17.2.20

Resenha: Uma Dama Perigosa - Elizabeth Bailey


A HISTÓRIA

Gerald é o major entediado de uma milícia do interior da Inglaterra. Por isso não resiste ir ele mesmo investigar uma alegação de invasão a uma mansão deserta. O que ele não esperava é descobrir que o lugar realmente foi invadido por uma misteriosa dama francesa.

A mulher, contudo, afirma que é totalmente inglesa apesar do seu sotaque, e confessa que suas roupas de freira são só um disfarce. Mas ela não está disposta a dizer mais do que isso e consegue escapar das garras de Gerald, que imagina que a maldita mansão tem uma passagem secreta que a permitiu ir e vir tão rapidamente.

Obcecado pela dama misteriosa, ele se joga em uma disputa de gato e rato com ela, que está em sua própria missão. Mas em sua busca pela verdade e pelos seus direitos de nascença, a corajosa mulher pode acabar vendo em Gerald um aliado... ou muito mais do que isso.

A NARRATIVA E A TRAMA

Elizabeth Bailey tem uma escrita com boas doses de diversão, mas se perde em alguns momentos com trechos confusos, diálogos longos e repetitivos. Ela também gasta tempo demais narrando o mundo interior dos personagens, o que compensa com cenas de ação e provocação entre eles.

Algo que me impressionou, contudo, foi a forma com que a autora elaborou as falas da heroína, não só transmitindo muita de sua personalidade forte, mas organizando suas palavras de forma que para o leitor fica claro de que aquela não era sua primeira língua. Quase conseguimos ouvir o sotaque francês dela quando lemos suas falas, o que é bem impressionante.

A história de Uma Dama Perigosa é interessante, mas pecou em seu começo. Entendi que a trama se baseia nos mistérios ao redor da identidade e missão da protagonista, mas a autora demorou demais a nos revelar o suficiente para nos manter entretidos na leitura. A primeira parte do livro é lenta, mas os acontecimentos rápidos e surpreendentes da segunda fazem tudo valer a pena. 

Com invasão de propriedade, perseguições, ameaças, prisões, lutas armadas e planos maléficos, Uma Dama Perigosa entrega uma história com bastante aventura e ação, assim se destacando de grande parte dos livros do gênero. Mas, já deixo de aviso que o romance em si do livro é completamente secundário e, apesar de bastante tensão sexual entre os mocinhos, o máximo que vemos na leitura são uns poucos beijos que eles trocam.


OS PERSONAGENS

As personalidades criadas por Elizabeth Bailey são divertidas e carismáticas. Os poucos personagens secundários cumprem bem seu papel na trama e servem também de alívio cômico. Gostei especialmente do melhor amigo de Gerald e a noiva dele. Eles são hilários e mereciam um livro só seu. Uma Dama Perigosa também traz um vilão digno de filmes que amamos odiar.

Quanto aos protagonistas, eu gostei da honestidade de Gerald e sua curiosidade insaciável. Foi interessante vê-lo assumir seu tédio com a pacta vida de nobre do interior e fazer de quase tudo para desvendar os mistérios da heroína, sem nunca desrespeitá-la. Enquanto Gerald é fofo, a mocinha (cujo nome não quero revelar para não estragar uma das surpresas da história), é inspiradora.

A autora conseguiu criar uma mulher empoderada, mas humana. A moça é muito forte e corajosa, não tem medo de usar armas e sua inteligência para conseguir o que é seu por direito, mas demonstra momentos de dúvida e medo e sabe pedir ajuda quando precisa. A perseverança dela é inspiradora e sua personalidade extrovertida é muito divertida. 

Como casal, os protagonistas têm bastante em comum, como o gosto pela aventura e nenhum medo de se jogar de cabeça em confusões. Eles são esquentados, engraçados e muito fofos juntos.

A EDIÇÃO

Com boa tradução, o texto de Uma Dama Perigosa não apresenta erros. A diagramação é simples, mas funciona perfeitamente na plataforma Kindle. Eu também gostei bastante da capa do e-book, o tom de verde usado é lindo e a imagem da mulher, em roupas de época e de costas, combina bem com o ar de mistério da obra.

VALE A PENA LER?

A sinopse de Uma Dama Perigosa não revela muito sobre a obra e, infelizmente, a primeira metade do livro é tão confusa quanto. Os encontros, perseguições, prisões, investigações e ameaças de morte que os protagonistas trocam promovem momentos divertidos, mas seus diálogos repetitivos e a demora em revelar as reais intenções da mocinha tornaram a leitura um arrastada.

A metade final do livro é mais interessante e segue com mais agilidade. Conforme alguns dos mistérios vão sendo revelados, nos vemos torcendo pelos protagonistas, especialmente a heroína, que é bastante forte, corajosa e inusitada. Todos os personagens da obra cumprem alguma papel e provocam muitas risadas com suas atitudes malucas. Apesar do romance em si ser secundário em Uma Dama Perigosa, a história é instigante e o final faz a leitura valer a pena.

QUOTES FAVORITOS

“Você está louco ou apaixonado. 
— O quê? — arfou Alderley em estado de choque. — Apaixonado? Eu? Não seja ridículo
“— Então você é louco — disse Roding, categoricamente, e de repente sorriu. — Mas eu sei disso há anos.”

Título: Uma Dama Perigosa
Autora: Elizabeth Bailey
Editora: Cherish Books Br
ISBN: B07SDF4PZY
Ano: 2019
Páginas: 264
Compre: Amazon
*O e-book lido foi uma cortesia da editora

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)