28.12.19

Resenha: Mulheres Não São Chatas, Mulheres Estão Exaustas - Ruth Manus


A AUTORA E O LIVRO

Ruth Manus nasceu em São Paulo, mas vive em Lisboa com o marido e a enteada desde 2014. Advogada e professora de Direito, firmou-se como cronista e escritora (sendo sua coluna no Estadão uma das mais populares do jornal), sem deixar de lado a carreira jurídica. É autora de Pega lá uma chave de fenda e outras divagações sobre o amor (2015), Um dia ainda vamos rir de tudo isso (2018), Modéstia à parte – Coisas que o mundo inteiro deveria aprender com Portugal (2018) e Coisas que ninguém conta a um estudante de Direito (2019).

Lançado em Novembro de 2019, Mulheres Não São Chatas, Mulheres Estão Exaustas foi inspirado em um texto da autora publicado em 2017 no Observador, veículo de notícias português. O título do livro é bem autoexplicativo: as mulheres estão especialmente cansadas. Entre carreira, família, hobbies e luta por direitos, estamos exaustas de tentar fazer tudo com um sorriso no rosto e maquiagem perfeita. Não precisa ser uma estudiosa de gênero para saber que a nossa sociedade ainda é machista e cobra muito das mulheres, ao mesmo tempo em que lhe dá muito pouco, mas esse livro nos mostra que o buraco pode ser mais embaixo ainda.

“Este livro definitivamente não é um manual. Muito pelo contrário. Isto aqui, na realidade, são páginas e páginas de desabafos, reflexões e angústias.” pág. 57

Diferença salarial; discriminação no trabalho e nos relacionamentos; responsabilidades familiares; maternidade; a busca (impossível) pela aparência perfeita; lugar de fala e dificuldades em ser ouvida são alguns dos temas abordados nos capítulos curtos desse livro. Manus ainda fala da culpa que carregamos diariamente, sobre como precisamos tomar responsabilidade de tudo enquanto homens são sempre tratados como “garotos” e ainda como devemos começar a apoiar as outras mulheres em vez de julgá-las.


Com uma linguagem fácil e estilo leve e bem-humorado, Manus aborda as muitas questões das mulheres no nosso tempo, sem ser militante demais, mas também sem ser superficial. Durante a leitura de Mulheres Não São Chatas, Mulheres Estão Exaustas, nos identificamos com cada um dos desabafos e reflexões da autora. O livro nos faz perceber um pouco melhor as macro e micro opressões diárias a qual estamos submetidas e pensar como poderíamos lutar para acabar com elas.

VALE A PENA LER?

Assim que terminei Mulheres Não São Chatas, Mulheres Estão Exaustas, fiquei com vontade de comprar uma cópia para todas as mulheres na minha vida! O livro é tão bom para quem já levanta a bandeira da igualdade de gênero há muito tempo, assim como para quem acabou de descobrir o que é feminismo. Mais que isso, é uma obra que nos faz refletir sobre nosso lugar na sociedade, sem esquecer que somos cada uma de um jeito e com uma história de vida diferente.

“Quero ser a mulher que faz uma coisa legal para outra mulher sem que haja nenhuma razão específica para isso, sem querer qualquer contrapartida.” pág. 59

Mulheres Não São Chatas, Mulheres Estão Exaustas também nos convida a agir. O livro é uma inspiração para repensarmos nossa vida e lutar por melhorias não para nós somente, mas para e COM todas as outras mulheres. É uma obra necessária também para homens, já que os ajudaria a compreender melhor como é difícil a missão de ser mulher hoje em dia e como não temos muitos dos privilégios atribuídos a eles. Uma leitura rápida e fácil, Mulheres Não São Chatas, Mulheres Estão Exaustas se tornou uma das minhas obras favoritas do ano e da vida.


A EDIÇÃO

A editora Sextante fez um bom trabalho com a obra. A diagramação é simples, mas gostei que as diferentes partes do livro são marcadas por páginas pretas e poesias incríveis de mulheres. O tipo e tamanho da fonte usada é bom e, como sempre, fico feliz que as páginas sejam cor de creme em vez de brancas. Eu amei a capa minimalista de Mulheres Não São Chatas, Mulheres Estão Exaustas. O tom de roxo forte é bonito e chamativo, mas a ilustração de o que entendemos ser uma mulher revirando os olhos combina perfeitamente com o título, tema e abordagem bem-humorada da obra.

QUOTES FAVORITOS

“Tenho mesmo muito medo de pessoas que não prestaram atenção nas aulas de história. Pessoas que não entendem que toda mudança social que houve ao longo dos anos foi fruto de muita luta. E, como sabemos (ou deveríamos saber), todos os direitos das mulheres só foram conquistados porque havia mulheres batalhando na linha de frente.” pág. 39

“Está na hora de começarmos a dar suporte umas às outras, porque há muitos séculos os homens estão apoiando uns aos outros sem pestanejar.” pág. 42

“Cada um dos nossos silêncios tem um custo para todas as mulheres, não somente para nós.” pág. 171



Título: Mulheres Não São Chatas, Mulheres Estão Exaustas
Subtítulo: Direitos, trabalho, família e outras inquietações da mulher do século XXI
Autora: Ruth Manus
Editora: Sextante
ISBN: 9788543108643
Ano: 2019
Páginas: 192
Compre: Amazon

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)