10.4.19

Resenha: Notes to Self: Essays - Emilie Pine


O LIVRO E A LEITURA

Em uma seção destacando obras escritas por mulheres em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres na biblioteca, a capa de Notes To Self me chamou atenção. A sinopse não revelava muito do conteúdo, mas mesmo assim fiquei curiosa para ler os ensaios da irlandesa Emilie Pine

Notes to Self reúne um total de 6 textos com temáticas diversas, mas que circulam as experiências pessoais da escritora com seu pai alcoólatra e outros relacionamentos familiares, sua juventude conturbada, sua luta para engravidar e, em seguida, lidar com um aborto, depressão, assim como conflitos menores dentro da experiência de ser uma mulher no final do século 20 e início do 21. A última temática, para mim, foi a mais interessante.

Pine relata pequenas anedotas de vivências em relação a sexismo no trabalho, distúrbio alimentar, violência sexual e psicológica, menstruação e fertilidade, a cultura que cria a sensação de obrigação nas mulheres de serem sempre agradáveis, quietas, femininas, etc. A autora relata o medo, a ansiedade, as inseguranças, a vulnerabilidade, a solidão, a força, a perseverança, a irmandade, as amizades, as alegrias, e muito mais sentimentos e sensações tão presentes para todas as mulheres de nossos tempos, o que torna a leitura de Notes To Self poderosa e com a qual me identifiquei em vários momentos.

Pine tem uma narrativa honesta, com boas pitadas de humor. Sua escrita flui com parágrafos não muito longos e uma linguagem simples (o que é especialmente positivo para quem, como eu, está começando a se acostumar a ler em inglês). Entretanto, em alguns dos ensaios a autora se deixou divagar mais do que necessário e poderia ter ido direto ao ponto. Mas, tais divagações ajudam a construir o tom confessional da obra. É como se estivéssemos lendo o diário da autora, exceto que ela fala conosco e até mesmo admite que está contando suas histórias de forma estratégica para captar o leitor sem perder o alívio que ela própria sente de colocar tais experiências no papel.

Pine mistura bem memórias pessoais com reflexões profundas sobre cultura, trabalho, feminismo, tempo e a vida como um todo, excedendo sua própria experiência e existência para abordar temas maiores e comuns a todos os humanos, especialmente as mulheres. Mesmo com uma narrativa boa e fluída, a obra é para ser lida devagar. Algumas experiências da autora são quase indigestas pela forma honesta com que ela as narra, por isso meu ritmo de leitura foi bastante lento. Contudo, como Notes to Self reúne ensaios, textos curtos e independentes, não ficamos perdidos ou entediados se passamos até vários dias sem pegar na obra.


CONCLUSÕES FINAIS 

Notes to Self não é nenhum livro revolucionário ou especialmente marcante, mas foi uma leitura interessante e boa para passar o tempo. A obra de Emilie Pine é especialmente interessante por nos fazer refletir sobre temas já muito abordados, mas de maneira única, já que tais reflexões vêm da experiência pessoal e singular de uma pessoa. O maior mérito de Notes to Self, para mim, foi perceber o quanto narrativas autobiográficas podem ser cativantes, intrigantes e ricas. Sempre preferi os mundos e pessoas inventadas, mas agora estou curiosa para ler mais obras não fictícias, assim como conjuntos de ensaios, como Notes to Self.

A EDIÇÃO

Notes to Self tem uma boa edição. A diagramação sem detalhes é perfeita para um livro com narrativa tão honesta, assim como o coração da capa, já que podemos dizer que Pine está mesmo expondo seu coração, alma e memórias no papel. Felizmente o texto tem um bom tipo e tamanho de fonte, assim como páginas cor de creme, que deixam a leitura mais confortável. Como disse, eu gostei bastante da capa de Notes to Self (foi o que despertou minha curiosidade sobre o livro), mas é uma pena que a capa seja de um material mole, que amassa e marca com facilidade.



Título: Notes to Self: Essays
Autora: Emilie Pine
Editora: Tramp Press
ISBN: 9781999700843
Ano: 2018
Páginas: 183
Compre: Amazon

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)