1.9.19

Livros, músicas, filmes e séries favoritas de Agosto


O mês eterno do ano acabou e, preciso dizer, Agosto até que passou bem rápido para mim. Com as voltas às aulas, os dias simplesmente voaram e eu só quero saber quando as férias começam de novo. Eu li obras bem bacanas esse mês e vi muita coisa boa, mas não tive muito tempo para postar aqui no blog. Confesso que terminei o mês exausta e um pouquinho triste que não pude ir na Bienal do Rio desse ano. Então, se você também está só acompanhando as notícias da Bienal de longe como eu, vamos sacudir a invejinha de quem está lá falando sobre os nossos favoritos de Agosto? Tenho algumas indicações bem bacanas no clássico resuminho do mês aqui do blog!

Leitura atual:

Eu dei a louca em Agosto e achei que ler três livros ao mesmo tempo era uma boa ideia. No favoritos de Abril, comentei o quão apaixonada eu estava pela série de TV A Discovery of Witches, então enquanto a próxima temporada não chega, resolvi ler os livros da Deborah Harkness que deram origem ao show. Eu estou nas últimas páginas de A Descoberta das Bruxas e, apesar de algumas partes das 600 e tantas páginas da obra serem bem arrastadas, eu amei conhecer a versão literária dos personagens e quero devorar o restante da trilogia agora em Setembro.

Com o novo filme de Mulherzinhas (Little Women) chegando em dezembro desse ano, resolvi ler o clássico americano que deu origem a adaptação. Contudo, com a correria do dia a dia, eu só tinha lido os seis primeiros capítulos antes que devolver o livro para a biblioteca - estou lendo uma edição mais antiga cuja capa não achei na internet, por isso usei essa aí de cima só para ilustrar ;) Contudo, pretendo devorar a obra assim que ela ficar disponível novamente, já que pelo pouco que li já me apaixonei pelas protagonistas jovens e sonhadoras.

E para dar uma balanceada (se é que existe algum equilíbrio em ler três obras ao mesmo tempo), estou lendo também Para Ler Como Um Escritor. Faz tempo que quero devorar mais obras de não ficção, e achei que era uma boa ideia começar por um tema que adoro: escrita. A leitura de Para Ler Como Um Escritor é bem lenta, já que os capítulos são longos e cheios de referências a obras famosas da literatura. Contudo, o livro mistura bem dicas de escrita e reflexões sobre a arte de escrever, por isso estou curtindo bastante.

Livros lidos em Agosto:
 Compre os livros: O Reino de Zália - Um Casamento Conveniente

Eu comecei Agosto devorando O Reino de Zália e não me decepcionei. O livro mistura bem drama e romance com pitadas de ação, entregando uma história jovem e poderosa sobre uma princesa que só quer fazer a diferença pelo seu país. O Reino de Zália é quase uma versão mais atual e nacional de O Diário da Princesa, só que é uma obra única e muito fofa. 

Em seguida, eu li Um Casamento Conveniente, um romance de época perfeito para descansar a cabeça. A trama do livro não é nada inovadora e os personagens não são marcantes, mas a leitura é bastante divertida e sensual, e só por isso vale a pena.


Como comentei, estou tentando ler mais não ficção e por isso finalmente li uma obra que estava há séculos na minha listinha de leitura. A Mágica da Arrumação não mudou a minha vida nem nada (como a própria sinopse do livro promete), mas foi uma obra interessante e que me fez refletir bastante sobre consumo e materialismo. O livro é uma boa indicação para quem quer dicas de organização da casa ou quer se inspirar para desapegar de objetos que não gosta ou precisa mais.

Outra obra de não ficção que li foi Romancista Como Vocação, que estava na minha listinha de desejados desde que fiz o post 10 livros sobre escrita de autores famosos. Eu nunca havia lido nada do Haruki Murakami, mas amei conhecê-lo nessa obra em que, ao refletir sobre o ofício de romancista, ele conta também um pouco sua história como escritor e dá dicas para quem ser seguir seus passos. O livro é mais reflexivo que prático, mas é tão curtinho que vale muito a pena ler como inspiração para finalmente começar a colocar suas ideias no papel.

Músicas favoritas do mês:

Essa veio direto do baú, mas é uma daquelas músicas atemporais que todo mundo ama. Impossível não querer dançar e cantar com o ritmo gostoso de Dog Days Are Over, do grupo inglês Florence + The Machine. O clipe é estranho e um pouquinho brega? É sim, afinal faz quase dez anos que foi lançado. Mas a música é simplesmente muito cativante e Florence Welch tem uma das vozes mais bonitas que eu já ouvi. Sem falar que a letra é fácil de cantar, eu gosto bastante de como Dog Days Are Over fala sobre esperança, sobre como os dias ruins acabaram...


