9.9.18

9 livros para quem amou Para Todos Os Garotos Que Já Amei


O universo literário ficou em polvorosa desde que anunciaram que o incrível romance da Lara Jean ia virar filme. E, ainda mais do que todos imaginavam, o longa de Para Todos os Garotos Que Já Amei foi um sucesso estrondoso, sendo considerado um futuro clássico das comédias românticas adolescentes! E o filme mais que merece o mérito todo! A versão cinematográfica de Para Todos os Garotos Que Já Amei é apaixonante. Com um elenco cheio de química, uma trama envolvente e uma protagonista representativa, é impossível não amar a adaptação.

E, eu não sei vocês, mas eu fiquei me sentindo um pouco órfã depois de ver Para Todos os Garotos Que Já Amei. Fui tão envolvida pelo romance da Lara Jean que fiquei com um gostinho por mais no final. Nem preciso dizer que espero ansiosamente que os próximos livros da trilogia sejam adaptados, assim como que eu ainda tenha oportunidade de ler toda a série. Mas, enquanto isso não acontece, podemos nos contentar com outras obras tão fofas e divertidas como Para Todos os Garotos Que Já Amei. Por isso fiquei muito tentada a fazer essa TAG literária inspirada na obra! Ela foi criada pela incrível Melina Souza (no seu canal do Youtube), mas eu conheci a TAG Para Todos os Garotos Que Já Amei mesmo no Instagram da Bianca, o @estantevioleta.

A brincadeira é simples: escolher um livro para cada um dos personagens do livro/filme. E já aviso para se prepararem, porque escolhi algumas obras bem bacanas! Sem mais delongas, conheçam 9 livros para quem amou Para Todos os Garotos Que Já Amei:

Leia também:


1. LARA JEAN: um livro com protagonista "não padrão"

Tem alguns livros incríveis que eu poderia citar aqui, como O Sol Também É Uma Estrela, com uma mocinha negra e jamaicana, ou Dumplin', que traz uma heroína gorda. Contudo, resolvi fazer diferente, e indicar uma obra com uma protagonista não padrão mas não em questões físicas. A Tash, do maravilhoso Tash e Tolstói, de Kathryn Ormsbee, é assexual heterorromântica, o que significa que não sente atração física pelo gênero oposto, mas que é sim capaz de se apaixonar e amar um garoto. Eu adoro esse livro por mostrar que os romances jovens podem fugir do óbvio e tratar de questões séries, como sexualidade, sem cair em clichês ou ficarem chatos. E, como a mocinha do livro tem uma famosa websérie baseada na obra de Tolstói, eu imagino que a Lara Jean, uma garota dos nossos tempos apaixonada por livros, com certeza amaria a obra!

Conheça as obras citadas:
Tash e Tolstói - Kathryn Ormsbee
O Sol Também é Uma Estrela - Nicola Yoon
Dumplin' - Julie Murphy


2. MARGOT: um livro em que acontece alguma viagem 

Para mim, a maioria dos livros é uma viagem por si só, já que transportam o leitor para um lugar e um tempo muitas vezes diferente do seu. Contudo, o livro que imediatamente me veio a cabeça foi Aos Dezessete Anos, da Ava Dellaira. Uma das minhas leituras mais recentes, e mais queridinhas, a protagonista do livro embarca em uma viagem de carro até Los Angeles para descobrir a verdade sobre seu pai. O que, além de se emocionante por mostrá-la indo para novos lugares na cidade do cinema, ainda nos faz rir e chorar com reviravoltas chocantes sobre o romance dos pais da garota, quando eles eram jovens.

- Saiba mais sobre esse incrível livro na resenha de Aos Dezessete Anos


3. KATHERINE (KITTY): um livro infantil ou juvenil que te ensinou algo que você leva pra vida

Essa foi a categoria mais difícil! Hoje em dia quase não leio livros infantis, então tive que dar uma vasculhada básica no meu Skoob para refrescar minha memória. Por fim, acabei me decidindo por Boo, do Neil Smith, um livro que me surpreendeu bastante. A história traz um protagonista criança que, como a Kitty, é muito inteligente e observador. Contudo, o livro já começa com o menino descobrindo que morreu e está em uma espécie de céu para crianças da sua idade. Boo é um livro criativo e emocionante, um verdadeiro mergulho em um paraíso pós-vida mágico e divertido. A obra consegue ser, ao mesmo tempo, charmosa e leve, assim como profunda e sombria. O livro nos faz refletir bastante sobre vida após a morte, natureza humana, desejo de vingança, bullying, autodescoberta e amizade.

