Com tudo mundo lidando com o desafio de manter o foco durante a quarentena, minha última leitura é uma indicação perfeita! Vamos falar de O Fim da Procrastinação, de Petr Ludwig, publicado pela editora Sextante?
O AUTOR E O LIVRO
Petr Ludwig nasceu na República Checa e se formou em Ciência da Computação. Ficou conhecido ao fundar o site procrastination.com, que a partir de informações científicas e ferramentas úteis e simples, incentiva e ensina pessoas a lidarem com a procrastinação, através de cursos, seminários e esse livro.
A introdução de O Fim da Procrastinação nos lembra do que a procrastinação é: deixar as coisas para depois de propósito. Em seguida, a obra aborda temas como motivação, disciplina e objetividade, explicando como usar ferramentas como lista de hábitos e de gratidão, desenvolvimento da visão pessoal e mapa do dia para combater a procrastinação.
VALE A PENA LER?
Há alguns meses venho perdendo o meu preconceito contra obras de autoajuda/desenvolvimento pessoal. E O Fim da Procrastinação deveria ser um exemplo para outros livros do gênero.
O que me cativou logo de cara é que o livro não usa de táticas intimidadoras para nos fazer sentir culpados ou envergonhados como um motivador para mudarmos nossos hábitos. O Fim da Procrastinação, na verdade, não foca no que fizemos ou não no passado, nem mesmo no que podemos fazer no futuro. O livro parte do princípio que só podemos atuar no agora, então devemos focar todos os nossos esforços no momento presente (uma filosofia que gosto bastante).
Outro ponto extremamente positivo é a base científica forte que o autor usa para basear todos os seus conselhos. Muitas das teorias e estudos de psicologia citados no livro eu já conhecia, justamente porque são conceitos e autores já conceituados, que estudamos na faculdade. E é extremamente positivo que um livro que se propõe impactar a vida de alguém se baseie em fatos e pesquisas e não achismos.
Mas, O Fim da Procrastinação não é um livro científico em si, o que é bom. O autor traduz bem as descobertas feitas em laboratório para o mundo real. Usando uma linguagem simples, ilustrações e até mesmo exemplos de sua carreia como consultor, o livro consegue disseminar boa ciência de forma acessível e interessante.
As ferramentas que O Fim da Procrastinação propõe são de fácil aplicação (como preencher uma tabela ou fazer uma lista) e de fato funcionam. Eu gostei que, antes de nos falar como mudar nossos hábitos para sermos menos procrastinadores, o autor nos faz refletir sobre a nossa vida, sonhos e objetivos.
Autoconhecimento é essencial para qualquer mudança na nossa vida, então deve ser o primeiro passo em qualquer obra de desenvolvimento pessoal. E, importante dizer, já que me agradou bastante, O Fim da Procrastinação sugere que mudemos nossas ações e não quem somos (novamente, sem culpabilização desnecessária que só nos faria sentir mal).
O Fim da Procrastinação é um livro bastante motivador por si só, então quem está tentando sair do ciclo de nunca fazer as coisas no prazo, é uma excelente leitura. Claro que não podemos pegar a obra esperando uma mudança da noite por dia ou que resolva todos os nossos problemas. Por isso que o livro é uma leitura lenta, já que é mais interessante ir parando enquanto se experimenta as ferramentas e métodos sugeridos pelo autor.
Com uma linguagem fácil e acessível, muitas provocações para reflexões e base teórica cientifica, eu adorei O Fim da Procrastinação. A obra foi uma inspiração perfeita no momento de incertezas e dificuldade de manter a rotina que todos estamos vivendo por causa da pandemia global.
Título: O Fim da Procrastinação
Título original: The End of Procrastination
Autor: Petr Ludwig
Editora: Sextante
ISBN: 9788543109350
Ano: 2020
Páginas: 272
*O e-book lido foi uma cortesia da editora Sextante
Compre: Amazon
0 comentários:
Postar um comentário
Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.
(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)