28.2.20

Resenha: Além do Oceano - Keira Andrews


A HISTÓRIA

Troy Tanner ama música, mas a vida de integrante da boy band mais famosa do mundo não é tão fácil quanto imaginam. Troy não decide nada sobre a carreira, nem mesmo sua própria aparência, e, apesar de ser grato por tudo o que conquistou através da banda, ele preferia estar fazendo outro tipo de música. Mas Troy guarda todos esses pensamentos para si, pois a verdadeira estrela do grupo é seu irmão mais novo, que ele jurou proteger por qualquer coisa desse mundo.

Assim, quando descobre que o irmão está usando drogas mais uma vez, assim como sua namorada, Troy toma medidas dramáticas: ele se demite, termina com a garota e abandona a banda no meio de uma turnê mundial. Antes que pudesse se arrepender, Troy aluga um avião particular para levá-lo de volta para casa.

Brian Sinclair uma fez foi um piloto celebrado, mas há anos acha inimaginável ser o capitão de uma aeronave. Depois de um acontecimento do qual ele prefere não se lembrar, Brian mudou para o outro lado do mundo e vive uma vida solitária. Sua única amiga, talvez, é Paula, sua companheira e capitã nos voos particulares que ele faz para se sustentar.

Diferente de Paula, Brian não fazia ideia de que o cliente da vez era uma estrela da música. Mas ele acaba conhecendo Troy melhor quando o avião deles cai em uma ilha deserta no Pacífico Sul e Paula não sobrevive. Não são só os desafios da nova realidade que ajudam Brian lidar com a morte da amiga, Troy também acaba se tornando essencial. Os jornais dizem que ele é um bad boy misterioso, mas, na verdade, é um jovem alegre e extrovertido. 

“Por que você precisa de um rótulo? Devemos ser capazes de sentir o que sentimos, sem fazer alguma declaração oficial. Você gosta desse cara e ele gosta de você. Fim. O resto do mundo pode se foder.”

A luta pela sobrevivência torna os dois amigos, mas conforme as chances de resgate vão ficando cada vez menores, Brian e Troy precisam encarar a possibilidade de passarem o resto da vida ali, juntos e isolados do resto do mundo. Após semanas, eles percebem que sua amizade está virando desejo e começam a questionar as suas noções de sexualidade. Mas, em um paraíso tropical como a ilha dos dois, tudo pode ser possível, inclusive o amor entre os dois homens.

A TRAMA

Assim que li a sinopse de Além do Oceano, fiquei imediatamente curiosa para ler a obra. Histórias de pessoas que acabam, seja por naufrágio ou queda de avião, presas em uma ilha deserta e se apaixonam já se tornaram um clichê tão grande que, nos últimos anos, parece ser evitado em livros ou filmes. E, definitivamente, Além do Oceano foi a primeira vez em que eu a vi a temática ser abordada com dois homens como casal protagonista.

Felizmente, Keira Andrews não desperdiça um pontapé tão interessante. A história, contudo, é lenta. Justamente pelos mocinhos terem que questionar sua sexualidade bastante antes de sequer imaginarem que podem ficar juntos, o romance de verdade demora para acontecer. Mesmo gostando desse desenvolvimento mais lento do relacionamento amoroso dos dois, eu acho que ele poderia ter sido mais resumido.

Já que o romance mesmo demora, Além do Oceano vai nos intrigando com a luta de Troy e Brian pela sobrevivência em uma ilha deserta. Eu gostei que a autora foi bem realista, dando algumas habilidades de sobrevivência para Brian, mas mostrando a dificuldade dos dois em se adaptar, em encontrar comida, abrigo e lidar com animais e insetos, afinal, quem é que saberia o que fazer em uma situação como essa? 

Keira Andrews também ganhou pontos por trabalhar o lado emocional, a saúde mental, dos personagens, mostrando suas dúvidas, medos e crises sobre a perspectiva de nunca serem resgatados. A história, no geral, foi muito bem conduzida e mistura bem drama, ação, suspense e romance. Além do Oceano, obviamente, também discute sobre masculinidade, amizade, desejo e sexualidade, mostrando que há uma complexidade muito maior na questão que rótulos simplistas, como hétero ou gay, simplesmente não conseguem compreender.


A NARRATIVA

A escrita de Andrews é boa, apesar que descritiva demais em alguns momentos. Com toques de bom-humor, a narrativa é em terceira pessoa, mas nos mostra alguns vislumbres do mundo interior dos personagens, que passam por bastante conflito interno, obviamente. Os diálogos rápidos e divertidos ajudam a tornar a narrativa cativante e, apesar da trama poder ter sido encurtada, a escrita da autora torna a leitura rápida e leve, tanto que eu devorei o livro em um dia.

