Mais um ano começa e, com ele, mais uma batalha para equilibrar tempo e leituras! E um dos modos que encontrei para não perder meu hábito de ler é fazer tanto metas quanto listinhas de obras que quero devorar no novo ano. Em 2019, mais uma vez vou tentar ler um total de 70 livros, algo em torno de 6 por mês. E eu já separei algumas obras que quero muito tirar da minha (longa) listinha de "quero ler". Com obras desde não-ficção, sobre assuntos diversos como arrumação e escrita, a distopias e romances de época, minhas leituras desse ano prometem ser bastante diversas. Assim, sem mais delongas, conheçam os 8 livros que quero, e necessito, devorar em 2019!
Leia também:
- 8 livros que preciso ler em 2018
- Os meus 10 livros favoritos de 2018
- 7 livros que vão virar filme em 2019
Compre: A Mágica da Arrumação - A Nuvem
Faz algum tempo que minha mãe me recomendou o livro da Marie Kondo. Em busca de me tornar um pouco mais organizada, eu coloquei A Mágica da Arrumação na minha lista de leitura, mas acabei passando muitas outras obras na frente. Contudo, quando o programa da autora (Tidying Up With Marie Kondo, ou Ordem na Casa, como foi chamado aqui no Brasil), estreou na Netflix, eu logo corri para assistir e me apaixonei.
O que eu acho interessante sobre a técnica da japonesa para colocar a casa e a vida em ordem é que ela se baseia não no que você precisa ou usa, e sim no que te traz alegria, felicidade. Mais do que se livrar das suas coisas, Marie Kondo traz uma filosofia de desapego do que você não gosta e valorização do que você gosta, de forma em que você adapta os objetos da segunda categoria para o espaço de armazenamento que você tem na sua casa. Tenho certeza que A Mágica da Arrumação é um livro muito interessante e que impacta nossa vida de forma prática, então mal posso esperar para lê-lo esse ano.
Em 2018, devorei O Ceifador, do Neal Shusterman, uma distopia incrível que fala sobre poder, corrupção, tecnologia e, principalmente, a importância filosófica da morte para dar sentido a vida. Assim, em 2019, quero terminar o segundo livro da trilogia Scythe, A Nuvem. Dando continuação aos acontecimentos do primeiro volume, a obra promete uma emocionante e impactante reflexão: o mal deve ser reprimido com violência e medo, ou combatido com compaixão e perdão? Mais do que isso, a obra também nos faz refletir se a tecnologia, em especial a inteligência artificial, sendo criada por seres humanos imperfeitos, pode ser perfeita e imparcial, e se o deve ser. Eu estou nas cem primeiras páginas de A Nuvem ainda, mas já adorando a obra. Foi uma escolha certeira para começar o ano bem!
Em 2018, Margaret Atwood se tornou uma das minhas autoras favoritas. Sua narrativa envolvente e tramas críticas me fizeram ter, como meta, conhecer mais de seus livros em 2019. Assim, esse ano quero ler Oryx e Crake, uma de suas obras mais famosas depois de O Conto da Aia. O livro também se trata de uma distopia, mas cuja trama chama atenção por conter criaturas biologicamente modificadas e tomadas pelo vício num mundo pós-apocalíptico. Oryx e Crake é o primeiro de uma trilogia que inclui O Ano do Dilúvio e se encerra com Maddadão (ainda inédito no Brasil). E com essa nova, e linda edição da Rocco, mal posso esperar para ter Oryx e Crake em mãos.
Conheça melhor a autora:
E pelo segundo ano seguido Erika Johansen entra para minha listinha de autores que preciso conferir durante o novo ano. Não posso me despedir de 2019 sem devorar O Destino de Tearling, último volume da trilogia A Rainha de Tearling. Os livros anteriores foram simplesmente fascinantes e emocionantes, em sua mistura de fantasia medieval e distopia. O final do segundo livro foi de tirar o fôlego e O Destino de Tearling promete encerrar a história da saga com mais disputas pelo trono e magia no confronto final entre as duas protagonistas igualmente fortes, empoderadas e inspiradoras. Não vou me surpreender nem um pouco se O Destino de Tearling acabar sendo um dos meus livros favoritos de 2019!
