12.7.19

Gentleman Jack: o poderoso drama de época sobre uma mulher real e revolucionária


Downton Abbey e Outlander já provaram o quanto o público ama dramas de época recheados com romance para a TV. Gentleman Jack, contudo, veio para iniciar uma nova e necessária era no gênero com a história real de uma proprietária de terras, empresária e viajante lésbica. O sucesso da série da HBO é prova viva de que narrativas protagonizadas por personagens LGBT+ podem agradar uma gama diversa de públicos e que a questão da representatividade é mais do que uma "modinha". Saiba mais sobre o seriado:

Leia também:
Websérie: The Lizzie Bennet Diaries
7 séries de TV de época que são adaptações de livro
- Melhores livros de romance de época - Parte 1


QUEM FOI "GENTLEMAN JACK"?

Gentleman Jack era um dos apelidos, pejorativos, que os moradores de Halifax, na Inglaterra, deram a Anne Lister (1791-1840), proprietária de terras local conhecida por seu comportamento fora da curva. Anne usava sempre preto, estudou anatomia, administrava a propriedade e herança da família, viajava sem a companhia de um homem e, o mais escandaloso para a época, não escondia sua sexualidade. Sim, em plena Inglaterra rural do século 19 ela ousou viver abertamente como lésbica e empresária.

E tudo isso, felizmente, ficou registrado em seus diários (nada mais nada menos que 26 volumes e 14 diários de viagem). Anne escrevia diariamente e em um código  complexo que ela mesmo criou. Ela era uma escritora detalhista, quase obsessiva até. Anne anotava as horas exatas dos acontecimentos de sua vida, o clima, as correspondências que recebia, sua alimentação, e, claro, seus romances com outras mulheres. E aqui chama a atenção o fato de que Anne era uma sedutora, ela deixou registrado seus esforços muitas vezes bem calculados para se envolver com suas paixões, em grande parte mulheres jovens e ricas.

Suranne Jones caracteriza como Anne Lister x único registro da Anne real

Os diários de Anne Lister ficaram escondidos após sua morte na propriedade da família e só décadas depois, por volta de 1840, seu código começou a ser decifrado. Pelo seu conteúdo, completamente escandaloso para a época, os diários foram escondidos mais uma vez. Em 1933, os diários de Anne foram parar em uma biblioteca local, mas os estudos feitos a partir do material foram mantidos em segredo.

Só em 1982 uma professora de História reencontrou os diários e trabalhosamente terminou a tradução do código, e revelou a vida de Anne Lister para o mundo. Imprescindível dizer que os documentos são de uma riqueza histórica incalculável. Além de narrar detalhadamente o modo de vida e cultura da época, é  especialmente um registro da vida lésbica e do desejo feminino no século 19, que muita gente acreditava não ter existido.

Saiba mais: A fascinante vida de Anne Lister, a 'primeira lésbica moderna' - BBC News

A TRAMA DA SÉRIE

A série da HBO, Gentleman Jack, conta a história de Anne Lister (Suranne Jones), já uma mulher madura e segura da sua sexualidade através de seu romance com Ann Walker (Sophie Rundle), com quem viveu até o fim da vida. A primeira temporada começa com Anne voltando para sua casa em Halifax, a qual dividia com o pai e a tia idosos e a irmã ranzinza. Amada por alguns, era vista com desconfiança por outros, mas de forma geral respeitada por tratar as pessoas de forma justa.

Curiosa e inteligente, Anne era apaixonada pela vida e pelas pessoas e não deixava ninguém impedi-la de viver plenamente, mesmo que para isso precisasse romper com as regras sociais. Anne fica fascinada pela beleza de Ann, cuja personalidade é completamente diferente da sua. Contudo, Lister se sente determinada a seduzir a mulher mais jovem e mostrá-la que não há nada de errado na atração que sentem uma pela outra. Para isso ela precisará enfrentar desafios, claro, como a família vigilante de Ann e a própria saúde frágil da herdeira.

