27.12.19

Os 7 melhores livros de romance de 2019


2019 foi um ano cheio de emoções e surpresas, momentos bons e ruins. E com a década de 10 terminando também, essa é uma época perfeita para retrospectivas. É sempre bom olhar para o passado e repensar o que não foi tão bacana, mas é melhor ainda trazermos de novo o que de melhor nos aconteceu. 

Por isso, como é tradição aqui no blog, esse post inicia a nossa retrospectiva literária do ano! Eu li bem menos em 2019, tanto por questão de tempo quanto por causa de longas ressacas literárias. Mas acabou que, apesar do meu ritmo mais lento, escolhi boas leituras esse ano e tentei sair um pouco da minha zona de conforto. Por isso, as indicações de hoje até que estão bem diversas, mas igualmente imperdíveis. Sem mais delongas, conheçam os meus livros de romance favorito de 2019:

Leia também:
Os 10 melhores livros de romance de 2018
Os melhores livros de 2019 até agora - Tag dos 50%
5 romances de época incríveis que a Arqueiro vai lançar em 2019

Melhor romance nacional: O Reino de Zália

O Reino de Zália é para a geração de hoje o que O Diário da Princesa foi para mim na minha adolescência. A história da jovem princesa que assume o trono após a morte do irmão mais velho é fofa e divertida, com muito drama e romance adolescente, mas faz boas alusões a situação política do nosso país e e como ele necessita de uma mudança em sua história de corrupção e favorecimento das classes mais altas. 

Essa é uma leitura que incentiva os jovens a se envolverem mais com questões sociais e políticas, mas que agrada leitores de qualquer idade. Nem preciso dizer que amei essa minha primeira experiência com a escrita da Luly Trigo e espero devorar mais obras da autora ano que vem!

- Leia a resenha completa de O Reino de Zália


Melhor romance jovem-adulto (e LGBT+): Um Milhão de Finais Felizes

Mais um nacional na lista! Eu estou postando as resenhas aqui do blog mais espaçadas, tanto que a desse livro nem saiu ainda. Contudo, eu não poderia escolher outra obra como o meu YA favorito do ano. A obra de Vitor Martins conta a história de Jonas, um barista que sonha em ser escritor e, um dia, é inspirado por um belo cliente de barba ruiva a escrever sobre piratas gays e amor proibido. Mas, é quando realmente conhece o garoto ruivo, Arthur, que Jonas pela primeira vez desafia sua criação e família religiosa para viver quem é de verdade.

Mais do que um romance fofo, Um Milhão de Finais Felizes é uma história linda sobre aceitação, amizade e família (e piratas gays!). Com uma narrativa leve e divertida, a obra nos mostra a importância de vivermos como quem somos de verdade e com quem nos aceita de verdade. Um Milhão de Finais Felizes ainda nos presenteia com personagens incríveis e representativos, que nos fazem gargalhar com seus diálogos e experiências ao mesmo tempo absurdas, dignas de série da Netflix, mas identificáveis. Recheado com referências jovens e do mundo pop, impossível não se apaixonar por esse young adult! Sem dúvida o romance jovem adulto e LGBT+ favorito de 2019!


Melhor romance adulto (contemporâneo): The Bride Test

Eu poderia passar uns bons dias falando sobre como The Bride Test, de Helen Hoang, é incrível. Para resumir, o livro é uma comédia romântica que parte de um clichê delicioso (casamentos arranjados) para se tornar um romance arrebatador sobre se redescobrir e se deixar ser amado. Com um homem autista e uma mulher imigrante como protagonistas, a obra nos ensina que está tudo bem ser diferente e que você não precisa se encaixar para conquistar seus sonhos e ser feliz. 

Com casamentos, funerais, passeios de moto, buscas por pais perdidos, idas ao hospital e muito mais, The Bride Test é um romance hilário, que nos faz rir do início ao fim, mas também torcer pelos personagens e até quase chorar de emoção. Enfim, a leitura foi melhor do que eu imaginava e não posso recomendá-la o suficiente para todos. Uma pena que o livro ainda não foi lançado no Brasil...

