4.9.20

Livros, filmes e séries favoritas de Agosto


O que aconteceu com Agosto que começou e terminou em um piscar de olhos? As últimas 4 semanas foram complicadas, com acontecimentos inesperados e tristes. E a volta das aulas da faculdade em formato remoto me deixou exausta. 

Desacelerei bastante nas minhas leituras e projetos no último mês, mas até que li bem e obras que me ajudaram a descansar e relaxar um pouco em meio a tanto caos. Só uma série me prendeu de verdade esse mês, mas assisti uma adaptação literária incrível e um documentário emocionante. 

Nem trouxe indicações de músicas esse mês, porque passei Agosto escutando as mesmas coisas de sempre. Mas, ainda tenho ótimas dicas! Confiram meus livros, filmes e séries favoritas de Agosto:


Estou lendo:
Como disse no resumo de Julho, me planejei para reler O Conto da Aia, já que comprei e estou ansiosa para devorar a continuação lançada ano passado. Contudo, a leitura está sendo bem mais pesada e difícil do que eu esperava. Havia esquecido como a narrativa é carregada e mexe profundamente com a gente. Assim, estou relendo poucos capítulos por vez, intercalando com obras mais leves.


Também comecei ontem O Pequeno Príncipe, que estou lendo bem devagarzinho já que o livro é curtinho. Falam muito bem da obra, que não sei se é bem o meu estilo, mas que estou ansiosa para conhecer a história que tanta gente ama.

Leituras de Agosto:
Compre ou leia no Kindle Unlimited: Entre o Certo e o ErradoPule, Kim Joo So

Eu fiquei bem concentrada nos romances em Agosto, variando só entre contemporâneo, de época e sobrenatural. E mesmo tendo sido um mês difícil, consegui ler 6 obras. A primeira, infelizmente, me decepcionou. Entre o Certo e o Errado, de Leddy Harper, começou de forma curiosa. Mas esse romance inesperado entre uma garota comum e um famoso tatuador acabou ficando melodramático demais para o meu gosto.

Felizmente, os livros que vieram a seguir foram melhores! Pule, Kim Joo So, de Gaby Brandalise, foi uma gostosa surpresa. A trama inspirada em romances une Brasil e Coréia quando uma jornalista ajuda um coreano perdido e ferido em um aeroporto. Mas mais do que um romance, esse livro é sobre o poder da ficção, uma história curta, mas bastante inteligente.


Em seguida, foi a vez de reler o romance de época Sedução da Seda, volume 1 da série As Modistas, de Loretta Chase, para uma leitura coletiva que estou organizando. Me surpreendi e me emocionei como se tivesse lendo a obra pela primeira vez. O romance entre o arrogante duque e a ambiciosa modista é perfeito! 


E falando em romance, Teto Para Dois, de Beth O'Leary, foi uma deliciosa surpresa. Esse livro é sim tudo o que dizem. A trama começa com duas pessoas que nunca se viram dividindo um apartamento e uma cama (não ao mesmo tempo) e termina em uma história de amor emocionante sobre lealdade e superação.

Compre ou leia no Kindle Unlimited: A desconstrução de Mara Dyer - O Bom Partido

Depois, voltei a minha época de romances adolescentes com o surpreendente A Desconstrução de Mara Dyer, primeiro volume da trilogia Mara Dyer, de Michelle Hodkin. O livro tem alguns dramas desnecessários e um mocinho com toques de babaquice (mas que acaba conquistando nosso coração). Contudo, a história da jovem estudante que sobrevive a um acidente terrível, mas passa a ver os amigos mortos é intrigante demais. Sem saber se está louca, a mocinha começa a se envolver em novas mortes, mas também em uma amizade muito sensual com o garoto mais popular da escola. Amei o livro e estou ansiosa demais para ler o restante da série.

Uma das minhas melhores leituras dos últimos tempos, O Bom Partido, livro 4 da série The Austen Project, de Curtis Sittenfeld, é uma adaptação moderna e deliciosa de Orgulho e Preconceito. Os personagens de Austen são transportados para a América dos nossos tempos e vemos uma Lizzie mais empoderada que nunca, um Darcy mil vezes mais charmoso e confusões românticas envolvendo, de fato, muito orgulho e preconceito, mas também boas risadas e bem-vindas surpresas.


Em teoria eu terminei Emma em 1º de Setembro, mas como passei Agosto lendo o clássico, acho válido comentar sobre ele aqui. Eu já tinha boas expectativas para Emma, mas acabei amando ainda mais! Tanto que o livro tirou Orgulho e Preconceito da sua posição de queridinho da Jane Austen para mim. 

Emma é uma comédia romântica instigante e muito divertida, cheia de encontros e desencontros amorosos. Os personagens são muito humanos, com defeitos e um gostinho por fofoca, assim, o livro também é uma análise incrível sobre vaidade, arrogância e preconceito de classe. Se você não leu Emma ainda, corre e vai ler agora!

Próximas leituras:
 
Compre ou leia no Kindle Unlimited: A evolução de Mara DyerQuase Noiva

Como comentei, quero muito ler a continuação de A Desconstrução de Mara Dyer. O primeiro livro deixou algumas questões bem interessares e, além disso, quero ver o que vai ser do romance da protagonista. Falando em histórias de amor, também quero ler em Setembro esse lançamento incrível da Cherish. Além da capa linda, Quase Noiva promete entregar uma trama muito curiosa, já que uma noiva, na véspera do casamento, acaba tendo o vestido amaldiçoado e conhecendo outro homem incrível.

