25.10.18

Resenha: A Baronesa Descalça - Chiara Ciodarot


A HISTÓRIA 

Amaia é um jovem abastada do Vale da Paraíba. No Brasil do século 19, a moça é apaixonada pela fazenda de café em que cresceu e só a mudaria em um detalhe: Amaia alforriaria todos os escravos. Assim, diferente das outras mulheres da sua idade, ela não se preocupa em se casar e sim em contribuir de alguma forma para o fim da escravidão. Contudo, em uma sociedade e economia construída e mantida nas costas dos escravizados, o sonho de Amaia está longe de se concretizar. 

Contudo, de uma tragédia surge uma oportunidade. Amaia perde os dois pais repentinamente e se vê responsável por gerir a fazenda sozinha, já que ela e sua irmã, que pouco se importa com o lugar, são as únicas herdeiras. Mas, o testamento impede que Amaia alforrie os escravos e, quando descobre que a fazenda está afundada em dívidas, a jovem pensa em ceder ao desespero. Mas, agora responsável por si, pela irmã e pelas dezenas de escravos, Amaia não se pode dar ao luxo de desistir. Assim, ela usará de todas as suas armas - a sua inteligência, a sua beleza e seu poder de sedução -, para salvar seu lar e os escravos. E como se já não enfrentasse desafios o suficiente, como a descrença dos outros donos de terras e a zombaria por sua personalidade expansiva, Amaia ainda precisa lidar Montenegro

Tão belo quanto misterioso, Montenegro representa tudo o que Amaia mais odeia: homens ricos e poderosos que acham que podem controlar o mundo, e que são a favor da escravidão. Mal sabe Amaia que Montenegro é um canalha (afinal, faz parte de uma sociedade chamada Clube dos Devassos), mas um de bom coração. Debaixo de seu jeito sedutor e cativante se esconde um abolicionista com uma missão. Mesmo sem saber que eles têm tanto em comum, Amaia não consegue ficar longe de Montenegro, mesmo ela precisando de um marido e ele jurando que jamais se casará. Esta é uma história de paixão fadada a tragédia, mas quem disse que tanto Amaia quando Montenegro conseguem se manter longe um do outro?


A SÉRIE 

A Baronesa Descalça é o primeiro livro da série de romances de época nacionais Clube dos Devassos. As obras de Chiara Ciodarot são independentes, mas interligadas. No primeiro livro acompanhamos o romance perigoso de Amaia e Montenegro no Vale da Paraíba. O volume dois, As Inconveniências de um Casamento, se passa no Rio de Janeiro, e contra a história de Caetana e Canto Melo, melhores amigos dos mocinhos do livro 1. Em seu primeiro ano de casamento, o jovem casal enfrentam segredos e escravocratas. Além de histórias de amor apaixonantes e sensuais, as obras da série Clube dos Devassos se propõem a retratar o Brasil Império do século 19, em especial a luta abolicionista.


A LEITURA 

O fato de se passar o Brasil foi o que imediatamente me deixou curiosa para ler A Baronesa Descalça. E nesse ponto a obra não decepciona, já que nos fornece ricas descrições sobre os costumes e valores da época, mostrando tanto o lado glamouroso, como as festas elegantes nas casas de campo, quanto o aspecto negativo, como os modos cruéis com que negros e mulheres eram tratados. Mesmo situado no século 19, é fácil se identificar e cativar com a A Baronesa Descalça, a história tem um "gostinho", um "ar brasileiro" muito envolvente. Os diálogos e jeitos dos personagens soam muito reais e muito próximos dos nossos. A sensação que tive foi de estar lendo uma daquelas deliciosas novelas de época das seis que todos nós amamos. 

Contudo, por ser tão rico na descrição de cenários, roupas e costumes, a narrativa de A Baronesa Descalça acabou não me agradando por completo, já que prefiro escritas mais objetivas. Contudo, Ciodarot tem uma boa escrita, capaz de nos fazer sentir dentro da história. A narrativa em terceira pessoa ainda conta com boas doses de humor, e se alterna, ora se aproximando mais de Amaia e seus conflitos internos, ora de Montenegro. A Baronesa Descalça divide-se em uma trama principal e duas secundárias mais relevantes muito bem entrelaçadas. Em primeiro plano acompanhamos o relacionamento dos protagonistas, ao mesmo tempo em que vemos Amaia lutar para salvar a fazenda e Montenegro embarcar em uma missão pró-abolicionismo.