- Leia a resenha completa de The Bride Test


Melhor romance de época: Um Estranho Irresistível

Essa é a categoria mais difícil de todas, já que vocês sabem que eu amo quase todos os romances de época que caem na minha mão. Mas acho que o livro que mais me marcou do gênero foi Um Estranho Irresistível. Como The Bride Test, essa também é uma história de amor apaixonante que fala sobre como está tudo bem em ser diferente e que todo mundo merece ser amado.

O livro de Lisa Kleypas tem tudo o que se pode querer de um romance de época: uma mocinha forte e a frente de seu tempo (uma médica!), um mocinho gentil e misterioso, muita ação e mistério com emergências médicas e espionagem, além, claro, de muito romance com direito a encontros secretos e beijos apaixonados. Um Estranho Irresistível superou minhas expectativas com uma trama única e viciante, além de um casal realista e apaixonante, que cria uma história de amor baseada na igualdade e no respeito.

- Leia a resenha completa de Um Estranho Irresistível


Nova série de romance favorita: Trilogia das Almas

A Trilogia das Almas, de Deborah Harkness conta a história do amor proibido entre uma bruxa e um vampiro, que juntos tentarão descobrir a origem das criaturas mágicas (vampiros, bruxas e demônios) e salvá-las da Congregação, uma organização tirânica, e uma vida nas sombras. Os livros deram origem a série de TV britânica A Discovery of Witches, do canal Sky One, que conta com Teresa Palmer e Matthew Goode como casal protagonista.

Eu vi a série de TV com baixas expectativas, mas acabei me apaixonando pela história e correndo para ler os livros (que são difíceis de achar e tive sorte de encontrar na biblioteca da minha universidade). Apesar de que a leitura do último volume, O Livro da Vida, está sendo um pouco arrastada, eu amo muito a saga. A Trilogia das Almas é uma excelente mistura de romance, ação e suspense. A autora criou um mundo fantástico de criaturas mágicas e nos envolve do início ao fim com uma trama de amor proibido, lealdade, família, viagem no tempo e um manuscrito mágico desaparecido.

Conheça a série:

Melhor continuação de romance: Como Encantar Um Canalha

A resenha do livro de Suzanne Enoch ainda não saiu, mas esse segundo volume da série Lições de Amor é incrível. Como Encantar Um Canalha é protagonizado pelo marquês de St. Aubyn, um canalha famoso, e Evelyn, uma moça tímida e de bom coração que vai ensiná-lo uma bela lição.

Como Encantar Um Canalha é basicamente uma comédia romântica absurda, na qual você sabe que nada daquilo teria acontecido na vida real, mas mesmo assim se apaixona pela história. Com protagonistas opostos empenhados em um jogo de sedução, a leitura, além de sensual, é muito divertida e rápida. Esse é um romance de época bem único e surpreendente.


Romance com a capa mais bonita: O Destino das Terras Altas

Como não se apaixonar pela capa da obra de Hannah Howell? A moça em vestido de época em meio a uma paisagem verde combina perfeitamente com um romance de época que tem como cenário as belas e verdes terras altas da Escócia. A capa de O Destino das Terras Altas ainda conta com uma fonte e ilustrações delicadas e muito fofas.



E esses foram os 7 melhores livros de romance que eu li em 2019! Agora me contem: já leram alguma das obras citadas? Ou ficaram com vontade de ler alguma das minhas recomendações? E quais histórias de amor que marcaram suas leituras esse ano? Não deixem de comentar aí embaixo com dicas dos seus livros favoritos de 2019!

Comente com o Facebook:

1 comentários:

  1. Oi, Ana! Adorei suas categorias escolhidas e os livros citados. Infelizmente só li o da Lisa e adorei, mas ainda tenho outros preferidos dessa série que não esse. Quero muito ler a continuação da série da Suzanna, só tô esperando a oportunidade!
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)