Graças ao Dia das Bruxas, Outubro inevitavelmente se tornou o mês do terror! Não tem como não entrar no climinha de fantasia e sobrenatural nessa época do ano. E embarcando no ar sombrio e fantástico de Outubro, decidi falar hoje sobre dois assuntos que amo: capas de livros e sustos. Existem muitas capaz bizarras e sangrentas por aí, capazes de deixar qualquer leitor arrepiado... e louco para devorar aquela obra, caso ele seja fã de terror, horror e sobrenatural como eu. Assim, sem delongas, conheçam 12 livros com capas que vão te dar problemas para dormir a noite!
Leia também:
- 5 livros para o Halloween
- 7 fantasias inspiradas em livros que eu adoraria usar
- 7 capas de livro que me enganaram
- 5 livros para o Halloween
- 7 fantasias inspiradas em livros que eu adoraria usar
- 7 capas de livro que me enganaram
No distante ano de 2011 foi lançada a antologia nacional Insanas que, como o nome entrega, são histórias recheadas de sangue e terror, escrita por mulheres, sobre mulheres. E se a ideia é trazer personagens femininas macabras, a capa do livro foi perfeita para o conceito. Apesar da fonte brega do título, a imagem da mulher em um vestido de teias (ou seriam faixas?), com o rosto sujo de batom e as mãos de tinta preta é bem assustadora. Contudo, em 2017 a obra ganhou uma nova versão... igualmente bizarra. Dessa vez, Insanas retrata uma boneca de lábios costurados e olhos esbugalhados que deixa qualquer um com um arrepio na espinha!
A capa de O Substituto, de Brenna Yovanoff, também é inquietante e intrigante. Dá muita agonia ficar olhando essas facas sobre um carrinho de bebê, uma imagem que já evoca tragédia e sangue. Somado ao cenário cheio de névoa, a capa desse livro é misteriosa e aparentemente combina perfeitamente com a história. Em O Substituto, um jovem que foi colocado no lugar de um bebê humanos há dezesseis anos tenta descobrir como viver no nosso mundo... enquanto um lugar mais sombrio e perigoso continua chamando por ele.
Apesar da capa atual ser bonita, eu acho a primeira versão de O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares (de 2012), de Ransom Riggs, muito mais assustadora e sombria. Fotos antigas já são arrepiantes por natureza, mas essa, com o rosto das pessoas riscados e a marca de duas mãos de criança é ainda mais inquietante. Concordam?
Compre os livros: Hemlock Grove - It: A Coisa
Um dos meus livros favoritos da vida, a capa de Hemlock Grove, de Brian McGreevy, também é uma das queridinhas da minha estante. Ela é bonita e impactante, ao mesmo tempo em que bizarra e um pouco assustadora. Afinal, é uma mão humana saindo de dentro da boca de um lobo! Como uma imagem dessas pode não causar receio? Contudo, ela combina perfeitamente com a história, que tem um protagonista lobisomem e acontecimentos tão fantasísticos e horrorizantes quanto essa capa.
- Leia a resenha e conheça melhor Hemlock Grove
E claro que um livro de Stephen King não poderia ter uma capa que não fosse assustadora, não é mesmo? Contudo, uma das mais bizarras que já vi é essa versão de It - A Coisa de 2011. Palhaços por si só já não são criaturas das mais tranquilas de se ver, mas essa versão da capa de It com nariz vermelhos e dentes para todos lados é de dar pesadelos!
Partes humanas separadas e fora do contexto normal vão ser sempre assustadoras, e ponto. Mas eu gosto bastante da capa de 172 Horas na Lua. Primeiro que o uso de branco, cinza e verde ficou perfeito, gelado e arrepiante. A capa do livro de Johan Harstad combina muito com a história, não só por trazer um astronauta em terreno lunar, como também por causar uma sensação de desconforto e estranhamento, que também está presente na trama. Sério, se você não fica um pouco assustado, mas também curioso com esse olho vazio, sobrepondo uma imagem do deserto lunar, eu não te entendo!
- Saiba mais sobre essa ficção científica e veja fotos na resenha do livro
Compre os livros: Evangelho de Sangue - Donnie Darko
Se há uma editora que sabe fazer belas, e assustadoras capas, é a DarkSide. Apenas olhem para a de Evangelho de Sangue, do Clive Barker. Só eu que fico com uma leve vontade de sair correndo? Sangrenta e violenta, essa capa retrata bem Pinhead, o personagem icônico e bizarro eternizado nas novelas e filmes da franquia Hellraiser - Renascido do Inferno. Também direto dos cinemas, a capa de Donnie Darko, de Richard Kelly, também me dá um nervosinho, com essa fantasia de coelho de olhos brancos e sorriso assassino...
Descobri a trilogia Asylum, de Madeleine Roux, pesquisando para esse post, e acabei ficando louca para lê-la! Os livros têm capas bem misteriosas e carregadas de terror, com mulheres em roupas antigas, com rostos borrados e em cenários antigos e destruídos... O que parece ser bem a cara da série, já que ela conta a história de três amigos que vão passar o verão, sem saber, em uma casa que um dia foi um asilo para criminosos insanos. Muitos mistérios perigosos e antigos recheiam Asylum, que tem capas perfeitas e assustadoras.
E esse foi a listinha de hoje, com 12 capas de livros bem bizarras e assustadoras! Já conheciam ou ficaram com vontade de conhecer alguma dessas obras? E qual capa de livro te deixou com aquele arrepio na espinha? Comentem aí embaixo!
Bote assustadoras nisso rsrs
ResponderExcluirhttp://submersa-em-palavras.blogspot.com/
Nunca li nenhum desses :)
ResponderExcluirOi, Ana! Eu amei o post, gostei muito das obras, só não leio porque não curto mesmo haha
ResponderExcluirPra mim a segunda capa de Insanas que é bem macabra, acho que a imagem de bonecas sempre retrata algo ruim. Eu sempre vi a capa de Asylum e ficava apaixonada porque aí sim tem algo de terror, é chocante, pra mim a melhor!
Beijo
http://www.capitulotreze.com.br/