2018 chegou ao fim e como já é tradição aqui no blog, vim falar das minhas melhores leituras do ano. Mas, esse post é dedicado especialmente aos romances, já que vocês bem sabem que eu não resisto a uma boa história de amor. E 2018 teve muitas delas! Apesar das dificuldades, consegui selecionar os meus 10 livros de romance favoritos do ano, desde obras nacionais e para jovens, até romances de época adultos. Se preparem, porque que tenho dicas incríveis e imperdíveis para quem também ama o gênero! Confiram:
Leia também:
- Os 7 melhores livros de romance de 2017
- 6 autoras que conheci, li e recomendei em 2018
- Os melhores livros de 2018 até agora - Tag dos 50%
E vamos começar pelo romance brasileiro que mais conquistou o meu coração em 2018. Céu Sem Estrelas, da Iris Figueiredo, traz uma protagonista representativa, uma jovem gorda, que está buscando seu lugar no mundo enquanto vive um drama amoroso com a irmão de sua melhor amiga. Além da história fofa e cheia de reviravoltas do casal, e momentos bonitos de amizade entre a protagonista e suas amigas, a obra ainda aborda temas tão importantes como relacionamentos tóxicos, transtornos mentais e gordofobia. Céu Sem Estrelas é uma obra singela e muito emocionante, que mais que merece seu lugar entre as minhas favoritas do ano.
Eu não consegui me decidir qual foi o melhor romance jovem-adulto que li em 2018, então resolvi falar dos meus dois queridinhos! Apesar das tramas tão diferentes, ambos os livros têm em comum tratar de temáticas importantes e atuais em meio a uma história de amor fofa e arrebatadora (como Céu Sem Estrelas).
O primeiro deles é Só Escute, de uma autora que gosto muito, a Sarah Dessen. A trama divertida e fofa retrata dois colegas de escola completamente diferentes, uma garota aparentemente perfeita cheia de segredos e um garoto com problemas para controlar a raiva e apaixonado por música, descobrindo o primeiro amor. Mas, além disso, Só Escute aborda as complicadas relações familiares dos personagens, mostrando o poder que a ansiedade e raiva têm sobre nossa vida. Questões como depressão, distúrbios alimentares, isolamento social e assédio e abuso sexual também são retratados na história. Apesar disso, a leitura é muito gostosa e o romance entre os mocinhos tão fofo que gostaria de que o livro tivesse continuação para continuarmos acompanhando a história deles.
Eu fiquei com um sentimento semelhante após terminar Tash e Tolstói, de Kathryn Ormsbee. A obra me surpreendeu ao retratar uma protagonista fora dos padrões, que é assexual heterorromântica. Contudo, mesmo a mocinha não sentindo atração física pelo gênero oposto, ela acaba se apaixonando e se envolvendo com um youtuber famoso e também um amigo de infância, o irmão da sua melhor amiga. Tash e Tolstói é um romance jovem que foge do óbvio, abordando a questão da sexualidade sem cair em clichês ou se transformar em um livro de instrução chato. O romance ainda fascina ao retratar os bastidores de uma famosa websérie baseada na obra de Tolstói que a protagonista escreve e dirige. Nenhuma surpresa que o divertido e fofo Tash e Tolstói acabou se tornando um dos meus queridinhos do ano.
Conheça melhor os livros:
Melhor romance adulto (contemporâneo): Os Números do Amor
Sabe aquele livro que você lê e simplesmente não sai da sua cabeça? Eu fiz um monte de pessoas que conheço ler Os Números do Amor e não me cansei ainda de divulgar a obra de Helen Hoang e dizer o quão maravilhosa ela é! Para começo de conversa, a trama traz uma releitura de uma das comédias românticas mais queridinhas do cinema: Uma Linda Mulher. Mas, em Os Números do Amor, o gênero dos protagonistas é trocado. E, um detalhe especial, a mulher está no Espectro do Transtorno Autista. E é justamente por não saber como se relacionar com o sexo oposto que ela contrata um acompanhante profissional, sem imaginar que ia se apaixonar completamente por ele. Além de falar sobre autismo nas mulheres (tema ainda pouco explorado tanto na literatura cientifica como na ficção), Os Números do Amor é um romance adulto delicioso, muito divertido e apaixonante! Se vocês estão precisando de uma dose gigantesca de fofura e emoções na sua vida, leiam esse livro!
E claro que não poderia faltar uma recomendação de um dos meus subgêneros de romance favoritos! Vocês sabem que amo livros com protagonistas empoderadas e esse é um dos maiores pontos positivos de A Verdade Sobre Amores e Duques, de Laura Lee Guhrke. Eu peguei esse primeiro volume da série Querida Conselheira Amorosa sem grandes expectativas, mas acabei me apaixonando! A trama traz o romance explosivo entre uma jornalista sufragista e um duque frio e arrogante.
Ela dá conselhos amorosos no jornal da família, o qual administra sozinha. E quando a duquesa viúva segue um desses conselhos e noiva com um pintor pobre, o duque resolve ir tirar satisfações com a conselheira. A Verdade Sobre Amores e Duques é um romance de época apaixonante, inusitado, bem-humorado e gostoso de ler. Enquanto trocam muitas farpas e discutem graças a suas diferentes visões do mundo, os mocinhos também embarcam em um lento e sensual jogo de sedução. Apesar de não ter muitas reviravoltas ou altos e baixos, a leitura é muito cativante e fofa para se resistir.
