12.9.19

Resenha: Romancista Como Vocação - Haruki Murakami


O AUTOR E A OBRA

O japonês Haruki Murakami só começou a escrever com 29 anos. Seu primeiro romance, Ouça a Canção do Vento, foi concebido em 1979, mas só em 1987, com Norwegian Wood, que ele se tornou conhecido em seu país de origem. Daí para frente, Murakami se tornou um bestseller no Japão, e suas obras foram exportadas para a Europa e os Estados Unidos, lhe dando fama internacional e vários prêmios importantes. O fato dele ser recluso, quase sempre recusar entrevistas e encontros com fãs, ajudou a criar uma aura de mistério ao seu redor que, em parte, ele tenta desconstruir nesse livro. 

Escritor de contos, ensaios e reportagens também, Murakami é mais conhecido por seus romances de linguagem clara e fluida. No próprio Romancista Por Vocação ele conta que foi muito elogiado e até considerado revolucionários por uns, mas igualmente criticado por outros, que contestavam a qualidade de suas obras. Romancista Por Vocação foi publicado em 2015, quando Murakami já estava com 66 anos, sendo escritor por mais de 30. Considerando sua enorme bagagem no assunto, o autor reflete sobre sua profissão nessa obra curta, de apenas 168 páginas.

Ao longo de 11 capítulos, Murakami conta alguns pedaços de sua história pessoal e profissional, trazendo também suas reflexões sobre originalidade, o que é ser um romancista , sobre como começar e o quê escrever, como criar personagens e para quem escrever. Ele também aborda como a educação e viver no exterior influenciou seu trabalho, a importância do exercício físico para um escritor profissional, e até mesmo qual o impacto de ter sido indicado a e ganhado prêmios literários, e qual o papel dos mesmos para a sociedade e a literatura.


VALE A PENA A LEITURA?

Acho que como a maioria das pessoas que gosta de literatura e de escrever, tenho uma sede insaciável por saber sobre o processo de escrita de outras pessoas, especialmente autores famosos. E justamente por isso fiquei curiosa para ler Romancista Como Vocação. Eu já tinha escutado falar bastante sobre Haruki Murakami e imaginei que seria uma boa maneira conhecê-lo não por suas obras mais famosas, mas sim pelo livro em que ele reflete sobre sua profissão.

E eu não me arrependi. Se você busca um manual de escrita, Romancista Como Vocação não é a melhor escolha. O autor dá algumas dicas e relata bastante sobre como ele escreve, mas não de uma forma didática, deixando claro sua opinião de que é a maneira como ele faz não é necessariamente o jeito correto de se fazer. Além disso, Murakami não se aprofunda em técnicas ou métodos, afinal, como ele mesmo conta, ele nunca estudou formalmente sobre o assunto e sim foi descobrindo como ser um romancista conforme escrevia seus livros.

Para quem busca uma reflexão ampla, mas fácil de ler, sobre o mundo contemporâneo da literatura e da escrita, Romancista Como Vocação vale muito a pena, assim como para quem quer conhecer melhor a vida e história pessoal de Murakami. O autor é bastante honesto nesse livro, tanto que muitas vezes se desculpa por sua opinião, pois sabe que ela pode ser controversa ou não necessariamente correta. Contudo, eu me vi concordando com muito do que o autor dizia, por exemplo, como os prêmios literários não necessariamente são sinônimo da qualidade de um autor; como a educação atual, focada em números e resultados, não incentiva a criatividade das crianças; ou como só o tempo dirá se uma obra realmente é boa, se é revolucionária ou não.

Rápido e afiado, Romancista Como Vocação é uma leitura muito interessante. Confesso que demorei a me acostumar um pouco com o estilo de escrita do autor e o achei repetitivo em alguns pontos. Contudo, Murakami realmente escreve de forma clara, com uma simplicidade que passa a impressão de que ele está falando diretamente com quem está lendo, em uma mesa de bar, em vez de através de um livro. Assim, é fácil mergulhar na leitura e se conectar com o autor. Eu gostei bastante de Romancista Como Vocação, o livro é uma grande inspiração para quem gosta de escrever, e agora estou ansiosa para ler as obras de ficção de Murakami.


Título: Romancista Como Vocação
Título original: 職業としての小説家 [Shokugyō to shite no shōsetsuka]
Autor: Haruki Murakami
Editora: Alfaguara
ISBN: 9788556520388
Ano: 2017
Páginas: 168
Compre: Amazon

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)