9.5.19

Resenha: Esse Duque é Meu - Eloisa James


A HISTÓRIA

As gêmeas Olivia e Georgiana Lytton foram criadas para serem duquesas. Mas, por ter nascido primeiro, foi Olivia que foi prometida para o duque de Canterwick antes mesmo de ambos nascerem. Acontece que Olivia tem um lado rebelde que nem mesmo a melhor educação do mundo pode apagar. Dona de um senso de humor peculiar, um corpo curvilíneo e inabilidade de seguir todas as chatas e rígidas regras da aristocracia, Olivia está longe de ser o que esperam de uma duquesa. Mas seu destino já está traçado e não há escapatória, mesmo seu noivo possuindo um intelecto peculiar, ela será leal a promessa de seus pais.

Contudo, quando o noivo insiste em ir para a guerra, Olivia não sente exatamente mal de se ver livre do altar por algum tempo. Assim, ela fica feliz quando sua irmã é convidada para a casa de campo de outro duque, e decide fazer de tudo para ajudar Georgiana a conquistar o seu próprio noivo. Mesmo que, para isso, tenha que enfrentar a mãe dele, a duquesa que leva as regras da aristocracia tão a sério que basicamente criou uma série de testes para achar a noiva perfeita para o filho.

Quin, o duque de Sconce, não se importa de que testes malucos sua mãe criou para suas pretendentes. Ele se casou por amor pela primeira vez, o que levou a uma tragédia que até hoje doí em seu coração. Assim, tudo o que ele não quer no segundo matrimônio é amor, ou uma noiva que não se importe com seu profundo interesse pela ciência e a matemática. E Georgiana, uma jovem de mente curiosa e modos perfeitos seria a escolha ideal… se Quin não achasse a irmã dela muito mais interessante e atraente.

“Amo você mais do que qualquer outra coisa no mundo, mais do que minha vida. Se o amor é perigoso, então não quero viver em segurança.” 

Quin conhece Olivia da forma mais desastrosa possível, mas depois de vê-la uma vez, ele não consegue se manter longe. Olivia é tão controversa e indomável como sua primeira esposa, mas ela está sempre fazendo Quin rir e trazendo de volta todo o desejo que ele ignorou por anos. Mas Olivia já pertence a outro duque… Mesmo que esse novo duque seja mais bonito e atrevido do que ela poderia sonhar, um relacionamento entre eles é impossível. Mas não dizem que o que é proibido é mais gostoso?

A SÉRIE

Esse Duque é Meu é o terceiro dos cinco volumes da série Contos de Fadas, da Eloisa James - que conta ainda com 5 contos que retratam as histórias de alguns personagens secundários da série. Como podem deduzir, essa saga de romances adapta os famosos contos de fadas, com seus príncipes, princesas e bruxas, em romances de época. A editora decidiu publicar o segundo volume, Quando A Bela Domou A Fera, primeiro, para pegar carona na adaptação live-action da Disney do conto da Bela e a Fera, e Esse Duque é Meu como quinto e último livro. As obras da série Contos de Fadas são releituras, respectivamente, dos contos da Cinderela, A Bela e a Fera, A Princesa e A Ervilha, O Patinho Feio e Rapunzel. As histórias não têm nenhuma relação entre si, então os livros podem ser lidos de forma independente, até mesmo fora de ordem.

Conheça o restante da série Contos de Fadas:

A LEITURA E OS PERSONAGENS

Eu tinha boas expectativas para Esse Duque é Meu, sendo fã da autora e tendo lido todos os outros livros da saga. Contudo, o quinto volume da série Contos de Fadas não chegou nem perto de suprimir minhas (altas) expectativas. De início a trama me pareceu bem interessante: uma jovem criada para ser uma duquesa se apaixona por um duque… mas não com o qual ela deveria se casar. Contudo, o desenrolar da história deixou bastante a desejar.

Talvez por não conhecer muito do conto, A Princesa e A Ervilha, que inspirou Esse Duque é Meu, não consegui captar o mesmo ar mágico e distante da realidade que os outros livros parecem ter. Esse Duque é Meu pareceu tentar seguir a mesma linha de A Torre do Amor, com um romance que mistura realismo com momentos de comédia beirando ao absurdo, só que aqui a fórmula não deu certo e acaba fazendo com que os personagens soem incoerentes e chatos.

O fato de Olivia estar comprometida e mesmo assim Quin insistir em seduzi-la, sendo que passa o livro inteiro criticando sua falecida esposa por tê-lo traído, fez o mocinho não soar nem um pouco cativante. Sem falar que a forma como Quin demoniza a primeira esposa por ter se casado sem ser virgem e por ter tido outros relacionamentos é bem irritante, assim como levemente machista. Também não gostei de todo o arco sobre Olivia e seu corpo. É clichê e, novamente, sexista, fazer a mulher que foge dos padrões não gostar do seu corpo só para passar a amar suas curvas no exato momento que um homem diz que gosta delas (como se a autoestima de uma mulher devesse depender inteiramente do fato dela agradar ou não um indivíduo do sexo oposto).

Entretanto, o que mais me desagradou na trama foi a guinada que a história dá no final. Esse Duque é Meu é, em grande parte, um romance aristocrático proibido no campo, que mesmo com defeitos, era interessante. Contudo, no final, determinado acontecimento transforma a trama em uma obra de ação e aventura que supostamente nos deveria mostrar como o mocinho é um herói corajoso ao resgate, mas que só me fez desgostar mais ainda dele. Sem falar que ao mesmo tempo em que Quin assume essa fachada de príncipe no cavalo branco, Olivia, tão audaciosa no início, se transforma em uma mocinha frágil e chorona que precisa ser resgatada.

