A HISTÓRIA
Sadie White aprendeu logo cedo que a vida não é justa, ou fácil. Com uma mãe volúvel como a sua, a garota teve que bancar a adulta muitas vezes antes. E não é diferente agora, quando a mãe se recusa a trabalhar, usando sua gravidez como desculpa. Sadie então assume o emprego da mãe como empregada doméstica na mansão mais chique da cidade litorânea de Sea Breeze, para onde se mudaram alguns meses antes.
A princípio, a governanta do lugar teme que Sadie perca a cabeça quando o dono do lugar, uma estrela do rock adolescente chegar para passar suas férias de verão. Contudo, sabendo que precisa muito do emprego, Sadie logo mostra que é competente e que não tem tempo para se apaixonar por ninguém, nem mesmo um rock star. Quando coloca seus olhos em Sadie pela primeira vez, Jax imagina que é mais um fã obcecada que invadiu sua casa. Entretanto, ele percebe rapidamente que a garota, além de ser uma das mais lindas que ele já viu, trabalha na mansão e não está nem um pouco interessada nele. Jax acha revigorante uma garota que não se importa com quem ele é e rapidamente fica obcecado por Sadie. Ela, por sua vez, nota que não é imune a beleza e galanteios de Jax, mas está decidida a não colocar seu emprego em risco.
Contudo, quando o astro começa a mostrar um lado mais humano e normal, Sadie percebe que também vem fingindo que não é uma adolescente por muito tempo. Pela primeira vez ela consegue relaxar ao lado de uma pessoa e Jax é uma boa distração para seus problemas em casa. Mas, quando o astro do rock começa a mostrar que quer mais do que conversas espirituosas e olhares quentes de longe, Sadie fica dividida. Ela sabe que Jax vai partir seu coração quando for embora, mas porque não consegue resistir a ele? Por sua vez, Jax teme que, quando chegar a hora, ele não consiga se despedir da primeira garota que fez seu coração bater mais forte.
A SÉRIE
Sem Fôlego é o 1º dos 9 volumes da série Sea Breeze, todos situados em na cidade litorânea de mesmo nome. A saga de Abbi Glines é composta de romances jovem adultos independentes, mas interligados. Nesse livro 1, acompanhamos uma jovem, Sadie, se apaixonar pelo astro de rock adolescente, Jax, dono da mansão na qual trabalha. No segundo volume, já lançado no Brasil, Sem Escolha, Marcus, amigo e colega de trabalho de Sadie, tenta descobrir como fazer Low, a incrível namorada do seu amigo, perceber que ela é perfeita para ele.
A LEITURA
Há uns bons anos escuto elogios as obras de Abbi Glines, então tinha boas expectativas para essa leitura, a minha primeira da autora. Contudo, Sem Fôlego acabou sendo uma decepção do início ao fim. Já de cara me incomodou a trama romantizar o fato da protagonista, Sadie, ser madura demais para sua idade por causa de sua mãe irresponsável. Não consigo imaginar em que universo é louvável, e não triste, que uma adolescente tenha que se comportar como adulta por causa de pais negligentes.
Toda o romance de Sem Fôlego é construído sobre uma paixão instantânea entre protagonistas que simplesmente não convence. É irritante vê-los afirmar amor eterno sem ao menos ter trocado alguns beijos ou segurado a mão um do outro por mais que um segundo. Se a autora tivesse explorado mais uma atração sexual instantânea, em vez de paixão, talvez pelo menos o começo da trama tivesse sido mais agradável. Mas ao afirmar que dois jovens que não sabem nada um do outro estão perdidamente apaixonados, Glines condenou sua trama ao fracasso.
Sem falar que todo essa dinâmica de mocinha pobre que se apaixona pelo patrão rico e famoso é clichê e beira ao assédio sexual no trabalho. Sadie várias vezes deixa claro que está na mansão para trabalhar e que precisa do salário, mas Jax pouco se importa e fica a importunando o tempo todo. Na verdade, por grande parte do livro senti que Jax força Sadie a se envolver com ele, para depois abandonar a garota quando ela começa a se apaixonar por ele e a relação dos dois cai na mídia. Claro que o final é do tipo “felizes para sempre”, mas diante toda a grande decepção que é a leitura, o desfecho alegre e romântico não consegue salvar Sem Fôlego.
