Algo que todo amante de livros sabe é que eles são uma maneira quase que mágica de viajar sem sair do lugar. Através das páginas nos transportamos para mundos, lugares e tempos distantes, e nos deparamos com culturas interessantes e novas. Contudo, em algumas obras, não é só o leitor que viaja, mas os personagens também. E às vezes os protagonistas acabam indo parar em terras e momentos históricos distantes e estranhos a eles, graças a algo que ainda não é possível na vida real: viagem no tempo.
E não sei vocês, mas eu acho essa temática simplesmente incrível! É emocionante acompanhar os personagens viajando para o passado ou o futuro, tentando entender como essa realidade diferente da sua funciona e como voltar para seu tempo, ou permanecer no que está, sem causar alterações malucas na história. E como eu amo histórias com viagens no tempo, esses dias pedi dicas de leituras assim lá no grupo do Facebook de leitores do blog e resolvi fazer uma listinha com as indicações que recebi por lá e as minhas próprias! Conheça melhor as obras:
Leia também:
- 7 livros para conhecer o gênero Steampunk
- 6 livros distópicos para te fazer repensar o nosso mundo
- 7 livros que se passam em lugares inusitados
Leia também:
- 7 livros para conhecer o gênero Steampunk
- 6 livros distópicos para te fazer repensar o nosso mundo
- 7 livros que se passam em lugares inusitados
Outlander: A Viajante do Tempo - Diana Gabaldon
E claro que eu não podia começar esse post sem falar de uma das minhas séries queridinhas da vida, e uma das sagas de romance mais amada da atualidade. Você provavelmente já conhece ou até já leu a história de Diana Gabaldon. No primeiro livro, Outlander: A Viajante do Tempo, uma enfermeira inglesa celebra o final da Segunda Guerra com o marido, na Escócia, quando, sem qualquer intenção, acaba viajando para o passado através de pedras mágicas. Presa na violenta Escócia de 1743, ela acaba se aproximando de um jovem nobre guerreiro highlander, que talvez faça com que ela não queira mais voltar para seu próprio tempo.
Outlander é uma viagem no tempo para o leitor também, já que nos faz mergulhar no modo de vida e fatos históricos da Europa e, depois, dos Estados Unidos do final do século 18. Mais do que isso, a saga entrega um romance apaixonante e emocionante entre personagens complexos e muito fofos. Batalhas, disputas e intrigas políticas, amizades, magia e muito mais recheiam a trama. Os livros da série não são perfeitos, especialmente por serem volumes bastante longos, mas valem muito a pena a leitura para quem gosta das temáticas que ele apresenta. E também é bem legal devorar as obras e depois assistir o incrível (e fiel) seriado de TV que foi baseado nelas...
Conheça a série Outlander nas resenhas dos livros:
Perdida - Carina Rissi
Outra série que conquistou uma legião de fãs foi a nacional Perdida. Os quatro volumes de saga de Carina Rissi trazem a incrível história de amor de uma jovem dos nossos tempos que, através de um misterioso celular, acaba indo parar no passado. Lá, ela conhece um cavalheiro digno dos romances de Austen que tanto ama, mas não sabe se um homem tão gentil e apaixonante será o suficiente para fazê-la se acostumar com costumes tão diferentes do seu. Com um gostinho brasileiro, já que se passa no nosso país, Perdida entrega um romance com viagem no tempo divertido e rápido de ler. Eu não cheguei a ler os demais livros da saga, mas todos foram sucessos de venda, então acho melhor correm para ler tudo antes que a história chegue aos cinemas!
Compre os livros: P.R.A.T.A - O Restaurante no Fim do Universo
P.R.A.T.A: O Assassino Relutante - Eoin Colfer
O Assassino Relutante, primeiro volume da série P.R.A.T.A. de Eoin Colfer é pura aventura, ação e mistério. A história nos apresenta a uma agente mirim do FBI cuja missão é ficar de olho em uma máquina estranha. A missão entediante parecia ser mais uma punição até que um dia a tal máquina acaba mandando a garota para a Inglaterra vitoriana e ela precisa encontrar e deter um cruel e sangrento mágico, que também é um assassino de aluguel. Apesar de ser um livro juvenil, O Assassino Relutante agrada perfeitamente o público mais velho ao oferecer um suspense extremamente bem construído e uma história recheada de emoção, lutas, sangue e pitadas de ironia. A trama foi muito bem bolada e traz tensão do início ao fim. A sensação ao ler O Assassino Relutante é de estar assistindo a um bom filme de ação com agentes secretos, uma espécie de 007 feito para os jovens de hoje. Impossível resistir aos mistério, segredos e viagens do tempo dessa história!
