14.3.20

Resenha: De Volta Para Ela - Lauren Gallagher


A HISTÓRIA

Filho de um militar americano, Trevor já viveu em muitos lugares, o mais especial deles o Japão, onde conheceu seu melhor amigo Brad e viveu aventuras inimagináveis quando garoto. Agora adolescente e morando na Espanha, Trevor não entende porque Brad se afastou três anos antes, mas fica animado quando o amigo entra em contato e eles tentam recuperar o tempo perdido.

Brad está indo morar na Espanha também e Trevor fica feliz em poder revê-lo. Contudo, quem se apresenta a Trevor não é mais Brad e sim Shannon. Nos últimos anos, ela passou pela transição e finalmente está vivendo como a garota que sempre foi por dentro. Parte de Trevor se sente traído por Shannon não te lhe contado que era uma garota trans e, assim, o reencontro deles é horrível.

“Eu não sabia onde o futuro nos levaria. Tudo que eu sabia era que estávamos aqui agora. Nós tínhamos um ao outro e nos amávamos, e agora, isso era suficiente. Isso era real. Ele estava aqui. E eu não o soltaria novamente.”

Mas, logo Trevor percebe que agiu mal e se desculpa e, mesmo desconfiada, Shannon lhe dá uma segunda chance. Outra coisa que Trevor não sabe é que Shannon é apaixonada por ele há anos, mas acredita que algo romântico entre eles nunca irá acontecer. Trevor também nunca esperava ver Shannon como mais do que uma amiga, mas entre as belas paisagens espanholas novos sentimentos vão surgir.

A NARRATIVA

A autora tem uma boa e bem-humorada escrita e o vocabulário jovem é condizente com a idade dos narradores. A narrativa em primeira pessoa se alterna entre Trevor e Shannon, assim ajudando o leitor a compreender bem os pensamentos e sentimentos de cada um. 

Em alguns momentos a narrativa é descritiva demais, algo compreensível para uma história em que os personagens fazem bastante passeios turísticos. De fato, um dos pontos positivos de De Volta Para Ela é o belo cenário (Rota, município espanhol), que nos é descrito com profundidade.

A TRAMA

De Volta Para Ela parte de um clichê de romances para passar uma mensagem importante. A história de dois melhores amigos que se apaixonam é incrementada pelo fato de ambos serem filhos de militares e viverem no exterior e, claro, da heroína ser trans. 

Mesmo com uma temática delicada, o livro não perde o bom-humor e seu lado apaixonante. Contudo, De Volta Para Ela também não se torna superficial e mostra como é difícil a transição e a manutenção da autoestima e saúde mental para pessoas trans. O livro ainda deixa claro o quanto esse grupo ainda sofre bastante preconceito, como essas pessoas sentem dificuldades para serem aceitas, validadas, e para se adaptarem.

De Volta Para Ela é uma leitura bem representativa e educativa sobre transexualidade, mas não é um livro didático, obviamente, então para quem nunca leu absolutamente nada sobre o assunto, recomendo uma pesquisa básica antes para não se perder nas terminologias, por exemplo.

OS PERSONAGENS

Os protagonistas de De Volta Para Ela, como a trama, não são nada de inusitados, mas nos cativam. Dos personagens secundários, o único que possui personalidade mais completa é o pai de Trevor, que exerce um papel importante na trama. Mas, o restante, infelizmente, é mais um alívio cômico, como no caso dos amigos dos protagonistas, ou antagonistas que fazem a história se movimentar, como uma esposa de militar que destila bastante preconceito contra Shannon.

Trevor é um cara inteligente e gentil, e tão comum que chega ser um pouquinho entediante, na verdade. Senti que faltou ao personagens algo mais (uma paixão estranha, um sonho distante ou algo assim). Ele nos cativa, contudo, sendo maturo o suficiente para assumir seu erros quando trata Shannon mal e vendo-a como ela realmente é.

Shannon é bastante interessante, pois ser trans não é o detalhe mais importante sobre ela. Ela é uma aficionada por história e uma garota inteligente e corajosa, que com o suporte certo, conseguiu batalhar para ser quem é e para recuperar sua saúde mental. Eu a adorei logo de cara, por isso não é surpreendente que tenha se tornado minha personagem favorita da obra.


A EDIÇÃO

A tradução de A.J Ventura está excelente. Não encontrei erro ou qualquer trecho estranho no texto. Eu adorei a ilustração de tênis vermelhos no início de cada capítulo, assim como a capa do livro. Além da imagem, cores e fontes da capa serem bonitas, ela transmite um ar jovem e romântico que combina perfeitamente com a história.

VALE A PENA LER?

Eu já esperava gostar de De Volta Para Ela, mas a leitura foi mais deliciosa do que eu imaginava. Devorei o livro em um dia e fiquei com gostinho por mais. A narrativa em primeira pessoa jovem e leve nos permite mergulhar nos protagonistas, apesar de ser descritiva demais em alguns pontos. Os personagens, como a história, são o clássico clichê de amigos que se apaixonam. 

Contudo, com uma heroína trans, De Volta Para Ela se torna uma obra bastante representativa e educativa sem perder o bom-humor, a leveza e, claro, o romance. O livro ainda traz um cenário lindo (uma cidade na Espanha) e é a leitura perfeita para descansar a cabeça enquanto se conhece um pouco da realidade de outras pessoas. Eu gostei bastante de De Volta Para Ela e estou ansiosa para ler mais obras da autora.

QUOTES FAVORITOS

“Na hora, eu fiquei apavorado, talvez até meio bravo por ele ter jogado isso em mim, mas... não era sobre mim.”

“- (...) se o seu filho viesse até você e dissesse que precisava fazer a transição, que escolha você faria? Criar uma garota ou enterrar um garoto?”

Título: De Volta Para Ela
Autora: Lauren Gallagher
Editora: Cherish Books Br
ISBN: B0849JC9KX
Ano: 2020
Páginas: 272
*O e-book lido foi uma cortesia da Editora Cherish Books Br
Compre: Amazon

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)