Alguns dias atrás o Instagram @estantevioleta me marcou na TAG dos 50%, que consiste em falar das melhores leituras do primeiro semestre. Como eu amo fazer uma listinha, obviamente corri e respondi a TAG no meu Insta (@mllelovesbooks), mas hoje vim para falar mais detalhadamente das minhas escolhas. Infelizmente, esse ano meu ritmo de leitura está mais devagar e devorei apenas 22 livros até o momento. Contudo, o que importa é qualidade e não quantidade e definitivamente li muita coisa boa em 2019. Contudo, sem mais delongas, conheça os melhores livros do até agora:
Leia também:
1. Melhor livro que você li até agora: Passarinha
Até que eu li muita coisa incrível esse ano, mas o que mais me tocou foi Passarinha, de Kathryn Erskine. A história de uma garota autista tentando lidar com a morte do irmão mais velho é emocionante e muito fofa. A obra ainda conta com uma narrativa cativante, bela e cheia de simbolismos. Além disso, o livro ainda é um grande apelo por mais empatia e aceitação das diferenças entre as pessoas. Eu recomendo Passarinha para absolutamente todo mundo.
2. A melhor continuação que li: A Nuvem
Na minha postagem original eu tinha escolhido A Missão Traiçoeira, mas só depois lembrei que, na verdade, li esse livro no finalzinho de 2018. Então, a melhor continuação que li em 2019 foi, na verdade, A Nuvem, sequência do incrível O Ceifador (trilogia Scythe, de Neal Shusterman). Infelizmente, eu não postei a resenha desse livro, pois perdi todos os arquivos relacionados a ele.
Contudo, posso dizer que apesar de ter demorado 84 anos para terminar, o final de A Nuvem é de tirar o fôlego e me impressionou com a complexidade do mundo que o autor criou. O grande número de personagens e narrativa bem detalhada deixam o livro chatinho em alguns momentos, confesso, mas mesmo assim foi uma leitura muito boa.
⠀
3. Lançamento do primeiro semestre que você ainda não li, mas quero muito: Um Cavalheiro a Bordo
São tantos muitos lançamentos do início do ano que ainda não li, mas Um Cavalheiro a Bordo, livro 3 dos Rokesbys, está no topo da lista. O primeiro volume da saga não foi nada de especial, mas o segundo me conquistou muito. Contudo, o que mais me deixou louca para ler esse romance de época foi o fato de que o mocinho é um pirata, algo que eu nunca li em outros livros.
Conheça mais volumes da série:
4. O livro mais aguardado do segundo semestre.
Não estou acompanhando os lançamentos do momento, então não estou esperando nada em especial... Qual novidade vocês estão loucos para ver nas livrarias?
5. O livro que mais me decepcionou: Esse Duque é Meu
Esse Duque é Meu foi um encerramento decepcionante para a série Contos de Fadas da Eloisa James. O casal protagonista não tem química e são irritantes na maior parte do tempo, sem falar que tanto a protagonista quanto a primeira esposa do mocinho são retratadas de forma sexista em alguns pontos. A narrativa, felizmente, é fluída e a trama traz alguns momentos bastante engraçados. Mas, os acontecimentos finais de Esse Duque é Meu, que tentam transformar a história em um conto de aventura e o mocinho em um herói são forçados e encerram mal uma história que já não era cativante.
Conheça a série Contos de Fadas:
6. O livro que mais me surpreendeu esse ano: O Segredo do Conde
Achei que o segundo livro de Os Sedutores de Havisham ia ser chatinho, mas acabou sendo maravilhoso. Partindo de um clichê (um irmão que se passa por seu gêmeo), O Segredo do Conde entrega uma história inusitada sobre luto, segundas chances no amor e redescobrimento pessoal. A história é divertida, sensual e emocionante, e ri na mesma medida em que fiquei com os olhos marejados durante a leitura.
- Leia a resenha completa do livro
- Leia a resenha completa do livro
7. Novo autor favorito
Nenhum, esse ano li basicamente só as autoras que já conhecia... Contudo, quero mudar isso no segundo semestre de 2019. Então não percam a oportunidade e me recomendem escritores e obras nos comentários ;)
8. Minha quedinha por personagem fictício mais recente: Thornley
Thornley de O Amor de um Duque (Lorraine Heath) é um sonho em forma de herói de romance de época. Sendo um duque, ele é obviamente arrogante e confiante, mas não de uma maneira babaca. Thornley é sempre gentil, nunca mente, ameaça ou tenta iludir Gillie e a ama justamente por ela ser uma mulher que não precisa dele e que conquistou as coisas por si só. O relacionamento deles é baseado no respeito mútuo e na amizade, acima de tudo. Impossível não se apaixonar por Thornley.