O Restaurante no Fim do Universo - Douglas Adams
No segundo volume da série Guia do Mochileiro das Galáxias, Arthur Dent e seus amigos enfrentam um problema gigantesco: onde almoçar? E como nada é simples para Arthur, Ford, Tricia, Zaphod e Marvin, coisas malucas acontecem, como a visita sobrenatural de um antepassado de Zaphod. Quando finalmente chegam ao seu destino, o Restaurante no Fim do Universo, mais confusões e até mesmo viagens no tempo se seguem, afinal, Zaphod esconde segredos e uma missão: encontrar o ser que rege todo o universo.
Apesar da leitura arrastada e um pouco confusa no início, O Restaurante no Fim do Universo é bem mais ousado que o primeiro volume da saga e traz situações completamente inusitadas e bizarras, além de críticas ainda mais afiadas. A obra basicamente narra a busca dos personagens pelo homem que rege o universo, mas o autor não critica Deus ou mesmo sua existência, e sim o modo como vemos Deus e como entendemos a nossa espiritualidade. O Restaurante no Fim do Universo também surpreendente com seu cenário, um restaurante localizado em uma fenda temporal no instante em que o universo terminará. Contudo, no exato segundo antes que o universo exploda de vez, o restaurante volta para algum lugar do passado. O Restaurante do Fim do Universo não é um livro perfeito, ou um obra que possa ser lida separada das outras da saga, mas que vale muito a pena ler pela sua criatividade e acontecimentos malucos.
Compre os livros: A Mulher do Viajante do Tempo - Kindred
A Mulher do Viajante do Tempo - Audrey Niffenegger
Viajar no tempo pode ser incrível... mas não quando é algo recorrente que você não pode controlar. Esse é o caso do protagonista desse livro, que sofre de um distúrbio genético raro que faz com que, de tempos em tempos, ele viaje para momentos importantes do seu passado ou futuro. E por mais que possa ser interessante conhecer a sua esposa quando ela tinha apenas 12 anos, a habilidade também o priva de muitos momentos ao lado da mulher que ama. Contudo, o amor intenso desse casal vai ajudá-los a superar sua história não-convencional com o tempo.
A Mulher do Viajante do Tempo é uma narrativa envolvente e incrível, que nos desafia a acreditar no amor mesmo nas piores das situações. É emocionante ver o mocinho sofrendo por não poder controlar suas viagens, e a mocinha repentinamente se vendo mais uma vez sozinha e sem saber quando reencontrará o amor da sua vida. Mas a leitura do livro de Audrey Niffenegger não é triste e mesmo o livro sendo extenso, ele nos cativa com sua narrativa inteligente e reflexões sobre tempo, relacionamentos, amor, saudade e mais. Para quem gosta de romance e ficção cientifica que fogem do óbvio, essa obra é uma excelente pedida!
Kindred - Octavia E. Butler
Agora falando de livros sobre viagem no tempo que me recomendaram, Kindred também é uma obra que desafia clichês. Sua autora, Octavia E. Butler, é conhecida como a Grande Dama da Ficção Científica. Kindred conta a história de uma jovem mulher americana negra dos anos 70 que, sem explicação, acaba viajando para 1815. Lá, ela salva um garoto que estava se afogando, mas quase perde a própria vida. Em um tempo perigoso para uma mulher negra desacompanhada e sem documentos, a protagonista conhece seus ancestrais, uma mulher negra escravizada e um escravocrata branco. E, enquanto tenta entender a complicada dinâmica das relações de poder de uma comunidade agrícola que emprega escravidão, ela ainda terá que garantir sua sobrevivência não só nesse tempo, mas no futuro, já que qualquer ato impensado pode fazer com que ela nunca tenha nascido.
Kindred não deve ser uma obra fácil de ler, mas daquelas que todo mundo deveria devorar. Resenhas apontam que a obra fala de forma brilhante sobre escravidão nos Estados Unidos colonial e racismo, assim como a consequência de ambos para os descendentes dos escravizados que vivem em uma sociedade em que ser livre pela lei não os torna menos prejudicados socialmente. O livro também parece trazer um olhar especial para as mulheres negras, mostrando como, além de tudo que enfrentam por causa de sua cor, elas também precisam lidar com o abuso sexual e psicológico, lutar diariamente para serem donas dos próprios corpos e para serem ouvidas. E com tantas recomendações positivas sobre esse livro, nem preciso dizer que estou louca para ler Kindred, não é mesmo?
