1.7.19

Livros, músicas, filme e séries favoritas de Maio e Junho

Livros: as férias mais baratas que você pode comprar - Fonte da imagem

O tempo passa tão rápido que Maio e Junho voaram e eu nem percebi que estava um mês atrasada com os resumos dos meus favoritos dos últimos tempos. Contudo, tenho um bom motivo para isso, já que Maio foi uma loucura por causa das minhas provas da faculdade e assim acabei tirando Julho para descansar após o final do meu intercâmbio na Irlanda.

Acabou que, nos últimos dois meses, li bastante em comparação ao período anterior (muitos romances de época, como sempre), mas ainda estou bem para trás na minha meta de leitura de 2019... Entretanto, ainda assim tenho algumas recomendações bem legais para dar hoje não só de livros, mas também filmes e séries de comédia, além músicas incríveis. Sem mais delongas, confiram os Livros, músicas, filme e séries favoritas de Maio e Junho:

Leia também:

Leitura atual:
Compre: Artemis - Mr. Romance

Sim, eu estava enrolando para começar Artemis desde Abril, mas finalmente iniciei a leitura da obra e estou amando. Essa ficção científica nos apresenta a vida de uma contrabandista na primeira e única colônia lunar e, além de emocionante, é uma narrativa bem engraçada. E como estou lendo Artemis mais devagar, aproveitei para mergulhar em Mr. Romance. Confesso que a princípio achei a premissa da história (uma jornalista se envolve com um acompanhante que proporciona encontros românticos dignos de filme para mulheres ricas) meio brega, mas mesmo exagerada, a história é muito engraçada e sensual. Nenhuma surpresa que devorei mais da metade de Mr. Romance em um dia e devo terminá-lo ainda essa semana...

Livros lidos em Maio e Junho:

Em Maio e Junho devorei apenas 7 obras e nenhuma surpresa que a maioria das minhas leituras dos últimos dois meses foram romances de época. Começando por Esse Duque é Meu que me decepcionou um pouco. Sou muito fã da série Conto de Fadas, mas esse volume deixou a desejar com um casal sem química e uma história pouco cativante. Já O Destino das Terras Altas me agradou mais do que eu esperava. Esse romance de época medieval nos transporta para belas paisagens da Escócia e uma trama movimentada com direito a segredos, sequestros, resgates, batalhas e até grandes gestos de amor.

A novela Uma Chance para o Amor é bem curta, fofa e gostosa de ler. Além de um casal hilário, a trama ainda traz a participação dos outros protagonistas da série Spindle Cove e uma história muito sensual e emocionante. Confesso que tinha minhas dúvidas quanto a Uma Dama Fora dos Padrões e apesar do livro não ser tão criativo quando o volume 2 (Um Marido de Faz de Conta), a obra é muito boa. O casal protagonista tem uma química incrível e uma história muito engraçada, apesar de não muito surpreendente. Tanto Uma Chance para o Amor quanto Uma Dama Fora dos Padrões são leituras obrigatórias e muito gostosas para quem já é fã da Tessa Dare e da Julia Quinn.


E como eu não vivo só de histórias de época, li também nesses dois meses A Pequena Livraria dos Sonhos, um contemporâneo fofo. Apesar de, no final, ter achado o romance do livro forçado e a protagonista sem graça, a história tem seus momentos divertidos e muitas referências bacanas a literatura (que apaixonados por leitura vão amar).

Também li dois livros de não ficção nesses últimos tempos. O primeiro foi o gigantesco Neurotribes, que apesar de demorada, foi uma leitura muito interessante e edificante sobre a história da pesquisa científica sobre Autismo. E, por fim, no último dia de Junho terminei Ichigo-Ichie, um livro curtinho que é uma boa inspiração para quem quer tentar viver e aproveitar melhor o presente. A obra é bem interessante também por citar e explicar várias tradições e correntes filosóficas japonesas, mas não tão prática quanto eu esperava.

Próxima leitura:

Alguém ainda se surpreende que minha próxima leitura é um romance de época? Eu gostei bastante do primeiro volume de contos da saga lady Whistledown, então agora quero devorar o segundo. Nada Escapa a Lady Whistledown promete muitas histórias divertidas com direito a bailes e muitos escândalos. O que estou gostando nesse tipo de livro que reúne várias histórias e casais no mesmo universo é que eles podem ser lidos mais devagar e entregam tramas curtas e leves.

Músicas favoritas:

Eu demorei um pouco para ver o incrível documentário sobre a apresentação da Beyoncé no Coachella 2018 disponível na Netflix, mas não teve jeito, assim que vi fiquei imediatamente viciada no álbum Homecoming. E como não ficar, já que ele apresenta as músicas mais marcantes da carreira da diva acompanhadas por uma orquestra ao vivo?

De todas as músicas, a que mais me cativou, e que venho ouvindo desde então, sem parar, é a versão de Freedom tocada no Homecoming. A música por si só já tinha uma letra que, apesar de simples, é bastante inspiradora. Contudo, a versão tocada no Coachella ficou ainda mais especial com vocais divinos não só da Beyoncé, mas de outras pessoas da orquestra e com uma sonoridade mais rica já que contou também com mais instrumentos que a versão original.


Nós últimos anos eu venho cada vez mais admirando Pitty não só pela sua incomparável história no rock brasileiro, como também pelos seus posicionamentos públicos sempre muito sensatos. Contudo, com exceção de uma música ou outra, geralmente não escuto a cantora, até que descobri Roda algumas semanas atrás e fiquei viciada. Achei fascinante como a canção misturou rock n' roll, música nordestina e eletrônica em um ritmo absolutamente dançante e que fica na cabeça. Mas para os mais atentos, Roda também traz uma letra poderosa, claramente um hino de resistência ao momento atual da política brasileira, tão marcado pelo preconceito e intolerância. A Pitty não brinca em serviço amigos!