Contudo, achei que as tramas secundárias do livro poderiam ter sido mais aprofundada, algo que sinto que será feito no próximo volume da série. Para compensar, a história dos mocinhos de A Baronesa Descalça é engraçada, emocionante e tensa em alguns momentos. A obra conta com muitas intrigas e segredos que vão sendo lentamente revelados e acrescentando bem-vindos arcos dramáticos. Entretanto, acho que o livro poderia ser mais curto. O desfecho é tão movimentado e comovente, e poderia ter chegado mais cedo sem prejudicar a trama como um todo. A Baronesa Descalça deixa alguns ganchos para o próximo livro, mas nada que torne o final menos satisfatório e romântico.


OS PERSONAGENS 

Além de um cenário, A Baronesa Descalça tem personagens bastante brasileiros. Bem humorados e falantes, de principais a secundários, as figuras do livro são muito cativantes, apesar de um pouco estereotipadas. Dos coadjuvantes, alguns conquistam logo de cara, como a gentil Caetana, amiga de Amaia, enquanto outros provocam nosso ódio rapidamente, como a irmã chata da mocinha, a Cora

Quanto aos protagonistas, eles provocaram diversas emoções em mim. Por um lado, adorei a ousadia de Amaia, sua paixão em querer libertar os escravos da fazenda e sua segurança em ser ela mesma, ainda mais quando isso lhe trazia problemas. Por outro lado, a mocinha inteligente e dona de si me irritou com suas atitudes impulsivas e orgulhosas – ela poderia simplesmente ter pedido ajuda em vários momentos, mas o escolheu não o fazer. Contudo, acho que isso faz parte do crescimento da personagem ao longo de A Baronesa Descalça

Montenegro também amadurece ao longo do livro. O modo como provocava, e por vezes mentia para Amaia, e insistência em querer lutar contra seus sentimentos, me deixaram com vontade de esganá-lo. Contudo, esse canalha de bom coração, inteligente e capaz de qualquer coisa para ajudar o movimento abolicionista conquistou o meu coração. No fundo Montenegro é um fofo, ainda mais porque nunca tentou subjugar Amaia ou mesmo a julgou por tentar de tudo para salvar sua fazenda. 

Algo interessante em A Baronesa Descalça é que o livro mostra como, na época, as mulheres tinham que usar das táticas mais engenhosas, e por vezes perigosas e sombrias, para conseguir coisas como respeito, algo que os homens tinham apenas por nascerem homens. Nesse ponto, mesmo não concordando com várias ações de Amaia, fico feliz em ver uma mocinha de época empoderada lutando pelo que quer. Assim, como casal, Amaia e Montenegro são perfeitos um para o outro. Ambos com gênio forte e ambições próprias, eles se tornam mais fortes e gentis quando juntos, um casal que respeita a individualidade do outro, mas cresce de mãos dadas.


A EDIÇÃO 

A Baronesa Descalça conta com uma edição caprichada. A diagramação traz com detalhes muito fofos, como uma casa grande no início dos capítulos e ilustrações de pássaros e flores em todas as páginas. A fonte escolhida é de um bom tipo e tamanho, e não encontrei nenhum erro no texto. O livro ainda conta com páginas amareladas e de material resistente. Eu gosto bastante da capa de A Baronesa Descalça, o casal em roupas de época, com uma casa grande ao fundo, combinam perfeitamente com a história. 

CONCLUSÕES FINAIS 

Em resumo, A Baronesa Descalça é um romance de época apaixonante e emocionante. A narrativa descritiva demais pode incomodar quem, como eu, prefere histórias mais objetivas. Contudo, o número alto de detalhes faz o leitor se sentir dentro do livro e conhecer melhor como se vivia no Brasil Império. Além de educativo, por assim dizer, o livro ainda traz uma história recheada de paixão, encontros e desencontros amorosos, jantares elegantes e intrigas por poder. Com humor, ação e romance, A Baronesa Descalça é um livro que, mesmo mais longo do que o necessário, nos faz mergulhar em uma trama de um amor conturbado e sensual, além de divertido, em meio a pequenas batalhas a favor do abolicionismo. Recomendo o livro para todos os fãs do gênero e estou bastante curiosa para ler o próximo livro, As Inconveniências de um Casamento.


Título: A Baronesa Descalça
Série: Clube dos Devassos
Volume: 1
Autora: Chiara Ciodarot
Editora: Portal
ISBN: 9788592572792
Ano: 2018
Páginas: 346
*Esse exemplar foi uma cortesia da autora
Compre: Amazon

Comente com o Facebook:

1 comentários:

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)