9. Personagem favorito mais recente: Jazz
A Jazz Bashara de Artemis (Andy Weir) é puro #girlpower. Ela foge do óbvio como protagonista de ficção científica sendo uma mulher forte, de ascendência árabe e muçulmana. Mas Jazz não é definida por sua etnia ou religião na qual foi criada, ela apresenta uma personalidade única. Cínica e sarcástica, ela também é inteligente e engenhosa. Jazz entende que o mundo não é preto e branco e faz de tudo para prosperar, mas não acredita em sacrificar os outros pelo seu bem. Ela é humana, contudo, e tem defeitos, mas no final acaba sendo uma mocinha incrível, do tipo que toda mulher gostaria de ser.
10. Um livro que me fez chorar: A Impossível Faca da Memória
A Impossível Faca da Memória (Laurie Halse Anderson) não é um livro fácil de ler. A obra aborda temáticas pesadas como co-dependência emocional, Transtorno de Estresse Pós-Traumático, Depressão, violência psicológica e mais. Contudo, a trama também traz amizade, lealdade e romance, além de bom humor. Se fosse resumir, diria que A Impossível Faca da Memória é uma trama sobre a importância de se pedir ajuda, mas também da dificuldade de o fazê-lo.
Em um mundo em que tantos lutam com a saúde mental, esse é um livro importante e necessário, especialmente para os mais jovens, que vão se identificar bastante com a protagonista. Divertido e emocionante, A Impossível Faca da Memória me causou várias emoções (inclusive me fez chorar um pouco) e me prendeu do início ao fim.
A Impossível Faca da Memória (Laurie Halse Anderson) não é um livro fácil de ler. A obra aborda temáticas pesadas como co-dependência emocional, Transtorno de Estresse Pós-Traumático, Depressão, violência psicológica e mais. Contudo, a trama também traz amizade, lealdade e romance, além de bom humor. Se fosse resumir, diria que A Impossível Faca da Memória é uma trama sobre a importância de se pedir ajuda, mas também da dificuldade de o fazê-lo.
Em um mundo em que tantos lutam com a saúde mental, esse é um livro importante e necessário, especialmente para os mais jovens, que vão se identificar bastante com a protagonista. Divertido e emocionante, A Impossível Faca da Memória me causou várias emoções (inclusive me fez chorar um pouco) e me prendeu do início ao fim.
11. Um livro que me deixou feliz: Uma Chance Para o Amor
Em resumo, Uma Chance para o Amor, novela 4.5 da série Spindle Cove de Tessa Dare, é uma história curta, bem-humorada, fofa, gostosa de ler e surpreendente. Além de um casal hilário e com química para dar e vender, a trama ainda traz a participação dos outros protagonistas da série Spindle Cove. Para quem ama a saga de romances de época da Tessa Dare, é uma leitura indispensável e que te deixa com um sorriso no rosto e gostinho por mais.
- Leia a resenha completa da novela
- Leia a resenha completa da novela
12. Melhor adaptação cinematográfica: Dumplin'
Eu achei o filme de Dumplin' tão fofo, divertido, emocionante e representativo como o livro. É impossível não comparar livro e filme e, claro, eu prefiro o primeiro, especialmente porque o filme deixa muita coisa sobre o relacionamento da protagonista com seu colega de trabalho de fora. Apesar disso, Dumplin' é um longa muito bom. Alternando humor e drama, o filme traz cenas divertidas dos bastidores de um concurso de beleza (enquanto questiona os padrões que definem o que é ser bonito) e momentos muito fofos de amizade e empoderamento feminino.
- Saiba mais na resenha do livro Dumplin'
- Saiba mais na resenha do livro Dumplin'
13. Resenha favorita desse primeiro semestre: O Segredo do Conde
Ainda estou apaixonada com as fotos que fiz de O Segredo do Conde em Janeiro haha Você pode ver uma delas no item 6 dessa listinha e mais aqui, na resenha completa.
14. O livro mais bonito que comprei: A Diferença Invisível
Depois que fiz a listinha lá no Instagram que me dei conta que, na verdade, comprei a HQ A Diferença Invisível, de Julie Dachez e Mademoiselle Caroline, em dezembro de 2018. Contudo, ainda é a obra mais bela que eu adquiri nos últimos meses.
⠀
Compre: Um Cavalheiro a Bordo - Uma Loucura e Nada Mais
15. Livros que preciso ler até o final do ano
Um Cavalheiro a Bordo, obviamente, e Uma Loucura e Nada Mais, da Mary Balogh. Ambos os romances de época pertencem a séries que amo e prometem ser uma leitura muito emocionante e romântica.
Agora eu quero saber: quais os seus livros favoritos do ano até agora? O que acharam das minhas escolhas? Já leram ou ficaram com vontade de ler algum dos livros? Comentem aí embaixo!
Oi Ana,
ResponderExcluirSei bem como é isso, eu li muito pouco também, correria do dia a dia, trabalho, muitas coisas na cabeça né..
Mas que conscidência, li 22 livros também!
Gostei da Tag e também estou louca para ler Um Cavalheiro a Bordo e Uma Loucura e Nada Mais.
Beijos Mila
Daily of Books Mila