3.5.20

Resenha: Mulheres na Luta - Marta Breen e Jenny Jordahl


O LIVRO

Senta que lá vem história! 150 anos de movimento feminista são difíceis de resumir, mas essa obra em quadrinhos faz um bom trabalho. O livro volta no tempo para mostrar as ações de personalidades marcantes como Harriet Tubman, Mary Wollstonecraft (que sabiam que era mãe da criadora de Frankenstein?) e Margaret Sanger até chegar a Malala.

A obra é uma linha do tempo não só das conquistas das mulheres, mas também dos feitos de grandes ativistas, poetas, enfermeiras, escritoras e muitas outras que lutaram e deram a vida pela liberdade física, intelectual, legal, financeira e sexual do gênero feminino.


VALE A PENA LER?

Mulheres na Luta explora o próprio conceito de feminismo e suas maiores batalhas: direito a educação, profissão e dinheiro; direito ao voto; e direito ao próprio corpo. Para isso, o livro passa pelas três ondas da história do feminismo, de forma educativa e divertida.

As ilustrações da obra são fofas e trazem um bom alívio cômico. O texto é bastante leve e inspirador. Ensina sem ser chato, mas obviamente simplifica muita coisa.  Algo bom desse livro é que ele mostra o feminismo como um todo, não excluindo as divergências dentro do próprio movimento e a colaboração de mulheres que fazem parte de outras minorias, destacando mulheres negras e LGBTQIA, por exemplo.


Contudo, Mulheres na Luta não é perfeito e foca muito nas ações europeias e norte-americanas. Não há muita menção ao movimento na América Latina (Frida Kahlo, de todas as mulheres incríveis que tivemos, não aparece no livro) ou na Ásia. O livro também não toca a questão das necessidades especiais (nenhuma mulher cega ou autista é retratada, por exemplo).

Contudo, não posso tirar o mérito da obra. Em uma linguagem e formato acessível, Mulheres na Luta consegue desmitificar o feminismo e ensinar a história do movimento de forma que garotas de 5 ou mulheres de 50 entendam.

O livro também chama a atenção para como a nossa luta ainda não terminou e ganha pontos por nos convidar e inspirar a agir em prol da igualdade e liberdade para as mulheres. Eu devorei a obra em pouco mais de 40 minutos, ri, me emocionei e aprendi da forma mais gostosa possível. A recomendo para todas e todos.


Título: Mulheres na Luta
Subtítulo: 150 anos em busca de liberdade, igualdade e sororidade
Título original: Kvinner i kamp : 150 år med likhet, frihet, søsterskap
Autora: Marta Breen e Jenny Jordahl
Editora: Seguinte
ISBN: 9788555340802
Ano: 2019
Páginas: 128
Compre: Amazon

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)