E já se tornou tradição aqui no blog! Todo mundo gosta de uma boa retrospectiva de final de ano e euzinha não sou diferente. E hoje, como faço há dois anos, vim recomendar algumas escritoras que me surpreenderam positivamente nos últimos doze meses. Eu amo indicar/divulgar o trabalho de mulheres que, de alguma forma, inovaram no ramo literário, criaram protagonistas femininas inspiradoras, trouxeram histórias apaixonantes, abordaram temáticas importantes e muito mais. Tem muito romance nessa listinha, mas todos foram especiais de alguma forma que fizeram com que suas autoras se tornassem minhas queridinhas do ano. Então, sem mais delongas, conheçam 6 autoras incríveis que conheci, li e recomendei em 2018:
Leia também:
E começando com a autora de um dos meus livros favoritos do ano e um dos lançamentos de 2019 pelo quais mais estou ansiosa! Helen Hoang partiu de um acontecimento muito importante da sua vida como inspiração para seu primeiro livro: Os Números do Amor. Em 2016 ela foi diagnosticada com síndrome de Asperger e, percebendo como as mulheres do espectro autista estão pouco representadas na literatura, ela resolver escrever sobre uma. E acabou criando um bestseller mundial, que até teve seus direitos já vendidos para o cinema.
Mas Os Números do Amor não é exatamente sobre autismo, e sim sobre o romance inusitado e divertido entre Stella, uma mulher autista, que contrata um acompanhante profissional, Michael, para ensiná-la a se relacionar melhor com o sexo oposto. O segundo livro da saga, The Bride Test, será lançando em 2019, e é uma história independente. Contudo, o mocinho é um primo de Michael, Khai, que também é autista e aparece rapidamente no livro 1. Em The Bride Test, Khai passa por um período de autodescoberta quando sua mãe arranja uma noiva estrangeira para ele, Esme, que está determinada a seduzi-lo.
Além de criar personagens representativos, tramas românticas e sensuais, Helen Hoang ainda nos encanta com uma narrativa leve e bem-humorada. Eu recomendo a autora para todo mundo que conheço e estou louca para ler mais livros dela (e vê-la se tornar ainda mais conhecida em 2019).
Gail Carriger com suas sombrinhas e lobisomens
Eu não exatamente conheci Gail Carriger em 2018, apesar de que só esse ano finalmente comecei a ler sua série mais famosa: O Protetorado da Sombrinha. Contudo, ela é autora de diversas sagas de livros e quadrinhos, que têm em comum se passar em universos steampunk onde lobisomens, vampiros, pessoas sem almas e humanos normais convivem e até tomam chá e vão a bailes juntos, mas não são exatamente, e o tempo todo, pacíficos. O marcante das obras da autora é que ela mistura o glamour da era vitoriana e seus vestidos com aventuras movimentadas envolvendo seres sobrenaturais, tecnologias absurdas, organizações secretas e até teorias da conspiração.
Dos três livros que li da série O Protetorado da Sombrinha, posso atestar que o bom humor também é constante nas obras de Gail Carriger, assim como acontecimentos malucos. E é isso que fazem seus livros tão bem sucedidos. Eles são divertidos e emocionantes de ler, e ainda contam com pitadas generosas de romance e sensualidade. Ou seja, é difícil não se apaixonar e se deliciar em as histórias da autora. A mais famosa delas, Alma?, começa com a protagonista matando um vampiro para se proteger. O que acaba chamando a atenção de um dos homens mais poderosos de Londres: um lobisomem escocês mal-humorado e irresistível. Juntos, eles embarcam em um mistério para entender porque seres sobrenaturais estão desaparecendo. E, claro, acabam ficando atraídos um pelo o outro no meio do caminho. Se você ainda não conferiu os livros da Gail Carriger, não sabe o que está perdendo!
Conheça a série Protetorado da Sombrinha nas resenhas dos livros:
Iris Figueiredo com seu Céu Sem Estrelas
As autoras nacionais também merecem destaque nessa retrospectiva! Uma das minhas leituras mais impactantes do ano foi Céu Sem Estrelas, um romance poderoso da carioca Iris Figueiredo. E com apenas 26 anos, a escritora já publicou quatro livros e três contos! Sua obra mais recente é justamente Céu Sem Estrelas, um dos lançamentos mais falados de 2018. Tudo começa quando uma universitária começa a se aproximar do irmão da sua melhor amiga. E entre as reviravoltas desse amor proibido, ela acaba descobrindo muito sobre si mesma e sobre a vida. O livro encanta por abordar temáticas pesadas (como saúde mental, gordofobia, autoestima, ansiedade, ataques de pânico e mais) com responsabilidade, mas sem deixar de ter momentos fofos de amizade e romance. Céu Sem Estrelas traz protagonistas muito humanos pelos quais acabamos por torcer, além de secundários divertidos.
Iris Figueiredo ainda nos entrega uma escrita objetiva e fluída, mas que consegue, ao mesmo tempo, ser intimista e se aprofundar no que os personagens estão pensando e sentindo. Outras obras conhecidas da autora são os volumes da duologia Confissões On-line. No primeiro livro, a personagem principal encontra na internet um modo de desabafar e aguentar as pressões do último ano do ensino médio. O que ela não esperava é que os vídeos colocassem sua vida de cabeça para baixo. Ainda não li Confissões On-line, mas algumas resenhas destacam que esse livro jovem adulto também aborda assuntos importantes como bullying, abuso sexual e psicológico, e distúrbios alimentares. Só vamos torcer para que mais livros incríveis como esse e mais obras da Iris Figueiredo cheguem as livrarias no próximo ano!