E como Anne Lister não vivia uma aventura só por vez, enquanto coloca seu plano de sedução em prática, ela planeja também expandir os negócios da família. Indo contra a opinião de todo mundo, ela resolve investir na indústria do carvão e abrir uma mina em sua propriedade. Contudo, ninguém parece disposto a fazer negócios com uma mulher, especialmente uma tão ousada quanto Lister, que não pensa duas vezes antes de bater de frente com os homens que se colocam em seu caminho.


PORQUE VALE A PENA VER A SÉRIE?

Primeiramente, Gentleman Jack é um drama de época muito bem produzido. A caracterização dos personagens e cenários é historicamente acurada e belíssima. Se você gosta de ver uns belos vestidos de época, chás elegantes e propriedades luxuosas, precisa correr para assistir Gentleman Jack. O visual da série é simplesmente incrível e de encher os olhos de qualquer um. O elenco, mesmo que não conhecido, é talentoso e tem uma química perfeita.

Segundo, Gentleman Jack é uma mistura perfeita de drama, humor e romance. Os embates entre Anne e os outros empresários do carvão são fascinantes. Seu romance como Ann Walker é fofo, mas também sensual. E o melhor, na minha opinião: a narração de Anne é simplesmente hilária. A personagem quebra a quarta parede o tempo todo e compartilha com o espectador seus modo divertido, cínico e calculista de ver a vida. Com muitos encontros e desencontros amorosos, viagens de carruagem e pela Europa, fofocas entre empregados, disputas por terra e mais, a trama de Gentleman Jack se torna rica e cativante demais para desligar a TV antes do último episódio da temporada acabar.

E, por fim, Gentleman Jack é baseado em personagens e fatos reais. A série mostra com sensibilidade a vida de uma mulher lésbica e revolucionária do século 19, nos divertindo com os romances de Lister, mas também nos tocando com todas as dificuldades que ela enfrentava. A sociedade da época era, obviamente, muito preconceituosa, mas Anne não se deixava intimidar, o que torna Gentleman Jack ainda uma série inspiradora.

Também achei um ponto muito positivo o desenvolvimento da personagem Ann Walker, amante de Lister. Desde o início vemos que Ann, manipulada pela família por causa de sua herança, também luta com a própria saúde mental. Na verdade, Gentleman Jack mostra bem que, com todas as pressões sociais da época, era difícil uma mulher que fugia dos padrões se manter mentalmente estável, como no caso de Ann. Contudo, é lindo ver a personagem ganhando força ao longo da trama e passar a cada vez mais lutar para que sua voz fosse ouvida.

Em resumo, Gentleman Jack é uma história de amor, que se torna ainda mais poderosa por conta de sua representatividade lésbica baseada em fatos reais. A série é simplesmente apaixonante e muito divertida e, honestamente, a recomendo para todos, mas especialmente fãs de histórias de época.


VAI TER SEGUNDA TEMPORADA?

Sem dar spoilers, claro, mas a primeira temporada de Gentleman Jack teve um encerramento perfeito e lindo. A série poderia muito bem só ter uma temporada só, mas fiquei muito feliz em saber que vai rolar sim mais episódios. A trama e os personagens são tão apaixonantes que a HBO renovou o seriado para uma segunda temporada, sem previsão de estreia ainda.

Contudo, sendo fiel a vida real de Anne Lister, a continuação de Gentleman Jack deve mostrar mais do relacionamento da protagonista com Ann Walker que, sabemos pelos diários de Lister, viveram juntas até a morte da primeira. O relacionamento do casal caminha para uma nova fase e demandará muita adaptação das duas, além de, provavelmente, resistência da família de Ann, de outras amantes de Lister e da comunidade local.

Também imagino que Anne continuará investindo na mina de carvão e enfrentando inimigos cada vez mais perigosos e pouco dispostos a competir com uma mulher. O que mais espero, contudo, da segunda temporada de Gentleman Jack é mais viagens de Anne e Ann, que sabemos que visitaram muitos lugares juntas. Também estou ansiosa para ver mais da confiança de Ann e como ela conseguirá encontrar sua própria identidade estando ao lado de Anne, cuja personalidade é brilhante, mas em alguns momentos sufocante para a tímida Ann.

Agora é aguardar pelos próximos capítulos dessa impressionante e apaixonante saga...


Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)