25.12.18

Resenha: O Presente Inesperado - Tessa Dare


A HISTÓRIA

Violet Winterbottom sempre foi muito tímida para chamar a atenção de qualquer pessoa. E óbvio que na única vez em que foi notada, por ninguém menos que o homem que amava há anos, ela acabou sendo usada e abananada. Mas depois de uma temporada em Spindle Cove, Violet deseja apenas colocar quem agora chama de A Decepção para trás e seguir sua vida. Apesar de que ela não está nada contente com o fato de que sua família a obrigará a se casar com alguém na próxima temporada.

Assim, em seu último dia em Spindle Cove, Violet gostaria apenas de aproveitar o baile de Natal e não ficar, como sempre, esquecida no canto. Contudo, antes que Violet tenha sua chance na pista de dança, um estranho, coberto de sangue e lama, invade o salão e desmaia aos seus pés. Falando uma língua estranha, que se assemelha ao francês, o homem é logo tido como um possível inimigo ou espião. Assim, cabe a Violet, cujo talento linguístico é conhecido por toda a Spindle Cove, descobrir quem o homem é.

“- (…) Estamos em Spindle Cove. Quem disse que precisamos esperar uma atitude dos homens? Talvez seja melhor fazermos algo, em vez de esperar sermos notadas.” pág. 10

Mas, Violet não esperava que o estranho, quando um pouco mais limpo, fosse tão bonito. E que a lembrasse de alguém que ela conhecera e partira seu coração. O homem acaba revelando uma língua afiada e modos sedutores. Cada vez mais curiosa para descobrir quem ele é de verdade e o que está fazendo em Spindle Cove, Violet só tem uma certeza: sua vida jamais será a mesma depois desse Natal.


A SÉRIE

O Presente Inesperado faz parte da série Spindle Cove de Tessa Dare. Essa novela (narrativa que é maior que um conto, mas menor que um romance - um livro -) natalina é considerada o volume 1.5 dos 5 livros e 3 novelas que constituem a saga. Cada história é independente e traz o romance de um casal diferente. Contudo, alguns personagens e cenários se repetem ao longo do livro, especialmente a vila de Spindle Cove, um refúgio de solteironas aristocratas desajeitadas.

Conheça a série Spindle Cove: 
A LEITURA E OS PERSONAGENS

Peguei O Presente Inesperado para ler sem grandes expectativas, mas acabei adorando a novela. A história nos transporta para uma dos cenários fictícios mais queridinhos dos romances de época, a vila Spindle Cove, em uma das épocas mais festivas do ano: o Natal. Além de narrar um pouco da festividade natalina em Spindle Cove, O Presente Inesperado ainda traz de volta alguns personagens queridos da série, como a Susanna e Bram (protagonistas do livro 1) e a Kate (mocinha do livro 3).

Mas falando dos protagonistas da novela, eles são incríveis e até achei que foram um pouco “desperdiçados” em uma história tão curtinha como essa. Apesar de tímida, Violet é uma mocinha cheia de personalidade, com um talento incrível (ela fala 6 línguas) e uma coragem imensa. Já o nosso mocinho misterioso, a primeira vista parece ser um sedutor pouco confiável, mas acaba se revelando um herói apaixonante, divertido e muito maduro. Os protagonistas são complexos, mas também divertidos e fofos.

Sobre a trama, mesmo sendo rápida, ela não é simples. Pelo contrário, O Presente Inesperado amarra bem o passado dos protagonistas com os acontecimentos da noite de Natal. Bem desenvolvida, a história tem muitos momentos de ação, com direito a “interrogatório” e fugas, mas também cenas de romance e paixão. Por ser bem curta, a novela se desenrola com rapidez, tanto que a devorei entre uma hora e meia e duas horas. Com a narrativa sempre fluída da autora, com grandes doses de humor e diálogos rápidos e afiados, O Presente Inesperado é uma leitura viciante, que só conseguimos largar depois de terminada. E mesmo após o final fofo da novela, fiquei louca para ler mais sobre esse casal incrível, que mais que merecia um livro inteiro só para eles.


CONCLUSÕES FINAIS

O Presente Inesperado é um mimo para os fãs da série Spindle Cove, já que traz tudo o que a saga tem de melhor: romance, ação, mistério, mocinhas empoderadas e mocinhos apaixonantes. Para quem nunca leu nada da série, não recomendo que comecem por essa novela, já que ela não “perde tempo” explicando sobre o lugar em que a trama se passa ou sobre alguns personagens secundários. Mas, para quem já está familiarizado com o universo dos romances de época da Tessa Dare, essa novela é uma delícia, uma historinha romântica leve e rápida em clima de Natal.

A EDIÇÃO

O Presente Inesperado apresenta uma edição nos moldes das dos outros livros da série. A tradução é boa. A diagramação é simples, mas com um bom tamanho e tipo de fonte. Como sempre, fico feliz que as páginas do livro sejam cor de creme, em vez de brancas. Apesar de não ser das mais bonitas, a capa de O Presente Inesperado segue o modelo das dos outros livros da série. A modelo com um belo vestido verde combina com a Violet descrita, mas esse fundo vermelho escuro/marrom não me agradou nem um pouco...

QUOTE FAVORITO

“A linguagem é uma tapeçaria imensa e complicada. A chave para a comunicação é encontrar um fio comum aos envolvidos.” pág. 13


Título: O Presente Inesperado
Título original: Once Upon a Winter's Eve
Série: Spindle Cove
Volume: 1,5
Autora: Tessa Dare
Editora: Gutenberg
ISBN: 9788582355534
Ano: 2018
Páginas: 112
Compre: Amazon - Submarino

Leia também:

Comente com o Facebook:

1 comentários:

  1. Já ouvi falar desta série, mas ainda não me aventurei nela. Adoro a Tessa Dare e tenho alguns livros dela de outras séries, por isso, estou tentada em começar esta nova série em breve.

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)