- Veja fotos e conheça mais sobre Boo na resenha do livro


4. JOSH: um livro que está sempre por perto para você reler 

Outra bem difícil, já que bem raramente releio algum livro, primeiro porque não tenho tempo, e segundo porque sempre prefiro mergulhar em uma história e personagens que ainda não conheço. Por isso acabei me decidindo por Escrevi Isso Para Você. O livro de poemas e fotografias do Iain S. Thomas é incrível e apaixonante. Com poeminhas curtos e impactantes sobre relacionamentos humanos e a experiência de se viver em tempos tecnológicos, a obra é perfeita para ficar ali na cabeceira, para ser folheada antes de dormir ou sempre que tivermos vontade.

- Leia a resenha completa de Escrevi Isso Pra Você


5. PETER: um livro que você pegou para ler porque achou a capa bonita/atraente e que acabou se apaixonando 

São tantos livros que comprei ou li por causa da capa! O mais recente deles, contudo, é o romance de época A Verdade Sobre Amores e Duques, de Laura Lee Guhrke. Apesar de simples, acho a capa desse livro muito bonita, com um casal fofo com roupas da época. E acabou que me apaixonei também pela surpreendente história de amor entre uma jornalista sufragista e um duque conservador. O livro é inusitado, bem-humorado e muito gostoso de ler. A Verdade Sobre Amores e Duques é uma leitura despretensiosa, mas que cativa profundamente.

- Conheça esse incrível romance de época na sua resenha

dois-garotos-se-beijando-capa-romance-lgbt-livros-para-quem-amou-lara-jean

6. LUCAS: seu livro LGBTQ+ favorito

Como aqui foi especificado um livro LGBT favorito, acabei escolhendo Dois Garotos Se Beijando, do David Levithan. Já recomendei a obra dezenas de vezes aqui no blog, e continuarei recomendado. O livro é um dos meus favoritos da vida, e cheio de diversidade: já que os protagonistas são garotos gays com os mais diversos tipos de histórias de vida e etnias, e um deles, inclusive, é transexual. Dois Garotos Se Beijando fala bastante sobre aceitação, liberdade, identidade e preconceito, mas de um modo leve e gostoso de ler. Todo mundo deveria devorar esse hino!

- Saiba mais sobre a obra e veja fotos do livro na resenha


7. JOHN: um livro único ou final de uma série que você adoraria que tivesse uma continuação para saber como os personagens estão 

A Sarah Dessen tem o poder de nos deixar completamente apaixonado pelos seus personagens. E não foi diferente com os mocinhos de Só Escute. Em meio a uma trama divertida e fofa de dois colegas de escola descobrindo o primeiro amor, o livro também fala das complicadas relações familiares, do poder que a ansiedade e raiva têm sobre nossa vida, além de abordar temáticas mais específicas, como depressão, distúrbios alimentares, isolamento social e assédio e abuso sexual. Apesar disso, a leitura é muito gostosa e o romance entre os mocinhos tão fofo que gostaria de que o livro tivesse continuação para continuarmos acompanhando a história deles.

- Leia a resenha completa e veja fotos do livro


8. KENNY: o seu primeiro amor literário (livro ou personagem)

Foram tantos amores literários nesse minha vida, que não consegui pensar no primeiro exatamente. E, sabendo que a Lara Jean também curte um romance de época, e eu não indiquei nenhum até agora, me decidi por O Visconde Que Me Amava. O segundo volume da série da Julia Quinn, o meu favorito da saga dos irmãos Bridgertons, por sinal, foi o responsável por me fazer amar o gênero novamente. Eu já curtia romance de época antes disso, mas após a incrível e romântica história de O Visconde Que Me Amava, com um casamento por conveniência que se torna em amor verdadeiro, fiquei novamente viciada nas obras do gênero.

- Saiba mais sobre o delicioso romance de época O Visconde Que Me Amava


9. CHRIS: uma personagem que você gostaria de ser amiga na vida real

Novamente, são tantos personagens da ficção que amamos e que gostaríamos de conhecer na vida real! Mas a primeira que me veio a mente foi a Hermione, que dispensa qualquer apresentação, não é? Sempre é bom lembrar que Harry e Rony não teriam durado tanto sem ela por perto. Contudo, a Hermione é uma personagem feminina tão forte e inteligente que é impossível não querer ser amiga dela! Imagina que incrível seria passar horas passeando por livrarias com ela, ou aprendendo magias?!


E esse foi o post de hoje! O que acharam das minhas respostas para a TAG literária de Para Todos Os Garotos Que Já Amei? Já conheciam algum dos livros que eu indiquei? E quais obras vocês escolheriam para cada categoria? Não deixem de comentar!

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Ah amei esse post, ainda não li nenhum dos livros mas irei providenciar!

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não li o livro mas vi o filme e adorei a Lara Jean. A Kitty também é fantástica, quero uma filha como ela xD

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)