18.7.19

Resenha: Uma Dama Fora dos Padrões - Julia Quinn


A HISTÓRIA

Os Bridgertons e os Rokesbys são famílias vizinhas e amigas há décadas. Tanto que a garota mais velha dos Bridgertons, Billie, cresceu correndo por aí com Edward, Andrew e Mary Rokesby. Os quatro são tão próximos que, inclusive, todos esperam que Billie acabe se casando com Edward ou Andrew. Uma mulher bem fora dos padrões, que gosta de cavalgar usando calças e administra a propriedade da família, Billie acha que só alguém que a conhecesse bem, como os homens Rokesby, poderia acabar a pedindo em casamento.

Mas é preciso deixar bem claro que não é qualquer Rokesby. Billie preferia morrer solteira do que sequer se imaginar casando com George Rokesby, o herdeiro da família. Alguns anos mais velho que Billie e seus irmãos, George cresceu isolado e foi treinado rigidamente para se tornar um conde. O que o tornou um serzinho arrogante e insuportável, ou pelo menos é o que Billie acha. Todo mundo sabe que eles se odeiam e mal conseguem ficar na mesma sala sem querer pular no pescoço um do outro.

Por isso é muito surpreendente que, um dia, eles acabem presos em um telhado juntos. Billie, ao tentar salvar um gato de uma árvore, acabou caindo e machucando seu tornozelo. E quando George tenta salvá-la, as coisas não dão certo e eles se veem presos e sozinhos por algumas horas. E é quando tudo muda. Apesar de sempre ter a achado uma coisinha irresponsável e irritante, George começa a notar que Billie é muito mais bonita e agradável do que ele achava. 

Por sua vez, Billie percebe que há muito mais em George do que ele deixa transparecer e que ele tem certo charme. Assim, nos dias que se seguem, eles se veem inevitavelmente atraídos pela presença um do outro. Mas será que anos de inimizade poderão desaparecer em um piscar de olhos? Dizem que o amor faz uma pessoa cometer loucuras, e Billie e George estão prestes a descobrir exatamente como.

A SÉRIE

Uma Dama Fora dos Padrões é o primeiro dos quatro volumes da série Os Rokesbys da Julia Quinn, que mais uma vez traz uma família aristocrática fora dos padrões que promete encantar os leitores. Os Rokesbys são vizinhos e amigos íntimos dos Bridgertons, mas não os que conhecemos em obras anteriores. Situada no final dos anos de 1700, no primeiro livro da saga o patriarca da linhagem Bridgerton que conhecemos está na escola ainda. Mas, duas mulheres da família se tornaram protagonistas nas aventuras dos Rokesbys.

No livro 1, Uma Dama Fora dos Padrões, Billie Bridgerton jamais imaginava, mas acaba se apaixonando pelo herdeiro Rokesby, o visconde George. O livro 2, Um Marido de Faz de Conta, se passa nos Estados Unidos e traz o casamento de mentirinha de Edward Rokesby e Cecilia Harcourt que acaba se transformando em um amor muito real. No livro 3, Um Cavalheiro a Bordo, Poppy Bridgerton é uma mulher curiosa que acaba capturada por contrabandistas e seduzida pelo capitão do navio pirata, Andrew Rokesby. O livro 4 ainda não foi lançado, tanto que ainda não há informações sobre o título e a sinopse da obra.

Conheça mais volumes da série:
A LEITURA: TRAMA, NARRATIVA E ROMANCE

Uma Dama Fora dos Padrões estava parado na minha estante há alguns meses e, confesso, só fiquei com vontade de ler a obra após devorar e amar o segundo livro da saga, Um Marido de Faz de Conta. Mas, apesar dos meus receios desse primeiro volume ser muito clichê, acabei curtindo bastante a leitura. Apesar de que, em comparação, Um Marido de Faz de Conta foi muito mais criativo e emocionante.

A trama de Uma Dama Fora dos Padrões, infelizmente, não é muito surpreendente. Há alguns momentos inusitados, como o casal protagonista preso em um telhado, ou mesmo George se envolvendo em assuntos misteriosos do governo. Mas, em geral, senti que a obra foi escrita para fãs dos Bridgertons, trazendo um casal com o mesmo tipo de dinâmica (do ódio ao amor), assim como as recepções no campo e jantares cheios de conversas afiadas e até mesmo o já clássico e competitivo jogo de croquet, já visto em muitos outros livros da autora. O que não é necessariamente ruim, mas que pode soar meio entediante para que, como eu, já leu todos os outros nove volumes da saga dos Bridgertons.

Apesar da história em si não se destacar, a narrativa de Quinn é, como sempre, muito boa e cativante. Com poucas descrições e uma escrita ágil e divertida, Uma Dama Fora dos Padrões nos prende a leitura que, por causa de sua simplicidade, pode ser feita em apenas algumas horas. Eu comecei e terminei o livro no mesmo dia, que é uma pedida certa para uma tarde sem compromissos. 