Véu do Tempo - Claire R. McDougall
Para quem gostou de Outlander e romances de época com viagem no tempo para a Escócia, essa e a próxima recomendação são pedidas certas! Em Véu do Tempo, a mocinha luta contra a epilepsia, a morte da filha e o fim do casamento. Para tentar superar todas essas coisas, ela se muda para uma casa de campo nas ruínas de Dunadd, o local histórico que um dia foi a sede da realeza da Escócia. Contudo, um dia, ela tem uma convulsão e acorda no século 8, onde conhece um príncipe escocês que a atrai imediatamente. Mas, será que a mulher conseguirá deixar toda a sua vida no futuro para trás para investir nesse novo amor? Eu encontrei opiniões bem mistas sobre Véu do Tempo, alguns leitores dizem que o livro é emocionante e surpreendente, outros que não conseguiram se conectar muito com os personagens e a história. Contudo, a temática por si só já deve fazer valer a pena ler a obra, assim como a possibilidade de aprender um pouco sobre a Escócia do século 8 em meio a um romance marcado por mistérios e ação.
Para quem gostou de Outlander e romances de época com viagem no tempo para a Escócia, essa e a próxima recomendação são pedidas certas! Em Véu do Tempo, a mocinha luta contra a epilepsia, a morte da filha e o fim do casamento. Para tentar superar todas essas coisas, ela se muda para uma casa de campo nas ruínas de Dunadd, o local histórico que um dia foi a sede da realeza da Escócia. Contudo, um dia, ela tem uma convulsão e acorda no século 8, onde conhece um príncipe escocês que a atrai imediatamente. Mas, será que a mulher conseguirá deixar toda a sua vida no futuro para trás para investir nesse novo amor? Eu encontrei opiniões bem mistas sobre Véu do Tempo, alguns leitores dizem que o livro é emocionante e surpreendente, outros que não conseguiram se conectar muito com os personagens e a história. Contudo, a temática por si só já deve fazer valer a pena ler a obra, assim como a possibilidade de aprender um pouco sobre a Escócia do século 8 em meio a um romance marcado por mistérios e ação.
Brumas do tempo - Karen Marie Moning
Brumas do Tempo é o primeiro livro da série Highlanders, de Karen Marie Moning, mas pode ser lido como um volume único. Na trama, uma mulher dos dias de hoje é transportada para a Escócia do século 16, onde é obrigada a se casar com um lorde conhecido por ser imbatível na batalha e na cama. Claro que a jovem quer voltar para nosso confortável tempo, mas seu sedutor marido coloca seus planos em risco. A semelhança com Outlander é grande, mas parece que, na verdade, Brumas do Tempo é uma releitura de Sonhos de Uma Noite de Verão. O livro recebeu muitas avaliações positivas dos leitores e parece misturar bem romance de época, mistérios sobrenaturais, clã de guerreiros escoceses com poderes e viagem no tempo!
- Conheça mais romances de época que se passam na Escócia
O Projeto Jane Austen - Kathleen A. Flynn
Se você é fã de Orgulho e Preconceito ou Razão e Sensibilidade, e já desejou poder voltar no tempo para conhecer a escritora, precisa ler O Projeto Jane Austen. Na trama, uma médica e um ator, ambos apaixonados pela autora, viajam no tempo com a missão de encontrá-la, ganhar sua confiança e roubar um de seus manuscritos. Mas conforme se inserem na vida de Austen, a médica, em especial, se vê apegada a autora, e tenta descobrir qual é a doença que vai tirar a vida dela. Será que ela será capaz de ajudar sua escritora favorita sem alterar por completo o futuro? Apesar das resenhas de O Projeto Jane Austen serem um pouco negativas, ainda assim parece valer a pena ler o livro se você é fã do trabalho da famosa escritora inglesa e curte a temática de viagem no tempo.
De Volta Aos Quinze - Bruna Vieira
Nem sempre é preciso viajar para tempos muito distantes para viver uma aventura incrível. No nacional De Volta Aos Quinze, primeiro livro da duologia Meu Primeiro Blog, a protagonista de 30 anos acidentalmente é sugada de volta para seu ensino médio. Insatisfeita com sua vida atual e com a pessoa que se tornou, ela estava vendo uma postagem antiga de um blog que criou aos 15 anos quando repentinamente se vê de volta aquela idade, mas com sua cabeça de 30. E é claro que a protagonista vai tentar fazer escolhas melhores dessa vez, o que a fará viver momentos emocionantes, mas cheios de tensão, drama e romance. Uma história sobre escolhas e segundas chances, De Volta Aos Quinze parece ser uma obra leve e rápida de ler, além de muito fofa.