Filmes favoritos de Agosto:

Estou obcecada por Emma, não posso negar. O livro acabou sendo uma leitura tão deliciosa e cativante que corri para assistir a nova adaptação, que foi o que me fez querer ler a obra em primeiro lugar. E esse novo filme, lançado em 2020, é tão apaixonante quanto a obra de Jane Austen. 

Como no livro, aqui conhecemos Emma, uma jovem inglesa rica, que não quer se casar para não deixar o pai. Contudo, Emma ama brincar de casamenteira com os amigos e vizinhos. Sua vaidade em achar que pode manipular a vida dos outros chama atenção de Knightley, vizinho e amigo de longa data da família. Knightley é o único que tem coragem de criticar Emma, tornando-se assim um inimigo a altura da inteligente mulher, que passa a vê-lo com outros olhos.

O longa é um pouco corrido, afinal acontece muita coisa no livro, mas traz de forma bem fiel os acontecimentos mais importantes da trama. Além disso, o filme tem um tom bem-humorado perfeito para a história e alguns toques de sensualidade que modernizam o clássico. Os atores são perfeitos e cheios de química e as roupas lindas demais! Para quem não leu ou já ama Emma, essa adaptação vale muito a pena.


Uma das minhas professoras recomendou o documentário Longe da Árvore: Pais, Filhos e a Busca da Identidade, inspirado em um livro de mesmo nome de Andrew Solomon e dirigido por Rachel Dretzin. Tanto no livro quanto no documentário, Andrew Solomon, escritor de política, cultura e psicologia, faz paralelos entre sua relação com os pais, que não aceitavam que ele é gay, e pais e filhos que vivem com deficiências e diferenças diariamente.

Autismo, síndrome de Down, nanismo e até mesmo crimes violentos são o que marcam as pessoas e famílias retratadas no documentário. Aqui vemos as peculiaridades que tais situações trazem para o seu dia a dia, incluindo preconceito, estresse, solidão, medo e a necessidade constante de adaptação. Mas em Longe da Árvore também vemos muito amor, carinho, lealdade e a luta por direitos.

Com uma abordagem intimista e emocionante, acompanhamos pessoas reais lidando com as diferenças em um mundo que quer que todos sejam normais. A relação entre pais e filhos é especialmente explorada em Longe da Árvore, mostrando como os pais precisam abandonar a ideia do filho perfeito que tinham para amar os filhos e filhas que têm, batalha que Andrew Solomon viveu na pele também por ser gay.

Esse é um documentário rápido, que provoca muitas emoções e pode nos ajudar a ver o mundo sobre a perspectiva de pessoas que, por serem diferentes, são desafiadas diariamente. Contudo, o tom de Longe da Árvore é de esperança e, ao dar voz a pessoas que não se encaixam no padrão social de normalidade e lutam diariamente com o preconceito, o filme nos inspira a brigar também por um mundo melhor que aceitam todos como são.

Série favorita do mês

A princípio, Caçadoras de Recompensas (Teenage Bounty Hunters) pareceu só mais uma série adolescente bestinha da Netflix. Mas, em um momento de tédio e preguiça de procurar outra coisa, coloquei o primeiro episódio e acabei adorando.

O show traz a história de Sterling e Blair, irmãs gêmeas e ricas que estão tentando ser adolescentes normais em uma comunidade muito rica e muito pudica. Elas podem não concordar com tudo o que aprendem na igreja ou na escola conservadora que estudam, mas são boas garotas. Quase sempre. 

E é num desses dias em que elas não estão se comportando tão bem assim que acabam esbarrando com Bowser, um caçador de recompensa sem tempo para seus dramas adolescentes. Mas, nesse encontro inesperado, Sterling e Blair acabam danificando o carro do pai e que maneira melhor de conseguir dinheiro para arrumar do que se tornando caçadoras de recompensas elas mesmas?

Assim, entre trabalhos de escola, namoros e términos, elas começam a caçar bandidos procurados enquanto percebem que o mundo é muito maior, e mais complicado, do que imaginavam. Caçadoras de Recompensas tem lá os seus clichês, mas é uma série engraçada e muito cativante. Os dramas das adolescentes são bastante exagerados, mas compensados pelas pitadas de ação e mistério que a caça por bandidos acrescenta em suas vidas. Se você quer uma série leve e engraçada para assistir, Caçadoras de Recompensas vale muito a pena.

Postagens dos últimos meses:
Resenhas de livros

Listas e dicas sobre livros


E esses foram os meus livros, filmes e séries favoritas de Agosto. Apesar de não ter sido fácil, foi um mês produtivo e espero, em Setembro, conseguir me estressar menos e ler e ver ainda mais coisas legais. Agora quero ouvir de vocês: o que Agosto teve de melhor? Quais suas recomendações de leitura, filmes e séries? Deixem nos comentários!

Comente com o Facebook:

1 comentários:

  1. Oie,
    Que bom que você teve um mês produtivo! Felizmente também fiz leituras muito boas e assisti algumas séries que gostei bastante, espero conseguir repetir a dose agora haha também achei que Caçadoras de Recompensas era mais "bobinho", por isso nem tentei assistir, mas que bom saber um pouco mais. Quero muito ler Teto para Dois e Emma ainda!

    Beijos, Fantasma Literário

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)