Outro grande atrativo de Uma Dama Fora dos Padrões é seu casal, que apesar de clichê, também é cativante e provoca muitas risadas. Eu gostei de que, apesar do óbvio final feliz, o romance de George e Billie demora a se concretizar, já que os mocinhos lutam bastante contra seus sentimentos. Então, para quem gosta de muitas cenas de paixão, aviso que elas começam só mais para o final do livro, o que achei interessante e que foge um pouco do padrão de demais obras da autora.


OS PERSONAGENS

Os personagens de Uma Dama Fora dos Padrões também não surpreendem, mas cativam. Como todas as personalidades de Quinn, eles são inteligentes, sempre cheios de sarcasmo e excentricidades, e rapidamente conquistam nosso coração. Dos secundários de Uma Dama Fora dos Padrões, adorei Georgiana, a irmã mais nova de Billie, mas Andrew foi o grande destaque além dos mocinhos. Ele é ousado e divertido, mas aparentemente ele esconde algo em relação a sua vida na Marinha e o braço quebrado, por isso estou ansiosa para ler o livro dele (o terceiro da saga), já que tudo indica que ele se tornará nada mais, nada menos que um capitão pirata.

Contudo, falando melhor dos mocinhos, é impossível não gostar deles. Billie é mesmo uma mulher fora dos padrões, que gosta de usar calças e ler sobre plantação de grãos. É muito legal ver uma mocinha tão ativa e empoderada, que fala o que pensa e age espontaneamente, sem deixar as regras fúteis da sociedade a parar. George é o contrário, ele vive da forma mais correta possível, sendo assim um herói nobre e gentil do qual não tem como não gostar. Entretanto, ele também sabe ser divertido e ousado, especialmente quando o assunto envolve a Billie.

Como casal, eles têm uma química gostosa e é muito divertido acompanhá-los ir do ódio ao amor. Achei interessante que, pessoalmente, ambos enfrentam conflitos similares: o fato de serem os mais velhos e se sentirem presos as responsabilidades quanto suas respectivas propriedades da família. George se ressente por não ter ido lutar pela nação como os irmãos, enquanto Billie sofre por, legalmente, não poder herdar a propriedade pela qual se dedicou tanto. Contudo, juntos, eles percebem que podem fazer a diferença a sua maneira e que não precisam se prender a rótulos ou títulos. É sempre interessante quando, além de se apaixonar, os protagonistas crescem juntos ao longo da trama e Quinn não decepcionou nesse quesito.

A EDIÇÃO

Uma Dama Fora dos Padrões apresenta uma excelente edição. A tradução é boa e não percebi erro algum no texto. A diagramação é simples (clássica de todos os romances de época da Arqueiro), mas com um bom tamanho de fonte e bem-vindas páginas amareladas em vez de brancas. A capa de Uma Dama Fora dos Padrões é bonitinha, mas achei a do segundo volume muito melhor, sem falar que a modelo com roupas e jeito tão feminino e tímido não combina muito com a ousada e extrovertida Billie descrita na história...


CONCLUSÕES FINAIS

Uma Dama Fora dos Padrões tem tudo o que se pode esperar de um livro da Julia Quinn envolvendo um membro da família Bridgerton: bom humor, romance, encontros e desencontros maluquinhos, jogos competitivos, e um casal com muita química. Preciso deixar claro que o livro é muito bom e nos prende do início ao fim, só não surpreendente quem já leu muitas outras obras da autora e soa pouco criativo em comparação com o segundo livro dessa série, Um Marido de Faz de Conta

Uma Dama Fora dos Padrões é um livro confortável, algo para ler sem pensar muito. Para fãs da autora, é uma leitura leve e gostosa como as outras, uma introdução mediana para o que promete ser uma das séries mais interessantes da Quinn, já que o volume 2 dos Rokesbys é bem mais inusitado (se passando nos Estados Unidos) e o volume 3 também indica ser (com direito até a navio pirata). 

Para quem nunca leu nada da Julia Quinn ou até mesmo romances de época, Uma Dama Fora dos Padrões traz o que tudo de melhor há na autora e no gênero, mas não causa muito impacto e vai soar sem graça em comparação com o próprio Um Marido de Faz de Conta, ou como outros livros de Quinn, como Como Agarrar Uma Herdeira ou como O Visconde Que Me Amava.


Título: Uma Dama Fora dos Padrões
Título original: Because of Miss Bridgerton
Série: Os Rokesbys 
Volume: 1
Autora: Julia Quinn
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580418750
Ano: 2019
Páginas: 272
Compre: Amazon

Conheça os outros livros da Julia Quinn:

Comente com o Facebook:

1 comentários:

  1. Oi Ana,
    Estou doida para ler este terceiro livro, eu também achei esse livro bem leve em comparado a outros que li da autora, mas é como você falou, para quem já leu muitos não surpreende muito mesmo, mas em contrapartida é ótimo para passar um tempo agradável, curtir a leitura né!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)