9.7.19

Resenha: Mr. Romance - Leisa Rayven


A HISTÓRIA

Eden Tate é uma jovem jornalista que está cansada de só publicar memes. Por isso, quando recebe uma dica, ela decide persistir a qualquer custo uma história sobre um misterioso acompanhante que está deixando as mulheres da alta sociedade nova-iorquina em polvorosa. Aparentemente, esse homem apelido de Mr. Romance recebe uma pequena fortuna para realizar encontros dignos dos romances.

Eden, uma mulher que acredita em atração física, mas acha que romance e amor são coisas de contos de fadas, fica muito intrigada em saber mais sobre esses encontros, que não envolvem nada sexual, mas que supostamente mudam a vida das clientes. Max Riley odeia o apelido de Mr. Romance, mas não se envergonha do fato que os personagens que cria, de cantores sexy a bilionários charmosos, ajudam mulheres a recuperar sua confiança ao mesmo tempo em que ganha dinheiro para sua sobrevivência.

Usando todas as suas habilidades de investigação, e um amigo harcker, Eden tenta se infiltrar no mundo do Mr. Romance, mas o homem está disposto a tudo, até mesmo fazer Eden se apaixonar por ele, do que revelar sua história. Assim, Eden e Max fazem um acordo: se após 3 encontros ela passar a gostar dele, a jornalista vai abandonar a história. Eden está confiante que pode vencer essa batalha, mas será mais difícil do que que ela esperava não cair nos truques, gentilezas e no charme de Max.


A SÉRIE

Mr. Romance é o primeiro volume da série Masters of Love de Leisa Rayven, que até agora conta com dois volumes lançados e um terceiro a caminho. Todos os romances adultos são independente, mas interligados, e trazem histórias de amor entre mulheres ambiciosas e homens irresistíveis. Em Mr. Romance conhecemos Eden e Max. No livro 2, Professor Feelgood, é a vez de Asha, irmã de Eden, se envolver com um misterioso e belo poeta que é a nova sensação da internet. O livro 3 parece que se chamará Doctor Love e acompanhará um amigo de Eden, Toby, e uma amiga de Asha, Johanna.

A LEITURA

Peguei Mr. Romance para ler sem qualquer expectativa e, apesar de desde as primeiras páginas a história ser meio maluca, fui fortemente cativada. A autora tem uma escrita excelente e que prende o leitor. A narração em primeira pessoa, pela perspectiva da Eden, é deliciosa, com grandes doses de sacadas e piadinhas ácidas que tornam a leitura muito divertida.

Em questão de trama, ela não é exatamente realista e tem alguns problemas. Me incomodou bastante o fato de Max ser esse deus do romance capaz de curar os males de qualquer mulher com encontros fantasiosos. Apesar de imaginar que seria divertido pagar para, por pelo menos algumas horas, viver algo digno dos livros de romance, a ideia de que é assim Max consegue devolver a confiança e alegria das mulheres é bem sexista – como se a resolução para qualquer problema na vida, como ser mal tratada pelo marido, como no caso de uma das ex clientes do Max, fosse um homem bonito. 

Contudo, ao mesmo tempo, o livro passa uma mensagem interessante, mesmo que um pouco forçada, sobre o fato de que todo mundo, não só mulheres como homens, gostam de um pouco de romance e fantasia. Em mundo de relações cada vez mais superficiais, Mr. Romance vende a ideia de que os encontros entre duas pessoas devem ser profundos e únicos, e que em vez de tentar escapar da realidade com ficção, deveríamos trazer mais da magia do mundo da imaginação para o mundo real. Só que, novamente, a forma como Leisa Rayven tentou passar essa ideia, através de um acompanhante que basicamente resolve qualquer problema, como mágoa por ter sido traída ou falta de confiança, de uma mulher, não é a ideal.

A história também não é muito surpreendente. Max e Eden já estão prontos para devorar um ao outro logo na primeira vez que se veem e estão afirmando amor eterno após alguns beijos. Tramas de amor instantâneo sempre me desagradam, já que são completamente previsíveis e irrealistas. Mas, apesar disso, a leitura de Mr. Romance se desenvolve rapidamente e consegue provocar boas risadas e suspiros. Não faltam momentos engraçados na trama e os encontros dos protagonistas são recheados de muita sensualidade. Gostei da pitada de mistério que a autora acrescentou sobre o passado de Max, e a resolução de um dos conflitos secundários, se Eden acabaria publicando sua matéria sobre Max ou não, também acrescentou um pouco de profundidade a trama.


OS PERSONAGENS

Apesar de clichê, os personagens de Mr. Romance nos cativam com sua maneira divertida de encarar o mundo. Começando por Eden, a protagonista cínica de carteirinha, mas que está disposta a se abrir para novos aprendizados. Eu adorei a ambição da Eden, que quer ser uma jornalista respeitada, assim como o fato dela não cair tão fácil assim nos truques de Max. Eden é inteligente e uma irmã e neta dedicada que, ao longo do livro, aprende a se abrir de novo para o amor sem deixar de ser ela mesma.

Max é o típico cara bonito, charmoso e gentil que faz mulheres suspirarem onde forem. Ele tem um passado traumático (que mocinho de romance adulto não tem?), mas está lutando para reconstruir a vida. Mesmo previsível, Max é charmoso e é impossível não ser conquistada por ele e seus personagens (como o cantor fofo e o bilionário sedutor). Como um casal, ele e Eden são bem opostos: ele é uma alma romântica, e ela a cínica que não acredita em amor. Contudo, eles têm uma química excelente desde o primeiro encontro e, além de provocações divertidas, trocam também muitos momentos fofos.

Mr. Romance ainda nos introduz a personagens secundários interessantes. Adorei principalmente o amigo nerd sem noção de Eden, Toby, e a irmã dela, a romântica incurável, Asha. Fico feliz que os dois protagonizaram seus próprios livros da série, apesar de que não como um casal...

EDIÇÃO

Mr. Romance apresenta uma boa edição. A tradução está excelente e o texto sem erros. A diagramação é simples, mas traz um bom tamanho e tipo de fonte, além de páginas amareladas. Eu gosto da capa de Mr. Romance, ela é bonita e tem um ar de fantasia e mistério que combinam perfeitamente com Max e a trama.

CONCLUSÕES FINAIS

Em resumo, Mr. Romance não é ruim, mas poderia ser melhor. A trama é irrealista e traz mensagens conflitantes. Por um lado, o livro é um apelo por mais fantasia e romance na vida real, além de mais dedicação nos relacionamentos tão superficiais dos nossos tempos. Por outro, Mr. Romance tem um aspecto sexista por apresentar um homem bonito como solução para qualquer problema de uma mulher. Contudo, se não for levado tão a sério, a leitura é gostosa e rápida. A narrativa é bastante divertida, subtramas com pitadas de mistério e drama acrescentam profundida a história e os personagens são cativantes. Assim, sei que fãs de romance vão curtir bastante Mr. Romance, mas recomendo a obra com cautela.


QUOTE FAVORITO

“- Você ainda acha que finais felizes são só um mito? – ele pergunta, correndo os dedos pelo meu braço.
- Eu posso não acreditar em finais felizes, mas começos felizes são uma outra história.” pág. 362

Título: Mr. Romance
Título original: Mister Romance
Série: Masters of Love
Volume: 1
Autora: Leisa Rayven
Editora: Globo Alt
ISBN: 9788525064684
Ano: 2017
Páginas: 358
Compre: Amazon

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)