- Para todos os gostos: 6 livros nacionais que você precisa conhecer
O Projeto Jane Austen - Kathleen A. Flynn
Se você é fã de Orgulho e Preconceito ou Razão e Sensibilidade, e já desejou poder voltar no tempo para conhecer a escritora, precisa ler O Projeto Jane Austen. Na trama, uma médica e um ator, ambos apaixonados pela autora, viajam no tempo com a missão de encontrá-la, ganhar sua confiança e roubar um de seus manuscritos. Mas conforme se inserem na vida de Austen, a médica, em especial, se vê apegada a autora, e tenta descobrir qual é a doença que vai tirar a vida dela. Será que ela será capaz de ajudar sua escritora favorita sem alterar por completo o futuro? Apesar das resenhas de O Projeto Jane Austen serem um pouco negativas, ainda assim parece valer a pena ler o livro se você é fã do trabalho da famosa escritora inglesa e curte a temática de viagem no tempo.
De Volta Aos Quinze - Bruna Vieira
Nem sempre é preciso viajar para tempos muito distantes para viver uma aventura incrível. No nacional De Volta Aos Quinze, primeiro livro da duologia Meu Primeiro Blog, a protagonista de 30 anos acidentalmente é sugada de volta para seu ensino médio. Insatisfeita com sua vida atual e com a pessoa que se tornou, ela estava vendo uma postagem antiga de um blog que criou aos 15 anos quando repentinamente se vê de volta aquela idade, mas com sua cabeça de 30. E é claro que a protagonista vai tentar fazer escolhas melhores dessa vez, o que a fará viver momentos emocionantes, mas cheios de tensão, drama e romance. Uma história sobre escolhas e segundas chances, De Volta Aos Quinze parece ser uma obra leve e rápida de ler, além de muito fofa.
- Para todos os gostos: 6 livros nacionais que você precisa conhecer
A Máquina do Tempo - H. G. Wells
E para finalizar, dois clássicos da fantasia e da ficção científica para quem quer mergulhar de cabeça na temática de viagem do tempo. Na verdade, A Máquina do Tempo é considerado justamente o livro que deu início a esse tipo de história. Primeira obra publicada de H. G. Wells lá em 1895, o livro é narrado por um cientista que, através de sua máquina do tempo, viaja do século 19 para o ano de 802701. Nesse futuro distante, ele descobre que o sofrimento da humanidade foi transformado em beleza, felicidade e paz e que a Terra é habitada pelos dóceis Eloi, uma espécie que descende dos seres humanos. Contudo, os Eloi parecem ter medo do escuro e em túneis subterrâneos vivem os seus inimigos, os Morlocks. Quando a máquina do tempo do narrador some, ele é obrigado a descer às profundezas para recuperá-la e voltar ao seu presente. Inovador e cheio de reviravoltas, A Máquina do Tempo também conquista por sua narração rica em detalhes. O livro com certeza está na minha listinha de obras para ler antes de morrer!
Uma Dobra no Tempo - Madeleine L'engle
Madeleine Engle também fez história dentro fantasia e da ficção científica. Seu livro mais famoso, Uma Dobra no Tempo, deu origem a uma saga celebrada por sua criatividade e sensibilidade (e a uma adaptação da Disney muito bem recebida pelo público). Na trama, o pai de uma jovem pesquisava a possibilidade de fazer viagens no tempo e no espaço dentro da quinta dimensão quando desaparece misteriosamente. A garota, claro, quer trazer seu pai de volta, mas, para isso, deverá descobrir algo que ela possui e que é mais poderoso do que qualquer força maligna. Além do pai, ela precisa salvar a si mesma e a todo o universo, em uma aventura extraordinária, mas perigosa. Uma Dobra no Tempo já ganha muitos pontos por trazer uma protagonista feminina como heroína, mas também encanta leitores com uma trama emocionante e personagens cativantes.
E esses são os 12 livros sobre viagem no tempo que já li e que me recomendaram! O que acharam das indicações? E qual seu livro favorito com essa temática?
Eu nuca li nenhum desses! Na verdade, acho que nunca li nenhum livro que tratasse esse assunto (comecei uma vez mas a leitura não engrenou). Tenho muita vontade de ler vários que indicou no post, principalmente Outlander, Perdida e Uma dobra no tempo :)
ResponderExcluireu achei que o livro perdida da autora Carina Rissi foi um dos melhores te faz querer ler mais e mais. Gostaria muito se tivesse tipo uma continuação desse livro , é um livro que te prende, ainda mais pra quem gosta de romance e viagens no tempo. adoro os livros da Carina Rissi
ResponderExcluirEle tem uma continuação
Excluirsão 5 livros
ExcluirAmo esse tipo de leitura.