A trama do livro como um todo é completamente irreal e soa forçada. As reviravoltas de Sem Fôlego são completamente previsíveis e não causam emoção alguma. Se senti alguma coisa durante a leitura da obra foi tédio e irritação por estar lendo uma história já vista em centenas de outros livros (e filmes dos anos 90), e que não chega a ser engraçada ou fofa. Os dramas do livro são chatos e pouco envolventes, tanto que arrastei a leitura por semanas. A narrativa e o cenário, talvez, são os únicos pontos positivos de Sem Fôlego. A escrita em primeira pessoa de Glines, dividida entre a perspectiva de Sadie e Jax, é boa, objetiva e flui bem. A obra ainda ganha um clima de verão muito atraente por se passar em uma cidadezinha litorânea.
OS PERSONAGENS
Como a trama, os personagens foram construídos sobre clichês que não foram atualizados ou modificados de maneira alguma. Sadie e Jax são os mesmos mocinhos e mocinhas que já vimos em outras milhares de histórias como essa. Mas o pior para mim é que os protagonistas são incoerentes. Sadie é descrita como uma mocinha madura para sua idade e dona do próprio nariz, sendo na verdade uma garota que faz tudo para agradar ou outros e não sabe dizer não. Do mesmo jeito que a mãe abusa da boa vontade dela, Jax faz o mesmo, forçando Sadie a fazer coisas para agradá-lo e para se encaixar em sua vida maluca de fama.
Sadie não tem personalidade nenhuma, seus encantos se resumem a sua grande beleza, que faz todos os garotos se apaixonarem por ela, mas que não é o suficiente para lhe dar uma boa autoestima. A garota aceita qualquer migalha de carinho que lhe dão, e sempre perdoa as burradas de Jax, o que me irritou profundamente. Mas quem provocou meu ódio mesmo durante a leitura de Sem Fôlego foi o mocinho. Rico, bonito e inteligente, Jax é o típico cara que tem tudo, mas se sente solitário, já que a fama faz com que as pessoas se aproveitem dele. O que é irônico, já que o próprio se aproveita de sua posição como patrão da Sadie para basicamente forçá-la a se envolver com ele.
Jax é sufocante. Ele já chega querendo se infiltrar em cada aspecto da vida de Sadie, controlando como ela vai para casa, como trabalha, com quem conversa, tudo isso sobre a falsa desculpa de que só quer protegê-la. Mas, pior que isso, ele insiste em ficar com a garota, apenas para partir o coração dela várias vezes e sempre ser aceito de volta com desculpas esfarrapadas. Como casal, eles funcionam perfeitamente na história, já que Jax determina tudo na relação e Sadie só aceita, tornando Sem Fôlego também um bom exemplo de relacionamento tóxico entre adolescentes.
A obra ainda conta com alguns personagens secundários interessantes, como a fofa governanta da mansão de Jax e o irmão do cara, e Amanda, uma amiga de Sadie. São personagens como esses que dão um mínimo toque de bom humor a Sem Fôlego, e até fiquei curiosa para ver a história de cada um deles, mas temo que elas também me decepcionem.
A EDIÇÃO
Não há qualquer reclamação quanto a edição. Sem Fôlego tem uma tradução perfeita e diagramação simples, mas boa. O tipo e tamanho da fonte são adequados, e gosto de que o livro tenha páginas amareladas me vez de brancas. Eu gosto da capa de Sem Fôlego. Ela é bonita e combina com os mocinhos descritos, exceto talvez pelos modelos claramente serem bem mais velhos que Jax e Sadie...
CONCLUSÕES FINAIS
Terminei Sem Fôlego decepcionada. Esperava uma história jovem adulta de amor divertida e leve, mas acabei encontrando uma trama totalmente clichê que não cativa. O livro não é nem mesmo engraçado e os dramas chatinhos ficam ainda menos interessantes com protagonistas sem personalidade e que vivem um relacionamento tóxico. Enfim, infelizmente não recomendo a obra para ninguém e não consigo me ver nem ao menos dando uma segunda chance para a autora no futuro...
QUOTE FAVORITO
“Fiquei parada encarando o rapaz à minha frente e sabia que deveria dizer não e ir embora. Meu coração batia forte dentro do peito para me lembrar que eu sempre me arrependeria de não ter dito sim. Duvidava de que um dia eu voltaria a me sentir da mesma maneira em relação a qualquer outro.” pág. 84
Título: Sem Fôlego
Título original: Breathe
Série: Sea Breeze
Volume: 1
Autora: Abbi Glines
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580418019
Ano: 2018
Páginas: 272
0 comentários:
Postar um comentário
Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.
(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)