Viver é um negócio complicado, seja na ficção, ou na vida real. Como os personagens de livros, todos nós temos problemas, dúvidas, medos e inseguranças. E, de tempos em tempos, todo mundo sente que está naquela parte da obra em que nada dá certo para o protagonista e ele comete uma mancada atrás da outra. Mas, os mocinhos de livro, na maioria das vezes, acabam superando suas dificuldades e encontrando seu final feliz.
Claro que no mundo real não é tão fácil assim e não existe isso de "viveram felizes para sempre". Contudo, podemos aprender uma coisa ou outra sobre superação nos livros que lemos. E foi pensando nisso que reuni 8 trechos de livros incríveis e cheios de inspiração para quem está tendo um dia ruim. Se as coisas estão difíceis para você hoje, respire fundo algumas vezes e lembre-se de que tudo é passageiro. E, para te ajudar a manter pensamentos positivos em mente, aqui vão alguns trechos que podem muito bem ser mantras poderosos:
Leia também:
- 10 trechos engraçados de romances de época
“O segredo é aceitar que há certas coisas sobre as quais não temos controle, como a passagem do tempo ou a natureza efêmera do que nos rodeia.”
Ikigai - Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz, de Héctor García e Francesc Miralles, é pura inspiração. Vivemos na era da ansiedade. E sim, com tantas responsabilidades que cada um carrega, é difícil não se preocupar. Mas uma boa maneira de tenta reduzir a ansiedade é lembrando que há coisas que você pode mudar e outras que não. Se concentrar nas coisas que eu realmente posso alterar me ajuda muito a não pirar com coisas que vão continuar as mesmas independente do tanto que me preocupo com elas.
- Leia a resenha completa e veja fotos de Ikigai
“- Desculpe. Eu tenho problemas.
- Todo mundo tem, Angie. Isso não significa nada.”
Esse quote de Aos Dezessete Anos (da Ava Dellaira) é simples, mas poderoso. Parece óbvio, mas às vezes esquecemos: todo mundo tem problemas. Todo mundo passa por dificuldades. Eu amo esse trecho em especial porque é um bom lembrete que não estou sozinha e que, como as outras pessoas, posso encontrar um jeito de superar as minhas questões.
Autoestima é uma coisa difícil de manter. Dois minutos no Instagram é o suficiente para se sentir péssimo consigo mesmo, seja porque não tem o corpo de modelo ou porque não está viajando para todos os lugares do mundo. Além de não seguir contas que não te fazem bem, uma boa dica é lembrar que, literalmente, não existe ninguém igual a você nesse mundo. Então sim, você guarda em si um universo interessante e que vale a pena ser explorado.
“Fracassar significa se despojar do que não é essencial. Parei de fingir para mim mesma que eu era qualquer coisa além do que realmente era.”
Não sou em que estou falando e sim a incrível J.K. Rowling (no seu livro Vidas Muito Boas). Aprenda com os seus fracassos, mas não fique revivendo cada um deles. Todo mundo erra, todo mundo perde. Essa é a vida, melhor (e mais produtivo) continuar em frente e começar a contar os sucessos.
Novamente, a autora de Harry Potter falou pouco, mas falou bonito. Seria incrível receber uma carta para Hogwarts? Claro que sim. Mas você não precisa ser um bruxo para fazer o que quer e transformar a sua vida e o mundo ao seu redor.
- Leia a resenha completa e veja fotos de Vidas Muito Boas
- Leia a resenha completa e veja fotos de Vidas Muito Boas
“Talvez parte de se apaixonar por alguém também seja se apaixonar por si mesmo. Gosto de quem sou com ela. Gosto de dizer o que estou pensando. Gosto de prosseguir apesar dos obstáculos que ela coloca. Normalmente eu desistiria, mas não hoje."
O Sol Também é uma Estrela (Nicola Yoon) traz esse e muitos outros trechos divinos. Ter relacionamentos é ótimo e essencial para todo mundo. Mas se você não for feliz consigo mesmo, antes de tudo, nunca vai ser feliz com ninguém. E se você se sente pior ao lado de uma pessoa, se ela te coloca para baixo ou te faz ser quem não quer ser, talvez seja bom não estar com essa pessoa.
- Leia a resenha completa e veja fotos do livro
- Leia a resenha completa e veja fotos do livro
Eu amo esse quote de Tash e Tolstói, de Kathryn Ormsbee. Nada é para sempre, nada é imutável. O dia de hoje pode ter sido difícil, mas o de amanhã ainda não foi definido e pode ser muito melhor. Nunca perca a esperança, nunca pare de batalhar para ser melhor e mais feliz. É na verdade uma benção que tudo muda o tempo todo. Se nos acostumamos com as mudanças, estamos prontos para qualquer coisa.
- Saiba mais na resenha de Tash e Tolstói
“- O mundo pode ser um lugar bonito - insiste Jane, séria; firme no olhar, firme na voz. - Não se esqueça disso. - Ela se recosta na cadeira e apaga o cigarro na tigela. - E não abra mão dele.”
Se o Instagram não faz sentir mal, imagina o jornal das sete. Com tantas notícias ruins circulando o tempo todo, na televisão e na internet, é fácil se esquecer que o mundo é um lugar cheio de belezas. Você só precisa achá-las. Não desista de procurar as coisas boas no mundo e na vida. O trecho é do suspense A Mulher na Janela, de A.J. Finn.
- Leia a resenha completa e veja fotos de A Mulher na Janela
- Leia a resenha completa e veja fotos de A Mulher na Janela
Bem, e esse foi o post de hoje. Gostaram desses trechos tanto quanto eu? E que livro te deixa mais inspirado em um dia ruim? Não deixe de comentar!
Olá! Parabéns pelo post.
ResponderExcluirA vida real arrasta-nos numa maré às vezes melhor outras vezes pior. Na minha opinião ler um bom livro é o melhor método para levantar o nosso ânimo, pelo menos para quem adora ler como nós! Beijinho :)
Mundo da Fantasia