Filme recomendado:

Como sempre, eu tenho visto muito mais séries que filmes, mas um que assisti recentemente e me provocou boas risadas foi Mistério no Mediterrâneo. O novo sucesso de comédia da Netflix traz ninguém menos que Adam Sandler e Jennifer Aniston como um casal de pessoas comuns que acaba se envolvendo em uma trama de assassinato e mentiras digna dos livros de mistério. Na história, o cabeleira viciada em livros sobre crimes e um policial que sonha em ser detetive acabam se juntando a uma família milionária e disfuncional em um iate cuja festa é interrompida por mortes sangrentas das quais eles se tornam principais suspeitos.

Mistério no Mediterrâneo é uma homenagem, ao mesmo tempo em que uma sátira aos clichês das histórias de assassinatos (como da Agatha Christie) e entrega uma comédia verdadeiramente engraçada e com boas pitadas de ação. Com direito a perseguição de carros, vilões belos e inteligentes e belos cenários europeus, o filme é exagerado e não muito surpreendente, mas uma boa diversão para final de semana (apesar do personagem do Adam Sandler ser bem chatinho).

Séries favoritas:

Hoje tenho não uma, mas duas séries de comédia para indicar. Começando por Gatunas, que só depois de maratonar a primeira temporada que descobri que é baseada em um livro (escrito por Kirsten Smith). Em resumo, a série conta a história de três adolescentes americanas completamente diferentes, mas que se unem por causa de um vício em comum: roubar lojas. Tabitha é a típica garota popular, mas que esconde o fato de que seu namorado é abusivo. Moe anda com a galera alternativa, mas no fundo é uma estudante dedicada que sonha em escapar da dura realidade da sua família. E Elodie acabou de se mudar após perder a mãe e tenta se adaptar a casa e família do seu pai.

Gatunas é uma série bem clichê, com os dramas e romances adolescente que não nos cansamos de ver por aí. Contudo, a trama merece elogios por trazer personagens diversos, tanto em questão de sexualidade como de etnia, além de abordar temáticas atuais e importantes, como união das mulheres, relacionamentos abusivos, vícios, problemas familiares e mais de forma bem acessível aos jovens. Minha única reclamação é Gatunas, de certa forma, glamourizar os furtos cometidos pelas garotas, que se tratam de um vício sério e que deveriam ter sido abordado de forma mais profunda, mostrando como ele é difícil de combater e que pode trazer consequências séries para a vida das pessoas. Mas, se você está procurando uma série divertida, com muitas doses de romance e drama jovem, além de uma trilha sonora incrível, Gatunas é uma excelente pedida.


Como Vender Drogas Online (Rápido) é basicamente a versão alemã de Breaking Bad para a nova geração... Assim como uma sátira afiada sobre a atual cultura jovem com seu vício em redes sociais, culto ao mito dos jovens nerds prodígios e ânsia pela aceitação. Tudo começa quando Moritz, um clássico "perdedor" na escala social da sua escola, mas um gênio em computação, decide que uma boa maneira de reconquistar sua namorada será começar a vender drogas, como o atual crush da garota faz. Contudo, com ajuda de seu amigo Lenny, Moritz bola uma maneira muito mais sofisticada para traficar drogas, envolvendo sites elegantes e o anonimato digital. Mas o ofício não é tão fácil quanto ele imaginava, e Moritz vai cada vez mais se afastando da ex e entrando em um mundo sombrio, mas excitante, de crime, ao mesmo tempo em que se mete nas enrascadas mais malucas.

Como Vender Drogas Online (Rápido) tem episódios curtos e de um ritmo alucinante e viciante, além de um visual interessante. A trama não tem enrolação e provoca muitas risadas com as maluquices do protagonista, que inclusive se acha o novo Steve Jobs e em vários momentos quebra a quarta parede para nos divertir com sua visão cínica e arrogante da vida e pessoas ao seu redor. A série da Netflix é tudo menos previsível, tanto em relação a trama quanto aos personagens. E, o que mais gostei, é que além de surpresas e um humor ácido, como disse, Como Vender Drogas Online (Rápido) também olha de forma bem crítica para a nova e superficial geração de nativos online, ao mesmo tempo em que questiona as hipocrisias da própria sociedade que criou, mas que não sabe como lidar com tais jovens e suas questões.

Postagens dos últimos meses:
Resenhas de livros

Listas e dicas sobre livros

Lançamentos


Ufa, apesar de não ter postado tanto em Maio e Junho, até que consegui ler e assistir algumas coisas bem legais, concordam? Espero conseguir ler ainda mais agora em Julho, já que estou de férias e precisando colocar a meta de leitura do ano em dia. Agora quero que vocês me contem! Como foram esses últimos meses para vocês? O que leram, ouviram e viram que gostariam de recomendar? Deixem suas dicas nos comentários!

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Oi, Ana!
    Você se encheu de romances de época nesses meses, né?! hahahah eu adoro o gênero, mas fico com medo de se repetirem demais... aí não leio muito.
    Quero muito ver Como Vender Drogas Online (Rápido), vou dar uma olhadinha depois que terminar a 2ª temporada de Dark!

    renatavarelaescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana Luiza!
    Eu quero ler "A pequena livraria dos sonhos", e já imaginava mesmo que é bem clichê. Comecei a assistir "Gatunas", estou gostando.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)