ResponderExcluirJá li alguns desses e coloquei os outros na lista, claro.
Sem dúvida alguma vou ler!. Sou simplesmente apaixonada em livros de romance e viagens no tempo, adicionei todos a minha lista de 2020.
ResponderExcluirEu cai aqui de paraquedas e amei as indicações.
ResponderExcluirEu estou procurando um livro com essa temática, mas não lembro o nome. Conheço pessoas que leram mas também não lembram o nome. Vou deixar o que lembro dele aqui e se alguém puder me informar, eu serei grata.
Sinopse (como eu me recordo): Na história uma menina tinha acabado de voltar do enterro da avó, e quando chegou em casa foi ler um caderno (ou livro) que pertencia a avó dela, e tinha a especificação de usar as luvas e óculos para ler o caderno/livro. No momento em que ela abriu o livro ela teve meio que uma viagem no tempo e voltou para o ano em que foi inaugurada a primeira ferrovia brasileira e ela acaba ficando um tempo por lá com a avó dela explicando como era o mundo antes das tecnologias atuais, e no final acho que ela consegue voltar.
Gente queria o nome de um livro que um duque viaja para o passado ou futuro e se apaixona por uma garota
ResponderExcluirEu li PERDIDA da Carina Rissi e simplesmente amei. É uma leitura cativante, despretensiosa e mais: é Romance Brasileiro. Amo Essa temática de livro. Super Recomendo os livros da Carina.
ResponderExcluirNovembro de 63 de Stephen King é disparado meu livro favorito de viagem no tempo, romance com ficção científica, simplesmente perfeição.
ResponderExcluirAmo viagens no tempo , indico Revivente, Matéria Escura ( universos paralelos ) , a série Tempest ( é basicamente sobre agentes do tempo, são 3 livros ) .
Estou procurando um livro que conta a história de uma mulher que amou três homens na vida, mas o último foi o que mais marcou ela, pois ele tinha vindo do Futuro pra tentar salvar a noiva dele que era filha da protagonista, mas ele acaba se apaixonando pela mãe da noiva dele, que é a protagonista.
ResponderExcluirNunca mais achei esse livro li uma vez na biblioteca da minha escola e não acho mais de jeito nenhum.
Oi, vc acho o nome desse livro? Também estou procurando
ExcluirOIIIIIIIIIIIIIIE!
ResponderExcluirPRIMEIRO TE AMO! Achei o livro que queria muito ler aqui!
Segundo, estou procurando um livro que li um tempo atras, então minha memoria dos detalhes é falha, mas é mais ou menos assim.
O livro se passa em um mundo magico, onde a personagem viaja pra outro mundo (com magia envoldido, ela é do mundo moderno) e cai em uma ilha que tem algusn irmão, salve engano são 5, que foram presos nessa ilha, e não tem contato com quase ninguem além da ilha.
Olá pessoal, estou a procura de um livro também!!! Há muitos anos li um livro que me fez chorar horrores!! O que não foi lá muito difícil pois era uma adolescente, gordinha de óculos e poucos amigos que adorava romances de bancas.
ResponderExcluirMas enfim... Na história, a "mocinha" encontra um homem desmemoriado na praia depois de uma tempestade e descobrem mais tarde que ele é de um século atrás. Ele se apaixonam se casam para que ele possa ter documentos, porém o fantasma do passado "passado" (rsrsrs), os atormenta com o perigo eminente de ele de repente voltar magicamente, assim como apareceu! O livro é apaixonante, humorado e emocionante ( em especial quando há uma tempestade e ela se apavora com a possibilidade de perde-lo.) Se alguém tiver ou souber o nome, por favor ajude-me a encontrar!!!
Também procuro por um livro, rsrsrs. Na história a personagem principal viaja aos Estados Unidos e ao comprar uma peça num antiquário (um camafeu) viaja no tempo para uma fazenda onde conhece o outro personagem principal Richard que sempre esperou pelo retorno dela. É um livro curto, acho que da década de 1990, não sei se é de autor brasileiro, mas não consigo lembrar o nome.
ResponderExcluir
ResponderExcluirHey alguém sabe qual é esse livro??
A personagem principal sofre um acidente de carro onde estava ela, o namorado e a amiga (irmã do namorado dela), mas só ela e o namorado sobrevivem e ela ficou com uma grande cicatriz em um lado do corpo, então um tempo depois eles se reencontram quando ela vai para o chalé da tia dela e descobre que ela trabalha e vive lá e vão ter que dividir o lugar
Impressionante que quase nenhuma lista de livros de viagem no tempo fala de uma das melhores sagas, Operação Cavalo de Tróia de J J Benítez
ResponderExcluir