26.4.19

Resenha: The Art of Slow Writing - Louise DeSalvo


A AUTORA E O LIVRO

Louise DeSalvo (1942-2018) foi uma escritora, editora, professora e palestrante americana. Autora de diversos livros, ela era especialista em Virginia Woolf (sobre quem escreveu duas biografias), mas ficou conhecida por falar sobre a cultura ítalo-americana em suas autobiografias. DeSalvo, tendo ensinado escrita por décadas, também publicou sobre o assunto, sendo The Art of Slow Writing: Reflections on Time, Craft, and Creativity a última obra lançada antes de seu falecimento.

The Art of Slow Writing vai na direção contrária a maioria dos livros sobre escrita publicados nas últimas décadas. Em vez de focar em alta produtividade e publicação certeira, a proposta de DeSalvo é a escrita lenta e cuidadosa. A única regra para a autora parece ser escrever continuamente. Tirando o fato de advogar por um hábito de escrita diário, DeSalvo acredita que colocar palavras no papel é uma arte trabalhosa e lenta, que deve ser tratada com o devido cuidado e respeito, mas que é construída de forma diferente por cada pessoa.

The Art of Slow Writing aborda todos os subprocessos de se escrever um livro. Os capítulos falam desde a escolha e a maturação de uma ideia até a revisão e a publicação. Como manter-se criativo, como resolver problemas na trama, como encontrar a essência de uma obra, como dar o tom certo para a narrativa, e muito mais é tratado no livro. Além disso, The Art of Slow Writing propõe reflexões de como é uma vida dedicada a escrita, como mais do que um produto, um livro é obra de arte, uma marca que uma pessoa deixa no mundo. E DeSalvo fala de tudo isso não só contando sobre sua própria experiência, mas também de autores e estudantes aspirantes a escritores que conheceu, assim como personalidades famosas como Virginia Wolf e William Faulkner.


A LEITURA

Eu encontrei The Art of Slow Writing por acaso na biblioteca e, buscando uma inspiração para voltar a escrever, peguei o livro para ler. Demorei 2 meses para terminar e, apesar da obra ter seus pontos negativos, ela me entregou justamente o que eu queria: inspiração.

DeSalvo tem uma boa narrativa e, apesar de ser extenso e ter um vocabulário elegante (tanto que recomendo a obra só para quem já tem um nível muito bom no inglês), a leitura não é complicada. Os capítulos do livro são curtos e, entre as experiências da autora e casos da vida de escritores consagrados, há muitas dicas interessantes e valiosas sobre escrita. 

Contudo, se você busca um guia de como escrever ou ser mais produtivo, The Art of Slow Writing não é para você. O foco principal da obra é, na verdade, reflexões profundas sobre o ofício da escrita e como levar uma vida dedicada a ele. Tanto que, no final, acaba que a autora repete alguns assuntos e opiniões algumas vezes, só que com palavras diferentes. Seu ponto de vista sobre o assunto é muito claro: livros demandam muito trabalho, paciência e dedicação, são obras de arte que não podem ser apressadas.

Entretanto, apesar de romantizar a vida de um escritor, DeSalvo é bem realista em alguns pontos. Particularmente, sua proposta de escrita lenta me agradou especialmente por levar em conta que todos temos vidas ocupadas e que apenas uma privilegiada minoria pode se dedicar integralmente à escrita. Assim, as dicas de The Art of Slow Writing de como equilibrar estudos, trabalho, vida social, lazer e tudo mais com a escrita foram bastante valiosas e inspiradoras.

Também gostei que The Art of Slow Writing desconstrói a ideia do escritor como um ser mítico abençoado pela musa da criatividade. DeSalvo prega que qualquer um pode ser um escritor, desde que se dedique o suficiente, e não só escrevendo, mas lendo e estudando sobre o assunto. Mas, algo que senti falta foram reflexões e dicas voltadas para a escrita de ficção. A autora era, afinal, autoras de biografias e autobiografias, assim como grande parte dos outros escritores que ela cita. Assim, The Art of Slow Writing não tem muito a acrescentar em questão de como construir e desenvolver obras que não são pautadas na vida e experiências reais de uma pessoa.


CONCLUSÕES FINAIS - VALE A PENA LER?

Em resumo, The Art of Slow Writing é uma obra única e interessante sobre escrita. Mais mais do que dicas sobre manter um hábito de escrita e sobreviver ao processo de escrever um livro, a obra é focada em reflexões sobre a escrita como uma arte lenta e que pode tornar a vida de uma pessoa muito mais completa. O livro poderia ser mais curto, já que repete alguns assuntos, mas suas reflexões são interessantes e fazem com que o leitor reflita bastante.

A EDIÇÃO

The Art of Slow Writing apresenta uma edição simples. Como todos os livros paperback, a capa e contracapa são moles e sem orelhas, o que não gosto muito. A diagramação não traz muitos detalhes, mas o texto não apresenta erros e tem um bom tamanho e tipo de fonte. Felizmente as páginas são cor de creme. Eu gosto da capa de The Art of Slow Writing. Mesmo simples, o contraste entre as palavras e o fundo branco chama atenção, assim como um relógio com um ponteiro de lápis combina perfeitamente com a proposta do livro: uma reflexão sobre uma escrita mais lenta. The Art of Slow Writing não é perfeito, contudo, a leitura foi inspiradora e me ajudou a tentar voltar a ter um hábito de escrita, mesmo que seja só algumas poucas frases por dia, e é por isso que mais que recomendo o livro.

QUOTES FAVORITOS

“Slow writing is a meditative act: slowing down to understand our relationship to our writing, slowing down to determine our authentic subjects, slowing down to write complex works, slowing down to study literary antecedents.”

“I have some guiding principles I’ve evolved over the years: 
Establish a simple routine. (...)
Be realistic. (It’s better to commit to one hour we can manage than to three we can’t.)
Touch the work every day. (I write five days a week; weekends, I scribble thoughts into a process journal.)
Give yourself the gift of uninterrupted time.” pág. 22


Título: The Art of Slow Writing
Subtítulo: Reflections on Time, Craft, and Creativity
Autora: Louise DeSalvo
Editora: St. Martin's Griffin
ISBN: 9781250051035
Ano: 2014
Páginas: 336
Compre: Amazon

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)