22.9.20

Resenha: Obsidiana - Jennifer L. Armentrout


A HISTÓRIA

Pior do que ser a nova garota para Katy, é ser a nova garota cujo pai morreu. Diferente da mãe, ela não acredita que se mudar para uma pequena cidade no meio do nada vai ajudá-las a se recuperar, mas Katy não teve muita escolha. Felizmente, ela rapidamente faz amizade com Dee, sua vizinha da mesma idade.

Dee é tão linda quanto inteligente, além de um doce de garota. A amizade é instantânea, por isso Katy não entende porque as pessoas da cidade parecem querer manter distância de Dee. Mas, o maior obstáculo acaba sendo o irmão gêmeo da garota. Daemon tem a aparência de um anjo, mas a personalidade de um demônio.

Mal-humorado e sarcástico, ele diz com todas as letras que Katy não é boa o suficiente para ser amiga de sua irmã. Apesar de Dee estar lutando para fazer Katy se sentir bem-vinda na peculiar nova cidade, Daemon torna tudo mais difícil, provocando-a absolutamente todas as vezes que a vê. 

Apesar de Katy admirar a lealdade de Daemon à irmã, não entende o motivo de tanto alarde. Ela e Dee se divertem muito juntas e não parecem tão diferentes assim... mas, na verdade, são de planetas completamente distintos. Quando Daemon a salva de um acidente congelando o tempo, Katy tem a certeza que ele e sua irmã são de uma raça completamente diferente.

Em uma cidade que garotas desaparecem misteriosamente, tempestades surgem tão rápido quanto desaparecem e um homem bizarro a ataca sem motivo, nada parece mais lógico para Katy que Dee e Daemon, com sua beleza estonteante, mentes brilhantes e poderes secretos sejam literalmente alienígenas! 

E agora que Katy sabe o segredo deles, ela se torna responsabilidade dos irmãos e um perigo para os dois. Os Luxen como Daemon e Dee são perseguidos pelos Arum, alienígenas de sombras. Daemon garante que vai ficar bem perto para manter Katy segura e de bico fechado, mas tanta proximidade pode fazer a atração imensa que há entre os dois incapaz de ser negada por muito mais tempo. Será que o amor proibido de uma garota humana e um alien pode acabar de forma feliz?

A SÉRIE LUX

Obsidiana é o primeiro volume da série Lux, saga da norte-americana Jennifer L. Armentrout. A série traz o romance conturbado e apaixonante entre uma humana e um alienígena de uma espécie chama Luxen, e conta com 5 livros e 2 contos. Os volumes NÃO são independentes, ou seja, não dá para ler o volume 2, 3, 4 e 5 sem ter lido o 1 e anteriores.

Shadows, o conto 0.5, é um prequel, ou seja, se passa antes de Obsidiana e conta a história do romance proibido de Dawson, irmão de Daemon e Dee, com uma menina chamada Bethany. Oblivion, o conto 1.5, traz a mesma história que Obsidiana pelos olhos de Daemon, com bônus também de Ônix (livro 2) e Opala (livro 3). 

Existem também outras obras que se passam no mesmo universo. Obsession é um spin-off único e um romance adulto. Nesse livro, um alienígena da raça Arum é obrigado a vigiar e proteger uma humana, por quem acaba se sentindo atraído. A saga Lux também deu origem a outra série, também não publicada no Brasil, a trilogia Origin. A série de ficção cientifica se passa em um pós-guerra de humanos contra Luxen, no qual uma adolescente humana se envolve com a resistência alienígena.


A NARRATIVA

A história é contada em 1ª pessoa sob a perspectiva da protagonista, assim apresenta um linguajar jovem e ritmo acelerado. Temos uma visão privilegiada do mundo interno de Katy, que vê as coisas de forma irônica e cínica. Apesar de te adorado o bom-humor da obra, ler os muitos pensamentos tipicamente adolescentes da mocinha foi um distrator para mim, já que já passei dessa fase da vida. Contudo, imagino que para um jovem no ensino médio, o público ideal do livro, esse detalhe seria positivo e geraria maior identificação com a protagonista.

A TRAMA

A história de Obsidiana em muito me lembrou Crepúsculo, Cidade dos Ossos e outros romances sobrenaturais adolescentes. Alguns acontecimentos são bastante clichês, incluindo cenas de fofoca no refeitório do colégio, momentos em que o mocinho encurrala a mocinha na parede, que ela corre para fugir dele ou mesmo é salva por Daemon.

