O LIVRO
Ikigai - Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz foi publicado original em 2016, em espanhol, sendo basicamente um resumo das pesquisas dos escritores Héctor Garcia e Francesc Miralles sobre longevidade e sua visita a Okinawa, uma ilha japonesa conhecida por ser lar de muitos centenários. A obra é dividida em 9 capítulos, que explicam desde a filosofia e a dieta pautados sobre o conceito de “Ikigai”, até alguns segredos antienvelhecimento, exercícios que promovem a vida longa e os conselhos de alguns dos centenários mais famosos da história.
O livro Ikigai já começa explicando que:
“Segundo os japoneses, todo mundo possui um ikigai, o que um filósofo francês traduziria como raison d’être, razão de viver. (...) De acordo com os nativos de Okinawa, a ilha com maior índice de centenários do mundo, o ikigai é a razão pela qual nos levantamos pela manhã.” pág. 20
Partindo do princípio “Ikigai”, que seria algo como ter uma missão/objetivo de vida, Garcia e Miralles dissecam outros fatores presentes em Okinawa e outros lares de centenários pelo mundo que têm demonstrado serem importantes para a longevidade, como praticar exercícios diariamente, manter relacionamentos próximos e saudáveis, comer moderadamente e com uma ampla variedade de nutrientes, entre outros.
A LEITURA
Eu conheci Ikigai - Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz na internet, por acaso, mas fiquei imediatamente curiosa para ler a obra, que não me decepcionou. Diferente de outros livros similares, algo que gostei bastante é que Ikigai não se propõe a ser algo revolucionário ou se tornar uma receitinha pronta que você deve seguir fielmente para mudar seu estilo de vida. O livro foge do estilo autoajuda e aposta mais em um formato científico, o que me agradou muito. Todos os dados apresentados em Ikigai (coisas como o já famoso “beber vinho todo dia é bom para a saúde”) vem de uma base científica, de artigos e livros gerados por pesquisas sérias (que estão listadas nas últimas páginas da obra).
Contudo, Ikigai em si não é um livro instrucional, ele se utiliza de tal arcabouço teórico para exemplificar e reforçar as descobertas que os próprios autores fizeram em Okinawa, quando observaram e interagiram com centenários japoneses em busca dos “segredos” da longevidade e da felicidade. E, para a leitura, essa mistura de experiência de campo com teoria é muito interessante, já que torna o livro fluído e gostoso de ler. Os temas abordados em Ikigai foram organizados de forma bastante inteligente, de modo que um capítulo complementa e reforça bem o anterior e o seguinte. Os autores ainda têm uma escrita bastante uniforme, simples e objetiva, perfeita para esse tipo de livro.
“O segredo é aceitar que há certas coisas sobre as quais não temos controle, como a passagem do tempo ou a natureza efêmera do que nos rodeia.” pág. 182
O que mais gostei em Ikigai foram as dicas práticas e simples, baseadas em pesquisas científicas, que podemos agregar a nossa rotina para ter um estilo de vida mais saudável e, quem sabe, uma vida mais longa. O livro, em momento nenhum, promete te fazer um centenário e quando aborda alguns dos hábitos que, pelo contrário, são apontados pelas pesquisas como redutores da qualidade de vida, não é de maneira que te faz sentir culpado ou pressionado para mudar imediatamente. Outros livros que falam sobre mudanças de hábito e qualidade de vida trazem uma abordagem mais agressiva, do tipo “você precisa mudar agora e exatamente do jeito que estou falando”, mas não é o caso de Ikigai.
Algumas pessoas até podem achar o livro raso ou simplista, já que ele não se aprofunda demais nas temáticas que aborda e dá conselhos que, apesar de serem pautados em pesquisas, são coisas que todo mundo já sabe que faz bem, como diminuir o estresse e comer mais frutas e verduras. Contudo, foi essa simplicidade aparente de Ikigai que me conquistou, já que a obra, para mim, serviu menos de guia de mudança de vida e mais como uma inspiração para mudar. Além disso, é bastante interessante ler sobre Okinawa, a ilha dos centenários, e sobre cultura japonesa em geral que é abordada no livro.
CONCLUSÕES FINAIS – VALE A PENA LER ?
Em resumo, Ikigai - Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz é uma leitura fácil e rápida. Com uma escrita objetiva e capítulos curtos, a obra é uma apresentação ao conceito japonês de “Ikigai” e como ter um objetivo de vida, assim como ter determinados hábitos saudáveis, podem ser o segredo da longevidade. Sem pretensão de ser revolucionário, o livro é bem interessante para quem gosta do assunto, assim como quem quer se inspirar para adquirir um modo de vida mais equilibrado, saudável e, quem sabe, longevo. As dicas sobre alimentação, exercício, e modo de encarar a vida dadas em Ikigai - Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz são simples, e fáceis de ser colocadas em prática, o que torna a leitura ainda mais atrativa.
QUOTE FAVORITO
“A arte, sob todas as suas formas, é um ikigai com o poder de nos dar felicidade e propósito na vida. Desfrutar da beleza ou cria-la não custa dinheiro, é algo a que todos têm acesso.” pág. 60
Título: Ikigai - Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz
Título original: Ikigai: Los secretos de Japón para una vida larga y feliz
Autores: Héctor García e Francesc Miralles
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788551002797
Ano: 2018
Páginas: 208
Compre: Amazon
0 comentários:
Postar um comentário
Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.
(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)