16.11.18

Resenha: Como Se Livrar de Um Escândalo - Tessa Dare


A HISTÓRIA

Charlotte Highwood já se acostumou com uma vida cercada por escândalos. Após uma de suas irmãs mais velhas fugir com seu atual marido para se casar, e a outra se unir a um ferreiro, fofocas é que não faltavam sobre as Highwood. Contudo, o verdadeiro motivo para as coisas maldosas que dizem sobre ela se deve a sua mãe, que fará de tudo para ver Charlotte casada com um nobre. Contudo, a jovem não que acabar em um casamento provocado por uma armadilha da mãe e sim por amor, como aconteceu com as suas irmãs.

“Então apareceu a Srta. Charlotte Highwood, anunciando sua entrada na vida dele com a mais absurda das declarações. Eu vim para salvar você. Impossível. Ela era a pessoa mais perigosa que ele já tinha encontrado. O equilíbrio dele estava em constante alvoroço quando ela estava por perto.” pág. 95

Entretanto, os medos de Charlotte acabam se tornando realidade. Em um baile na mansão dos Parkhurst no campo, a jovem escapa para a biblioteca para salvar um lorde no qual sua mãe está de olho. O marquês Piers Brandon pode ser um dos homens mais bonitos que Charlotte já viu, assim como um dos mais frios e arrogantes, então não quer se casar com ele, apesar dos esforços não tão secretos de sua mãe em tentar uni-los. Assim, Charlotte tenta avisar Piers para ficar bem longe dela, mas a conversa estranha, e divertida, que estavam tendo acaba sendo interrompida por um encontro de amantes.

Charlotte e Piers presenciam um encontro amoroso e escandaloso na biblioteca e se a situação não fosse embaraçosa o suficiente, os dois acabam sendo vistos bem mais próximos do que deveriam. Mas antes que Charlotte pudesse explicar que eles estavam apenas se escondendo de amantes indecorosos, Piers se adianta e faz o compromisso de se casar com ela. E todo mundo aceita a solução com prazer, exceto Charlotte, que não vai se casar com alguém por causa de um engano.
“Se continuasse por esse caminho, eles logo seriam amigos. Então bastaria um pulinho para o afeto. Ou coisa pior. Oh droga. Por que ela tinha sido tão curiosa? Mas não havia volta agora.” pág. 92

Assim, a jovem embarca em uma investigação para descobrir quem são os amantes misteriosos e como se livrar do escândalo, e do casamento, com Piers. Contudo, o marquês está cada vez mais intrigado com Charlotte e sua personalidade peculiar, e não a deixará escapar tão fácil. O perigo se instalará mesmo quando Charlotte perceber que não quer resistir a sedução de Piers e que saber de todos os segredos que o marquês esconde acabará colocando-a em risco também.


AS SÉRIES

Como Se Livrar De Um Escândalo é um crossover, ou seja, ele une duas séries da Tessa Dare. O livro é considerado o quarto volume da saga Castles Ever After, já que o mocinho é um dos personagens secundários de Diga Sim Ao Marquês, segundo volume da série. Castles Ever After traz histórias de mulheres fora do padrão, que encontram a liberdade e o amor em castelos que herdaram de um falecido e muito rico padrinho.

Conheça a série Castles Ever After:

Como Se Livrar De Um Escândalo também é o quinto livro de Spindle Cove, a mocinha desse livro é irmã da protagonista de Uma Semana Para Se Perder, livro 2 da série, e da mocinha do conto A Bela e o Ferreiro, (livro 3.5). No universo da autora, Spindle Cove é uma vila litorânea frequentada por jovens da alta sociedade que não se encaixam muito bem, seja por serem muito tímidas, escandalosas, ou simplesmente por terem opinião própria.

Conheça a série Spindle Cove: 

Ou seja, menos sendo um romance de época independente, ler Como Se Livrar De Um Escândalo sem ter lido as outras duas sagas da autora pode causar certa confusão. A obra faz muitas referências a acontecimentos, personagens e lugares dos outros volumes, e grande parte da história do mocinho, Piers, já tinha sido contada em Diga Sim Ao Marquês. Sem falar que é incrível ver os dois universos da Dare se entrelaçarem em Como Se Livrar De Um Escândalo.


A LEITURA

Sendo fã de carteirinha da Tessa Dare, eu estava bastante ansiosa para ler Como Se Livrar De Um Escândalo. O livro, além de unir as duas sagas mais famosas da autora, ainda traz de volta um dos personagens mais interessantes de seu universo de romances de época, o Piers. E a obra não decepcionou, se tornando uma das minhas favoritas de Dare.

" - Não posso concordar com um casamento de conveniência, meu lorde. Sua dedicação ao dever talvez seja admirável, mas o ditado que diz "deite-se aí e pense na Inglaterra" não serve para mim." pág. 28

Como Se Livrar De Um Escândalo mistura romance, comédia, mistério e ação com perfeição. O livro já começa provocando gargalhadas, com Charlotte tentando salvar Piers de uma armadilha casamenteira da mãe dela… e acabando colocando ambos em uma situação em que ele precisa pedi-la em casamento. Eu já estava dando altas risadas nas primeiras páginas do livro, com o diálogo rápido, inteligente e recheado de ironia e provocação entre os personagens. Há conversas divertidas por todo Como Se Livrar De Um Escândalo, que também traz situações inesperadas e um pouco malucas, com muito humor e ainda pitadas de mistério. 