A Lizzo já está fazendo sucesso há algum tempinho, mas só recentemente comecei a escutar as músicas da artista norte-americana e estou simplesmente viciada. Ela sempre passa mensagens de empoderamento feminino, autoaceitação e positividade corporal. Estou especialmente apaixonada por Fitness, uma música animada perfeita para se exercitar, justamente porque fala sobre como a atividade física é uma coisa para todo mundo e para todos os tipos de corpo. A canção ainda é um lembrete de como é melhor ainda quando nos exercitamos para nos sentir bem e não para agradar os outros. Fitness é simplesmente um hino!

Filmes assistidos em Agosto:

Só quando eu cheguei no final de Armações do Amor que percebi que já tinha visto esse filme antes. Contudo, como sou apaixonada por comédias românticas, acabou que foi uma experiência muito boa rever esse longa de 2006. Na história, os pais de um solteirão convicto contratam uma bela mulher para fazer com ele finalmente saia de casa. Contudo, obviamente, eles acabam se apaixonando de verdade no meio do caminho e as coisas ficam complicadas.

É engraçado ver o quanto a tecnologia avançou desde o lançamento de Armações do Amor, assim como a nossa tolerância para sexismo em filmes do gênero. Por exemplo, me incomodou um pouco o quanto a protagonista feminina e sua amiga são personagens bastante rasas e, no caso da amiga, toda a história do conflito dela com um passarinho que não sai da sua janela foi criado apenas para, mais tarde, uni-la a um dos amigos do protagonista. Contudo, em geral, até que Armações do Amor resistiu bem ao teste do tempo. Mesmo bastante clichê e previsível, essa é uma comédia bem divertida e despretensiosa, cujo romance cativa o espectador e o deixa torcendo pelo final feliz. E caso você também queria resgatar essa relíquia cinematográfica, Armações do Amor está disponível na Netflix.

Séries favoritas do mês:

Queer Eye não é novidade para ninguém, mas eu só descobri o reality show da Netflix por acaso em Agosto e obviamente fiquei completamente viciada. Em cada episódio, os apresentadores do programa, cinco homens gays especialistas em comida, design, moda, cuidados pessoais e cultura, "invadem" a vida de um participante, especial homens héteros, para renovar a casa, guarda-roupa e muitas vezes as opiniões dos mesmos. Contudo, mais do que um show de makeover, Queer Eye traz a história emocionante de pessoas que não se encaixam e apela para a empatia e aceitação das diferenças. A maioria dos episódios me fez derramar algumas lágrimas, mas assim como dar boas risadas. Todo mundo simplesmente precisa ver esse show!


You're The Worst é a série de comédia romântica que eu não sabia, mas que precisa ver. A quinta e última temporada foi exibida esse ano, mas eu vi todos os 62 episódios em Agosto e a maratona valeu a pena. Diferente de outras tramas, o casal de You're The Worst não é nem um pouco perfeito um para o outro: ela é uma publicitária irresponsável e festeira, ele um escritor falido e alcoólatra. A única semelhança que esse casal tem é seu egoísmo e arrogância, mas mesmo assim, após uma festa de casamento, eles passam uma noitada juntos e resolvem continuar o seu "não relacionamento" até que um deles decida cair fora.

A primeira vista, You're The Worst é só a história de duas pessoas desajustadas com medo de compromisso, mas acaba sendo muito mais que isso. A história, regada com abuso de álcool e drogas e situações absurdas, mas ao mesmo tempo reais, fala bastante sobre traumas e saúde mental. O show traz uma visão realista do amor entre duas pessoas cheias de cicatrizes, mostrando todas as suas complicações e problemáticas. Tudo isso de forma hilária, já que não é possível não gargalhar com a forma desleixada e rude dos protagonistas, assim como seus melhores amigos - uma dona de casa frustrada e um herói de guerra com Transtorno de Estresse Pós-Traumático - desmiolados e intrometidos.

You're The Worst é, honestamente, uma das melhores comédias românticas que já vi, já que consegue ser realista e abordar temáticas sérias e atuais sem perder o bom-humor. Eu me cativei muito com a história e os personagens, que amadurecem muito durante todos os altos e baixos pelos quais os acompanhamos. Garanto que essa história de amor não convencional tem um final surpreendente, mas perfeito e merece ser assistida.

Postagens do mês:
Resenhas de livros

Listas e dicas sobre livros

Lançamentos



Mas agora quero ouvir de vocês. O que acharam das indicações? E quais foram suas leituras, músicas e séries favoritas de Agosto? Não deixem de comentar!

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Oi Ana, eu li A descoberta das Bruxas, lembro que na época amei, mas depois fiquei esperando a continuação, mas quando saiu eu deixei de lado, embora tenha todos os livros, eu ainda não li os outros livros.
    Quero muito ler Um casamento conveniente.
    Das séries, só assisti You are the worst e não curti muitos as temporadas finais!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Agora que voltei a esse mundo de blogs, vou voltar a acompanhar melhor seu conteúdo. "Florence and The machine" é um dos meus grupos favoritos e Dog days are over é aquela música para dançar como maluca pela casa.
    Beijos,
    Ana.
    www.umlivroenadamais.com.br

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)