Nova série de romance favorita: Os Ravenels
Eu já sabia que a Lisa Kleypas não ia decepcionar, mas não esperava me apaixonar tanto por sua nova saga de romances de época chamada Os Ravenels. Todos os livros têm um casal diferente, em que um dos mocinhos pertence a nobre família Ravenel (conhecida por seu temperamento forte, impulsivo, explosivo e apaixonante). Cada um dos livros da série, até o momento, se mostrou melhor que o anterior. Sempre com tramas inusitadas, mocinhas empoderadas e mocinhos fofos, é impossível não se deliciar com as histórias. Elas ainda contam com grandes doses de humor e pitadas de mistério. Eu solto risadas e suspiros do início ao fim com os livros da saga Ravenel, que, sem sombra de dúvida, se tornou a minha queridinha do ano e uma recomendação que todos precisam conferir!
No livro 1, Um Sedutor Sem Coração, Devon Ravenel herda um condado afundado em dívidas e três primas (Helen, Pandora e Cassandra) reclusas e inocentes, mas que adoram arrumar confusão. Contudo, ele acaba se apaixonando pela viúva do seu antecessor, Kathleen, uma mulher de temperamento forte que não se deixa intimidar por ele. No 2º livro, Uma Noiva Para Winterborne, Helen, a mais quieta da família Ravenel, tenta recuperar seu noivado com Rhys Winterborne, um intrigante homem de negócios que faz seu coração bater mais rápido. Em Um Acordo Pecaminoso, livro 3 e o meu favorito da série até o momento, a mais excêntrica dos Ravenel, Pandora, acaba em uma situação comprometedora com o homem mais provocante de toda a Inglaterra: Gabriel, lorde St. Vincent.
No livro 1, Um Sedutor Sem Coração, Devon Ravenel herda um condado afundado em dívidas e três primas (Helen, Pandora e Cassandra) reclusas e inocentes, mas que adoram arrumar confusão. Contudo, ele acaba se apaixonando pela viúva do seu antecessor, Kathleen, uma mulher de temperamento forte que não se deixa intimidar por ele. No 2º livro, Uma Noiva Para Winterborne, Helen, a mais quieta da família Ravenel, tenta recuperar seu noivado com Rhys Winterborne, um intrigante homem de negócios que faz seu coração bater mais rápido. Em Um Acordo Pecaminoso, livro 3 e o meu favorito da série até o momento, a mais excêntrica dos Ravenel, Pandora, acaba em uma situação comprometedora com o homem mais provocante de toda a Inglaterra: Gabriel, lorde St. Vincent.
Conheça a série:
Melhor continuação de romance: A Missão Traiçoeira
É bem comum que o 2º livro de uma saga não seja tão apaixonante quanto o 1º, mas não foi o caso de A Missão Traiçoeira! Esse livro apenas reforçou meu amor pela trilogia Traitor's de Erin Beaty. A continuação dessa mistura de romance de época com aventura medieval traz muita emoção e reviravoltas, com direito a espionagem, intrigas políticas e guerras. O livro, claro, ainda tem boas doses de romance e drama, assim como ação e aventura. A Missão Traiçoeira aprofunda o relacionamento dos protagonistas, mostrando suas dificuldades como casal para lidar com as ambições individuais de cada um. Ainda com cenários novos e fascinantes, eu adorei A Missão Traiçoeira e estou ansiosa para o lançamento do próximo e último volume da saga.
Conheça a série:
- Resenha de O Beijo Traiçoeiro - vol. 1
- Resenha de A Missão Traiçoeira - vol. 2
Uma das minhas últimas leituras do ano, Amor Nas Highlands me encantou por um lado, e me decepcionou por outro. O 2º volume da série Highlands da Suzanne Enoch é delicioso, não vou mentir. A leitura é rápida e divertida, e os protagonistas têm uma química incrível. Contudo, toda a história começa com o sequestro da mocinha e se desenrola com ela presa na casa do mocinho, o que é muito problemático para mim. Além disso, o herói do livro é um pouco machista e tem atitudes , como beijar a protagonista feminina a força, o que não curti nem um pouco. Mas, é inegável que Amor Nas Highlands tem a capa mais linda dos romances de li em 2018. Eu absolutamente amei os tons de rosa e roxo usados, sem falar que a imagem da modelo, em um vestido divino de época, correndo por uma floresta, ficou muito linda! Se eu já não tivesse lido o primeiro livro da série, com certeza teria comprado Amor Nas Highlands só pela capa!
E esses foram os 10 melhores livros de romance que eu li em 2018! Agora me contem: já leram alguma das obras citadas? Ou ficaram com vontade de ler alguma das minhas recomendações? E quais histórias de amor que marcaram suas leituras esse ano? Não deixem de comentar aí embaixo com dicas dos seus livros favoritos de 2018!
quero muito ler céu sem estrelas em 2019 e fiquei feliz de ver que Lisa Kleypas esta na sua lista, ela é uma das minhas autoras favoritas
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Olá! Já conheces o meu livro "Tudo o que Sempre Quis" lançado em Maio de 2018?
ResponderExcluirDeixo aqui a sinopse:
«Ninguém é forte o suficiente ao ponto que não precise de outro alguém.»
Estou a trabalhar numa campanha para ajudar o João, um jovem de Almeirim, Santarém que precisa de ajuda com tratamentos médicos (mais informações: https://the-choice-26.blogspot.com/2018/12/vamos-ajudar-o-joao.html) e gostava de informar que por cada livro vendido 40% irá reverter para o João.
Caso estejas interessada em adquirir um exemplar autografado contacta-me no blog ou em aritacorreia.writer@gmail.com.
Obrigada!
Oi, Ana.
ResponderExcluirAmei suas indicações e favoritos. 2018 foi bem parado de leituras mas 2019 será diferente.
Beijos,
Ana.