Infelizmente, no final de Esse Duque é Meu eu estava revirando meus olhos para os mocinhos e suas declarações forçadas de amor. Honestamente, acho que o casal não transmite química. Quin, um lógico e frio matemático, basicamente se torna uma besta no cio quando conhece Olivia, que de uma mulher que desafia os padrões de seu tempo se torna uma frágil donzela que apenas espera para ser salva e amada por um homem. A sensação é que, em vez de crescerem juntos, os protagonistas retrocedem quando se conhecem, o que honestamente me fez torcer para que não ficassem juntos no final.

De pontos positivos, Esse Duque é Meu tem uma narrativa que flui bem, e traz diálogos afiados e hilários. De fato, alguns momentos do livro são bem engraçados, e queria ter visto mais dos testes que a mãe do mocinho inventou para encontrar a duquesa perfeita. O que mais agrada em Esse Duque é Meu é justamente seus personagens secundários. Amei a mãe de Quin, apesar dela ser meio maluca, mas especialmente Georgina. A irmã de Olivia é inteligente e engraçada, que apesar da timidez guarda um lado rebelde e uma mente curiosa. De fato, fiquei louca para ler mais sobre a personagem e vê-la se apaixonar também, mas assim como realizar suas ambições acadêmicas.

Eloisa James também me cativou retratando um personagem que, pelo o que é descrito, tem algum tipo de déficit do desenvolvimento. Mesmo sendo tratado com desprezo por outros personagens, o noivo de Olivia prova o seu valor e sua coragem maravilhosamente bem (o que me fez desejar ardentemente que ele tivesse um destino diferente do que a autora lhe deu).


A EDIÇÃO

Eu li a versão digital de Esse Duque é Meu. A tradução está excelente e o texto sem erros. Infelizmente a capa do livro, apesar de combinar com as outras da série, não é nada atrativa. Mesmo o rosa do fundo sendo bonito, esse espartilho preto flutuante passa uma sensação desconfortável. Entretanto, achei um detalhe fofo a ilustração de um espartilho no início de cada capítulo.

CONCLUSÕES FINAIS

Esse Duque é Meu foi um encerramento (sendo o último livro lançado no Brasil) decepcionante para a série Contos de Fadas. Os demais volumes não são perfeitos, mas a falta de carisma do protagonista e uma a mocinha que perde sua força ao longo da trama tornaram Esse Duque é Meu o pior livro da saga. O casal protagonista não tem química e são irritantes na maior parte do tempo, sem falar que tanto a protagonista quanto a primeira esposa do mocinho são retratadas de forma sexista em alguns pontos. A narrativa, felizmente, é fluída e a trama traz alguns momentos bastante engraçados. Mas, os acontecimentos finais de Esse Duque é Meu, que tentam transformar a história em um conto de aventura e o mocinho em um herói são forçados e encerram mal uma história que já não era cativante. Ainda quero, claro, ler mais obras da Eloisa James, mas infelizmente não posso dizer que Esse Duque é Meu não me decepcionou.

QUOTES FAVORITOS

“Estava claro para todos que Georgiana alcançara o refinamento digno de uma duquesa, enquanto Olivia... Olivia era Olivia. Com certeza sabia como se comportar com graça e refinamento, mas na intimidade era sarcástica, espirituosa demais para uma dama e nada graciosa.” 

“O duque de Sconce era o tipo de homem que não se importava com contos de fadas. Não os lia nem pensava a respeito deles (muito menos acreditava neles). A possibilidade de desempenhar um papel num desses contos lhe soaria ridícula e ele teria rejeitado imediatamente a ideia de se parecer um pouco que fosse com os príncipes de cabelos dourados e trajes de veludo que costumam aparecer em tais histórias. Tarquin Brook- Chatfield, duque de Sconce– conhecido como Quin pelos íntimos, que somavam exatamente duas pessoas–, parecia- se bem mais com um vilão do que com um herói de contos de fadas, e sabia disso perfeitamente bem.

“– Lembra-se daquela história antiga sobre a dama que foi considerada uma princesa de verdade porque sentiu que havia uma ervilha escondida sob seu colchão? Pois bem, esta é a minha versão. Nenhum príncipe é verdadeiro se obedecer à mãe. 
– Em vez de obedecer à noiva? – perguntou Georgiana. 
– Em vez de obedecer ao espírito da aventura.”

“Dessa vez ele não se incomodou pelas palavras desejadas não terem lhe ocorrido imediatamente: o que ele e Olivia sentiam era maior do que a linguagem. Era como a luz, percebeu. Algo comum, simples, que se partia num arco-íris quando examinado de perto. 

“Para Tarquin Brook-Chatfield, duque de Sconce, as palavras complicadas nunca tiveram a mesma força e encantamento que tinham antes de seu segundo casamento. Ele nunca se preocupava se conseguiria encontrar ou não as palavras certas. Havia apenas três que realmente importavam e que eram dignas de repetição: “eu amo você, eu amo você, eu amo você.”“Eu amo você.””

Título: Esse Duque é Meu
Título original: The Duke Is Mine
Série: Contos de Fadas
Volume: 3 na série original, 5 no Brasil
Autora: Eloisa James
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580419429
Ano: 2019
Páginas: 320
Compre: Amazon

Comente com o Facebook:

1 comentários:

  1. Essa capa é realmente feia! Na verdade, não gosto de nenhuma dessa série.
    Pena que não gostou do livro e, consequentemente, do desfecho da série (imagino como deve ser decepcionante quando ler toda uma série e não gostar do encerramento).

    Beijos.

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)