OS PERSONAGENS

Os personagens de Além do Oceano cativam, apesar de serem bastante clichês. Como a base da trama é os protagonistas presos em uma ilha deserta, acaba que eles são muito mais desenvolvidos que os demais. Apesar de terem defeitos e traumas passados, os mocinhos tem tantas boas qualidades que soam perfeitos demais para serem reais.

Troy é um músico talentoso e uma pessoa gentil e leal. Ele faria qualquer coisa pela família, inclusive continuar infeliz em uma carreira diferente da que deseja. Já Brian se afastou de todos que ele conhecia, mas no momento em que caem na ilha, ele faz o possível e o impossível para proteger Troy e se mostra, apesar de carrancudo, um homem inteligente e protetor.

Como casal, eles se equilibram bem. Troy é sonhador e esperançoso, Brian é decidido e realista. Me incomodou, contudo, o fato de Brian ser 13 anos mais velho que Troy. Os dois são adultos, claro, mas prefiro quando os mocinhos são mais ou menos da mesma idade. Ambos passam por uma jornada difícil e incrível ao longo do livro, obviamente, além de sobreviverem em uma ilha isolada, ainda questionam sua sexualidade e enfrentam traumas do passado.

A EDIÇÃO

O e-book que li foi uma cortesia da editora. A diagramação é simples, mas a ilustração da praia e dos pés no início e fim de cada capítulo combinaram perfeitamente com a temática do livro. A tradução de A. J. Ventura estava excelente e não encontrei erro algum no texto. Eu gosto bastante da capa de Além do Oceano, dois homens em uma praia paradisíaca com pássaros ao fundo é o envelope perfeito para essa história. 

VALE A PENA LER?

Além do Oceano poderia ser mais curto e seus personagens não surpreendem, mas foi uma leitura tão gostosa e empolgante quanto eu esperava. A história de dois homens héteros que acabam isolados em uma ilha e veem desejos antes inimagináveis surgirem é envolvente e engraçada, e ainda conta com boas pitadas de drama e ação por causa da luta de ambos pela sobrevivência. O romance LGBTQ+ ainda, obviamente, questiona bastante as nossas noções de sexualidade, desejo e até de masculinidade. Eu gostei bastante da leitura e fiquei curiosa para ler mais obras da autora.

QUOTES FAVORITOS

“Homem ou mulher, não importava — era sobre confiar em Brian com cada parte dele. Era sobre ser livre para finalmente ser ele mesmo.”

“Acho que a vida é assim. Todos esses caminhos não percorridos, que nem conhecemos. Tudo por causa do acaso. Ou do destino, se você acredita nesse tipo de coisa.”

“— (...) Quando caímos, comecei a viver novamente. Antes disso, eu era um sonâmbulo. Você me acordou, Troy. Eu não quero voltar a dormir. 
— Eu também.”


Título: Além do Oceano
Título original: Beyond the Sea
Autora: Keira Andrews
Tradutor: A. J. Ventura
Editora: Cherish Books
ISBN: B07TLCVGKV
Ano: 2019
Páginas: 347
Compre: Amazon

Comente com o Facebook:

1 comentários:

  1. AWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWW!!!!!

    Não acredito! FINALMENTE mais um romance MM/Gay para nós, fãs brasileiras do estilo!!!

    Para uma leitora ávida e voraz por romances gays masculinos há quase 10 anos, e cujos livros são 95% em inglês, descobrir que MAIS UM TÍTULO em português foi lançado (ainda que em e-book) é algo raríssimo!! Céus, amei!!! Vou comprar sim - Amazon, aí vou eu \o/\o/

    Que TODOS os deuses continuem abençoado a Cherish Books - e que as demais leitoras fãs deste estilo de escrita DESCUBRAM a existência desse livro e COMECEM A COMPRÁ-LO como o pãozinho das 17h, para que a editora CONTINUE a trazer mais e mais romances MM/Gays, para a nossa alegria! YES!!

    E a Keira Andrews é uma das minhas autoras preferidas - sim, já li outros livros dela, em inglês, como eu disse^^ - uma ótima escolha para iniciarmos nossas coleções de romances MM/Gay traduzidos para português \o/\o/

    Muito, muito obrigada pela resenha do livro Além do Oceano, da Keira Andrews, Ana! Uma ótima resenha, bem analisada e honesta! Você é um amor!!!

    Super abraços de panda,
    E agora me vou para a Amazon, para comprar o e-book (mas com esperança de ele venha a ser físico, um dia ^~).

    Illy
    Illyana HimuraWakai
    (illyana.himura@gmail.com)



    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)