Compre: Mais Que Amigos - Em Pedaços
Lauren Layne com seus romances inesperados
Com capas bonitas e títulos intrigantes, os livros da Lauren Layne chegaram aqui no Brasil sem fazer muito alarde, mas rapidamente conquistaram centenas de leitoras, euzinha inclusive. O primeiro lançamento dela, Mais Que Amigos (1º volume da série Love Unexpectedly), é um romance adulto que lembra muito as deliciosas comédias românticas dos anos 90. Apesar dos clichês, a história de dois amigos de longa data que resolvem tentar uma amizade colorida, e acabam se apaixonando, é deliciosa, rápida e muito divertida de ler. Pegando carona no sucesso de Mais Que Amigos, a editora foi logo lançando mais livros da Layne, os dois primeiros volumes de sua saga Recomeços (Em Pedaços e Como Num Filme).
Até o momento eu só li Em Pedaços, que não me agradou tanto quanto Mais Que Amigos, mas que foi uma leitura que me provocou muitas risadas e alguns suspiros. Apesar de suas tramas não serem muito inusitadas, e seus personagens superficiais, eu me encantei com a escrita da Lauren Layne. Ela gosta de trazer uma narrativa alternada entre o protagonista masculino e a protagonista feminina, entregando ainda diálogos rápidos e divertidos, com muitas provocações e ironia. Além disso, comecei a seguir a autora no Instagram (@laurenlayneauthor) e ela é bem divertida, e está sempre compartilhando sua rotina de escrita e dicas para quem quer se tornar autor também. Por isso digo, fiquem de olho na Lauren Layne em 2019, que ela promete - e merece - fazer ainda mais sucesso ano que vem!
Saiba mais na resenha dos livros da autora:
Laura Lee Guhrke com sua Verdade Sobre Amores e Duques
Como vocês bem sabem, eu amo romances de época e estou sempre a procura de novas autoras do gênero. E completamente por acaso conheci a Laura Lee Guhrke em 2018 e já me apaixonei no primeiro livro que li dela! Contudo, parece que a autora já tinha aparecido nas estantes brasileiras há alguns anos. Em 2011 foi publicado Muito Mais Que Uma Princesa (volume 4 da série Guilty), uma história de amor entre a filha ilegítima de um príncipe e um diplomata britânico. Apesar de ter feito sucesso e ter recebido resenhas muito positivas, os demais livros da saga, ou outras obras da autora, não foram mais publicadas por aqui.
Pelo menos esse foi o caso até esse ano e A Verdade Sobre Amores e Duques. O primeiro volume da série Querida Conselheira Amorosa é uma história de amor muito divertida e inusitada. No livro, uma jornalista sufragista, que dirige o jornal da família com muita paixão, acaba se envolvendo com um duque arrogante e irresistível. Apesar de não ter muitas reviravoltas ou altos e baixos, a leitura de A Verdade Sobre Amores e Duques é muito cativante e fofa para se resistir, além de única. Sem falar que traz uma protagonista feminina muito forte e inspiradora, que parece ser uma das marcas das obras Laura Lee Guhrke. A escrita da autora é deliciosa, sua narrativa apresenta grandes doses de humor e diálogos rápidos e afiados que deixam a trama ainda mais irresistível. Agora é torcer que mais obras dela cheguem por aqui em 2019!
E mais uma indicação nacional! A mineira Nahra Mestre começou a escrever em 2015 e já publicou 5 livros! Três deles fazem parte de sua série de época Damas Perfeitas. Situados na Inglaterra Vitoriana, os volumes são independentes, mas interligados. Toda a série traz romances apaixonantes, com pitadas de humor e mistério, além de mocinhas fortes e a frente de seu tempo. Os livros da saga ainda contam com uma ambientação impecável, e histórias com muitas reviravoltas. No 1º livro, A Marquesa, acompanhamos o relacionamento de Sarah e Thomas, primos prometidos em casamento que acabam se apaixonando. Em A Cortesã, lemos a história de David, irmão de Thomas, e Marie, sua misteriosa amante francesa, que se tornou criada e amiga de Sarah durante o primeiro livro. E em A Viúva, 3º livro da saga, será a vez de John, irmão de Sarah, lutar por Viollet, a mulher da sua vida.
Algo que gosto bastante nos livros da Nahra Mestre é que a autora não mostra só o lado glamouroso e romântico da época vitoriana, com seus vestidos bonitos e bailes elegantes. Ela também dedica parte das histórias aos relacionamentos familiares conturbados dos personagens, revelando um lado violento e assustador da época. O que, de maneira alguma, tira o charme e o romantismo da história, e sim a torna mais gostosa de ler. Mestre ainda tem tem uma escrita objetiva e pouco detalhista (do jeito que gosto), mas que consegue transmitir bem as emoções sentidas pelos personagens e ainda nos alegra com diálogos rápidos e afiados, além de românticos. Nem preciso dizer que estou torcendo para que muito mais romances da autora venham por aí!
Saiba mais na resenha dos livros da série Damas Perfeita:
E essa foi a listinha e retrospectiva de hoje! Gostaram de conhecer essas 6 autoras maravilhosas que eu conheci, li e recomendei em 2018? E agora me contem: quais escritoras vocês leram pela primeira vez esse ano, mas pelas quais se apaixonaram imediatante? Não deixem de comentar aí embaixo!
Não conheci essas mas já vou colocar na lista para conhecer em 2019 :D
ResponderExcluirhttps://www.submersaempalavras.com/
ótimas indicações, Ana!
ResponderExcluirautoras nacionais e estrangeiras muito boas!
http://felicidadeemlivros.blogspot.com/
Oi, Ana!
ResponderExcluirAdorei suas indicações e adicionei vários a minha listinha.
Feliz Ano Novo!
www.umlivroenadamais.com.br