Leia também:
Obviamente não poderiam faltar romances de época na minha listinha de leitura para 2019! Estou bastante ansiosa para devorar Um Estranho Irresistível, quarto livro da série Os Ravenels. Eu estou amando essa saga da Lisa Kleypas, com seus casais explosivos, mocinhas empoderadas e situações surpreendentes, com pitadas de mistério e ação, além de romance, claro. E Um Estranho Irresistível promete ser uma leitura muito emocionante, já que a heroína é uma médica cheia de personalidade, e o mocinho é um ex-detetive bem galante. Os dois personagens já apareceram nos volumes anteriores e me cativaram bastante. Agora mal posso esperar para ler a história de amor deles!
Conheça a série:
Madeline Hunter é uma autora que me causa sentimentos bem conflitantes. Se por um lado gosto que suas tramas sempre fogem do esperado, por outro, o desenvolvimento das mesmas às vezes deixa a desejar. Contudo, estou bastante curiosa para ler O Duque Mais Perigoso de Londres, livro 1 da série Decadent Dukes Society. Já me chamou atenção logo de cara a heroína ser uma jornalista que não quer se casar, eu amo obras de época com mocinhas empoderadas. Contudo, parece que a história também envolve sede de vingança por parte do mocinho, assim como muita sedução, então imagino que é um romance com muitas reviravoltas e emoções. Definitivamente O Duque Mais Perigoso de Londres é uma obra que preciso conferir em 2019!
Compre: Meu Menino Vadio - Sobre a Escrita
Nos últimos tempos tenho me interessado mais em livros de não-ficção, e dois, além do da Marie Kondo, me chamaram bastante atenção. O primeiro deles é o nacional Meu Menino Vadio, uma coletânea de histórias do jornalista Luiz Fernando Vianna sobre seu filho, Henrique, um garoto autista. Nos últimos tempos, estou gostando bastante de ler sobre autismo, tanto na ficção, como fora dela. Livros com histórias e pessoas reais, contudo, têm a vantagem de trazer uma visão mais realista do transtorno, que afeta bastante a qualidade de vida da pessoa que o tem e das outras ao seu redor. Eu gostei que já na sinopse fala que o autor não considera ter um filho com deficiência uma benção, o que me faz imaginar que Meu Menino Vadio não vai romantizar o autismo, apesar de que vai retratar profundamente o tanto que Vianna ama seu filho. Assim, ainda com uma capa tão bonita e inusitada, quero muito ler Meu Menino Vadio esse ano.
E fechando a minha listinha de livros que preciso ler em 2019 está uma obra sobre escrita, outro tema que tem me despertado muita curiosidade nos últimos meses. Escrito por ninguém menos que Stephen King, Sobre a escrita - A arte em memórias foi premiado como um dos 100 melhores livros de não ficção de todos os tempos! Na obra, King conta sobre sua difícil e criativa infância, a luta contra drogas e álcool e o famoso acidente que quase tirou sua vida. Em uma mistura de memórias com dicas práticas pessoais e de outros escritores também, Sobre a escrita é um guia de uma vida dedicada à literatura que mal posso esperar para devorar!
E essa foi a listinha de hoje, sobre 8 livros que, definitivamente, quero e preciso ler em 2019! O que acharam das minhas escolhas? E quais obras vocês desejam devorar nesse novo ano? Não deixem de comentar aí embaixo!
Absolutamente tudo que a Lisa Kleypas tiver publicado eu vou querer ler! hahahaha
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Oi, Ana
ResponderExcluirEu quero muito ler esse livro da Leisa, mas ainda preciso ler o da Pandora antes, infelizmente não pude comprar. Quero conhecer a escrita do Neil e dizem que O Ceifador é um ótimo livro, espero que goste.
Beijo!
http://www.capitulotreze.com.br/
Olá!
ResponderExcluirAdoro conferir listas em blogs, porque sempre acabo anotando alguma nova obra pra ir na minha lista de desejados hahaha
Quero muito ler o livro do Stephen King e fiquei bem curiosa com o livro da Marie Kondo depois de ter saído uma série na Netflix!
Espero que consiga cumprir sua meta <3
Beijos,
http://ofantasmaliterario.blogspot.com.br