De fato, o que mais desgostei em Obsidiana é como a autora constantemente cria conflitos que colocam Daemon no papel de herói e Katy no de mocinha que precisa ser salva. Entretanto, outros desdobramentos são inusitados, em especial os momentos que os jovens Luxen enfrentam seus inimigos, o que agrega bastante ação a obra. Assim, apesar da previsibilidade, a trama é intrigante logo de cara e, com pitadas de mistério, romance e ação, a leitura é viciante, rápida e muito gostosa.

O desfecho de Obsidiana em especial saiu completamente da caixinha e me deixou de boca aberta. Ao criar a “mitologia” sobre os Luxen e Arum, a autora foi propositalmente vaga e, no final do livro, nos mostra que ainda há muito não só para o leitor como para os próprios personagens descobrir sobre os alienígenas da história. O fim de Obsidiana é excelente, mas deixa algumas questões sem reposta e o leitor louco para devorar o restante da saga.

OS PERSONAGENS

Obsidiana tem um bom número de personagens e todos com o seu papel na trama. Obviamente, a protagonista, seu interesse amoroso e melhor amiga é quem ganham personalidades mais profundamente desenvolvidas. E, apesar de serem baseados em clichês do gênero, eles se tornam personagens marcantes.

Katy é a típica adolescente tímida que prefere ler a sair a casa, contudo, me surpreendeu por não se intimidar diante Daemon e não aceitar que ele a trate mal. Se amei Katy por sua força e segurança, gostei ainda mais que ela é uma blogueira de livros e fiquei feliz que quanto mais o livro avança, mais madura a vemos ficar.

Daemon, o mocinho alien, não me conquistou tão facilmente. Claro que ele é bonito e misterioso, mas um completo babaca na maior parte do tempo. Por mais que, mais para o final do livro, entendemos porque ele resiste tanto a Katy, ainda assim desgostei um pouco do personagem por seu comportamento rude e inconsistente. A lealdade de Daemon a irmã e os poucos momentos que consegue ser gentil com Katy faz com que gostemos um pouquinho de Daemon, mas ele ainda está longe de ser um par romântico para se admirar. 

Já sua irmã gêmea, Dee, me cativou desde o início. Um pouco maluquinha, mas gentil e com uma mente aberta, ela é o tipo de amiga perfeita e carinhosa que todos gostaríamos de ter. Contudo, em alguns momentos a autora insinua que há mais coisas se passando na cabeça de Dee e fiquei curiosa para ver se os próximos livros mostrarão lados mais completos da personagem, que foi minha secundária favorita.


A EDIÇÃO

Obsidiana tem uma excelente edição, com detalhes muito fofos. A tradução está excelente. Não encontrei qualquer erro no texto, que traz um bom tamanho e tipo de fonte. Gosto muito também da fonte na capa, apesar de achar a composição um pouco brega. Contudo, o modelo com cara de mistério combina bem com o Daemon que imaginei.

VALE MESMO A PENA LER?

Obsidiana surpreende com um romance adolescente com alienígenas, mesmo que a trama e os personagens, no geral, lembrem muito outros livros sobrenaturais adolescentes. Contudo, o que importa é que a narrativa é rápida e a história muito gostosa de ler. Facilmente mergulhamos no mundo da protagonista, que se aproxima demais dos mistérios do universo e do vizinho gato, que também é um completo babaca. 

Apesar de não ter gostado muito do par romântico dela, fiquei feliz que a mocinha não aceita o comportamento terrível do protagonista e coloca ele no seu lugar o tempo todo. Também estou curiosa para ver como essa história se desenrolará nos próximos volumes, pois ficou claro que temos muito ainda a descobrir sobre o mundo dos alienígenas da história e do romance proibido dos mesmos com humanos. Para quem, estando nessa fase ou não, gosta de romances adolescentes com seres fantásticos, Obsidiana é uma leitura interessante que, mesmo não sendo perfeita, vale a pena. 


Título: Obsidiana
Título original: Obsidian
Série: Saga Lux
Volume: 1
Autora: Jennifer L. Armentrout
Editora: Valentina
ISBN: 9788565859790
Ano: 2015
Páginas: 320
Compre: Amazon
Encontre o livro: Skoob - Goodreads

Conheça mais obras da autora:

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)