14.4.20

Resenha: A Esposa do Soldado - Merline Lovelace


A HISTÓRIA 

Mesmo criada em meio ao luxo, Julia Bonneaux nunca teve medo do trabalho duro e do desconhecido. Por isso, após o marido desaparecer em uma jornada no território de Montana, ela não vê alternativa a não ser vender tudo e ir atrás dele com a filha dos dois a tiracolo.

Julia só não esperava que, por causa de uma confusão, ficasse presa no Forte Laramie, no Wyoming. O pior, contudo, é reencontrar o major Andrew Garret, seu primeiro marido e quem ela acreditava que estava morto. Andrew guardou mágoa pela traição de Julia, que quase custou sua vida, por anos. Mas, sendo que ele mesmo a enganou, não se surpreende em descobrir que ela o odeia também. 

Andrew achava que jamais ia reencontrar a esposa e, quando o faz, percebe que não quer vingança. Ele quer só ela. Julia também sente a atração entre ela e Andrew voltar com tudo. Contudo, ela jamais trairia seu (atual) marido e por isso decide ficar longe do Major. 

Mas, para sobreviver no Forte, que enfrenta diariamente conflitos armados e confusões diplomáticas com povos nativos, como os Sioux e os Cheyenne, Julia precisará do auxílio de Andrew. E, cada vez mais próximos, as cicatrizes do passado se transformam em uma esperança de um futuro feliz.

A SÉRIE

A Esposa do Soldado é o primeiro livro da Trilogia Os Garrett's de Wyoming, de Merline Lovelace. Apesar de cada um dos romances ser independente, é recomendável que sejam lidos na ordem, já que o segundo e terceiro fazem bastante referência ao primeiro.

Todos os três livros trazem romances arrebatadores em meio a dura e empolgante vida na América pós-guerra civil. Em A Esposa do Soldado, Julia e Andrew se reencontram em um forte avançado, em meio a terras de nativos americanos, e revivem não só mágoas do passado, assim como um casamento secreto e muita paixão. 

No volume 2, A Filha do Coronel, é a vez de Suzanne, filha Julia criada por Andrew (que é promovido de major a coronel) desbravar terras desconhecidas em busca de uma antiga amiga. Mas, em meio a um tiroteio mortal ela acaba conhecendo Black Jack Sloan, um pistoleiro rude e atraente que ela deveria evitar, não seguir.

O volume 3, chamado The Captain's Woman e ainda não publicado no Brasil, é protagonizado pelo capitão Sam Garrett, filho de Júlia e Andrew. Na trama, Victoria é a filha de um dono de um jornal, logo, é apaixonada por jornalismo... mas também por Sam, que foi cativado por outra mulher. Assim, quando o capitão parte para a guerra Guerra Hispano-Estadounidense, Victoria também se joga no campo de batalha para reportar o trabalho das enfermeiras e também conquistar o coração de Sam.


VALE A PENA LER?

A Esposa do Soldado se passa no Estados Unidos pós-guerra civil e mostra a difícil vida em um forte militar em meio a terras de nativos americanos. O começo da obra é bem arrastado, especialmente pela narrativa excessivamente descritiva da autora. Por um lado, é compreensível que um livro com cenário tão diferente precisasse de mais descrições, mas Merline Lovelace perdeu um pouco a mão.

Em relação a trama, ela é bem emocionante em alguns pontos, com direito tanto a resgates e perseguições como romance proibido. Contudo, outros momentos da história são bastante previsíveis e até mesmo chatinhos. Me irritou, por exemplo, cenas na qual Julia sofre violências chocantes, mas que pareceram existir no livro para que Andrew pudesse fazer o papel de herói.

Já para quem gosta de história, A Esposa do Soldado é um prato cheio. O livro retrata bem as relações entre homens brancos e nativos americanos na época, assim como os conflitos políticos entre os dois e algumas consequências do conflito civil no país. O livro também mostra como era viver em um forte militar, com sua peculiar hierarquia social e costumes.

A Esposa do Soldado ainda tem, como ponto positivo, uma protagonista feminina muito forte. Julia não precisa ser salva por Andrew e não tem medo de ser quem é. Ela é uma personagem bastante cativante. Já o major é o típico herói gentil e sedutor, que pensa primeiramente na honra da mocinha, mas não consegue se manter longe dela. Como disse, não curti muito Andrew ser representado como o salvador de Julia, sua super proteção é irritante e repetitiva. Faltou algo mais para o personagem me conquistar.

Em resumo, A Esposa do Soldado não é uma obra perfeita, mas é um romance interessante de se ler. Fiquei bastante curiosa para ler as continuações e mais obras da autora. Para quem ama romance de época, e quer fugir um pouco do clichê de tramas que se passam no Reino Unido, A Esposa do Soldado é uma excelente pedida.

Título: A Esposa do Soldado
Título original: The Horse Soldier
Série: Os Garrett's de Wyoming
Volume: 1
Autora: Merline Lovelace
Editora: Cherish Books Br
ISBN: B07NF83YPQ
Ano: 2019
Páginas: 332
*O e-book lido foi uma cortesia da editora Cherish Books Br
Compre: Amazon

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)