Se em primeiro plano acompanhamos o desenrolar do relacionamento de Piers e Charlotte, que é completamente apaixonante, fofo e sensual, em segundo vemos o casal se envolver com segredos e intrigas. Afinal, Piers foi para o campo conduzir uma investigação em nome da Coroa e Charlotte está decidida a descobrir quem são os amantes misteriosos que se encontraram na biblioteca, o que ainda dá um ar de tensão e perigo a trama. Explorar o passado sombrio de Piers também acrescenta doses de drama a história, deixando-a apenas mais interessante. Como Se Livrar De Um Escândalo só não é crítico como alguns dos outros livros da Dare, que sempre exploram um pouco das injustiças e preconceitos que as mulheres que não se encaixavam no padrão sofriam na época que o livro se passa. Contudo, em qualidade, como um romance de época apaixonante e hilário, a obra não perde em nada para os volumes anteriores de ambas as séries da autora.


OS PERSONAGENS

Além de acontecimentos inesperados, Como Se Livrar De Um Escândalo também nos cativa com personagens únicos e cheios de personalidade. Eu não lembrava muito de Charlotte dos outros livros de Spindle Cove, mas me cativei a mocinha logo de cara. Inteligente e curiosa, Charlotte nem sempre liga para as convenções sociais e faz o que quer e quando quer. Apesar de um pouco impulsiva, ela se importa muito com as pessoas ao seu redor e tenta encontrar a melhor solução para todos, mas sem passar por cima de seus desejos. 

É impossível não se cativar com uma mocinha que quer viajar pela Europa com a amiga e escala janelas para resolver mistérios. Charlotte é divertida e amorosa, além de bastante empoderada. Contudo, ainda há espaço para crescimento dentro da personagem que, ao longo de Como Se Livrar De Um Escândalo, fica cada vez mais corajosa e se abre para o amor em sua forma mais inesperada. A segunda lição também é aprendida por Piers, só que de forma mais lenta. Descrito como absolutamente perfeito em Diga Sim Ao Marquês, ele continua bonito e sempre honrado em seu próprio livro.

Mas, em Como Se Livrar De Um Escândalo conhecemos mais profundamente o personagem. Arrogante e frio, Piers esconde um segredo de infância traumático e um desejo imenso de proteger as pessoas que gosta. Ao longo do livro, o vemos se envolver em espionagem e intrigas aristocráticas, mas também em um romance proibido e divertido que o ensina a levar a vida de forma mais leve e apaixonada. Como casal, Charlotte e hse equilibram perfeitamente. Ele é mais racional e controlado, enquanto ela é pura paixão e diversão, então juntos eles são a mistura perfeita de comédia e romance com pitadas de mistério.

Como Se Livrar De Um Escândalo ainda traz alguns personagens secundários incríveis. Gostei muito de rever a mãe de Charlotte, cuja imensa vontade de casar as filhas é bem mais compreendida nesse livro. Foi interessante saber mais da personagem mais velha e fiquei com vontade de vê-la em um livro próprio, se deixando apaixonar agora que todas as filhas estão comprometidas. Também temos participações rápidas das irmãs de Charlotte e do irmão de Piers, todos ainda fofos e divertidos. De personagens novos, adorei dois membros em especial da família Parkhurst, os anfitriões do casal protagonista. Como Se Livrar De Um Escândalo não teria acontecido sem a participação do dramático e hilário Edmund, uma criança fofa que acha que Piers é um assassino. Fiquei igualmente curiosa para saber mais sobre Delia Parkhurst, a talentosa pintora e melhor amiga de Charlotte, que, com certeza, daria uma excelente mocinha para seu próprio livro!


A EDIÇÃO

Como Se Livrar De Um Escândalo tem uma excelente edição. A tradução está perfeita e o texto sem erros. A diagramação é simples, mas com um bom tamanho e tipo de fonte, e ainda páginas amareladas e de material resistente. Eu gosto muito da capa de Como Se Livrar De Um Escândalo. Ela segue o estilo das da série Spindle Cove e usa bem tons bonitos de rosa e roxo.

CONCLUSÕES FINAIS

Como Se Livrar De Um Escândalo é o tipo de livro que te faz rir do início ao fim. Contudo, a obra também provoca suspiros e tensão, com muitas cenas de paixão e algumas de mistério, intriga e drama. O romance de época é apaixonante e surpreendente, com personagens cheios de personalidade e uma trama muito movimentada e bem narrada. Para fãs das obras da Tessa Dare, Como Se Livrar De Um Escândalo é um crossover delicioso, que vai nos transportar novamente para as duas sagas mais famosas da autora com muita elegância e divertimento. Eu absolutamente amei o livro e estou ansiosa pelos próximos livros da Dare.

QUOTES FAVORITOS

“- (…) É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro, de posse de boa fortuna, deva me evitar.” pág. 10

“Não importava o quanto tentasse, Charlotte Highwood não conseguia ser outra que não ela mesma. Essa qualidade era rara e revigorante, e Piers era um maldito clichê por se sentir encantado, mas a vida tinha lhe ensinado a apreciar um momento fugaz de prazer quando se deparava com um.” pág. 21

“- Não vamos nos casar baseados em meias verdades – ele disse. - Vamos nos casar baseados no fato de que eu a puxei para um abraço clandestino no nicho da janela. Só isso já é indecoroso o suficiente.
- Mas só na definição mais rigorosa da palavra.” pág. 49


Título: Como Se Livrar de Um Escândalo
Título original: Do You Want to Start a Scandal
Série: Castles Ever After, Spindle Cove
Volume: 4, 5
Autora: Tessa Dare
Editora: Gutenberg
ISBN: 9788582355275
Ano: 2018
Páginas: 224
Compre: Amazon - Submarino

Comente com o Facebook:

1 comentários:

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)