se chama So e mais do que se acostumar com sua presença calma, ela começa a se apaixonar por ele.
Mas So não pertence a Marina, muito menos ao Brasil. Seu lugar é em Seul, capital da Coreia do Sul, nos palcos, nas telas, onde ele carrega uma culpa terrível e uma existência atormentada. So é tão infeliz e desemparado como Marina, sua vida está no controle das mãos de outra pessoa. Entretanto, agora que estão juntos, esse casal inesperado vai tomar o controle da própria história.
VALE A PENA LER?
Pule, Kim Joo So me chamou atenção pela sua inspiração em doramas, gênero de séries de TV coreanas que se popularizou mundialmente na última década e que adoro. Os shows coreanos conquistam por trazerem histórias envolventes e apaixonantes, personagens humanos e identificáveis e tramas cheias de reviravoltas.
Mais do que fazer um "dorama em forma de livro", Gaby Brandalise criou uma trama inspirada nesse universo para trabalhar um tema mais universal: o poder da ficção em mudar vidas. Contudo, os personagens e trama que criou seriam mais adequados para um conto do que um livro.
Pule, Kim Joo So tem um começo pouco atrativo. A narrativa é tão rápida e entrecortada que causa vertigem. A trama e os personagens nos parecem superficiais demais, há uma sensação geral de que falta algo para tornar a história tão vívida quanto os doramas que influenciaram a trama.
Eu estava bem desanimada, mas insisti na leitura de Pule, Kim Joo So e foi uma decisão muito boa! Na metade do livro há uma grande reviravolta, que acelera ainda mais a história, mas responde muitas perguntas. Percebemos que o começo confuso é deliberado, existe um motivo porque tudo em relação a So e Marina soam um pouco estranho.
Também somos apresentados a mais personagens na metade final da trama. O desfecho é de tirar o fôlego e nos faz perceber o quanto Pule, Kim Joo So é uma obra inteligente. A narrativa, a trama e os protagonistas foram pensados e retratados de maneira bem específica para transmitir uma mensagem muito interessante.
Mais que um romance com muita ação, Pule, Kim Joo So é sobre como algumas histórias, mesmo que fictícias, soam tão vívidas que de certa forma se tornam reais pra quem as consome e podem nos impactar e nos ensinar profundamente. Mesmo que curta, a narrativa é intrigante, cativante e surpreendente. É o tipo história que fica na sua cabeça dias depois que você terminou de ler. Não posso deixar de recomendar!
Título: Pule, Kim Joo So
Autora: Gaby Brandalise
Editora: Verus
ISBN: 9788576866466
Ano: 2017
Páginas: 208
Compre: Amazon
0 comentários:
Postar um comentário
Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.
(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)