22.9.18

Mais 12 livros que dá vontade de ler só pelo título


Há alguns anos fiz um dos meus posts favoritos do blog, e um dos mais acessados, sobre 20 livros que você também leria só pelo título. O nome de uma obra é tão importante quanto sua capa e sinopse. Às vezes, ele é o suficiente para convencer um leitor de pegar aquele livro para ler! Um bom título consegue, ao mesmo tempo, contar algo sobre a história que nomeia e ainda fazer brotar  inúmeras perguntas na nossa cabeça, nos deixando curiosos para devorar aquela obra. Contudo, alguns autores conseguem ir além de um bom nome e dar ao seu livro um título único, com jogos de palavras interessantes ou um aspecto humorístico, filosófico ou provocador. Pensando nisso, e como é divertido descobrir novas obras, me aventurei mais uma vez pelo Skoob e reuni mais 15 livros dá vontade de ler só pelo título! Conheçam-os:

Leia também:


- Me chame pelo seu nome (André Aciman): um título que ficou bem conhecido nos últimos tempos, quando ganhou também as telas de cinema. Além de ter uma sonoridade boa, esse nome é intrigante. Parece um pedido tão impactante e íntimo, não? O que nos faz perguntar: quem está fazendo essa solicitação inusitada? E pelo nome de quem essa pessoa quer ser chamada? Sem dúvida um título muito inteligente e intrigante, que passa o mesmo ar de romance proibido e doce que a história parece ter!

A longa viagem a um pequeno planeta hostil (Becky Chambers): esse título tem uma beleza etérea que parece se estender a sua história também. Eu amo que o nome da obra já deixa claro que se trata de uma ficção científica que envolve uma viagem espacial, o que por si só já me deixa louca para devorar a história. Contudo, gosto que o título também nos intriga, nos fazendo perguntar porque o planeta ao qual os personagens se dirigem é hostil e porque eles estão indo para lá, em primeiro lugar. Intrigante e poético, o nome dessa ficção científica já me deixou louca para lê-la.

- Estamos todos completamente transtornados (Karen Joy Fowler): claramente a autora tem um talento para nomes intrigantes, afinal, também bolou O Clube de Leitura de Jane Austen, que apesar de simples, é um nome cativante e que leitor nenhum esquece. O mesmo acontece com Estamos Todos completamente transtornados, título que desperta vários perguntas e traz um ar de tragédia cômica que nos faz querer ler a obra. Contudo, pelo o que li em algumas resenhas, a história não tem nada de engraçada e traz algumas reflexões bastante profundas e trágicas sobre o uso de animais em pesquisas científicas. Mas, aparentemente o título não é tão desconexo assim, já que é um jargão usado por um dos personagens. Ou seja, só lendo a obra mesmo para descobrir se um título tão legal corresponde a uma história igualmente cativante.

Como-Se-Vingar-de-Um-Cretino-Suzanne-Enoch-romance-de-epoca-mais-15-livros-que-da-vontade-de-ler-so-pelo-titulo-mademoisellelovesbooks

 - Como se vingar de um cretino (Suzanne Enoch): uma das minhas leituras recentes que escolhi justamente por causa do título! Um dos meus nomes favoritos de romances de época, esse desperta muitas perguntas: quem é o cretino?, e quem, e porque, quer se vingar dele? Mais do que isso, o nome desse livro incrível é divertido e inteligente, e passa a ideia (correta) de que a história é bastante divertida, com direito a uma espécie de batalha entre os protagonistas. E se você, como eu, quer ler Como Se Vingar de Um Cretino só pelo título, eu posso garantir que a obra vale muito a pena! Saiba mais na resenha completa do livro!


- Pequenos incêndios por toda parte (Celeste Ng): como a autora tem dado o que falar nos últimos meses, acredito que esse título não é estranho para a maioria dos leitores. Contudo, o que me fez querer ler a obra de verdade não foi a boa fama da autora, ou a capa linda que a obra ganhou, mas seu nome. Pequenos incêndios por toda parte soa bastante lírico, e passa, ao mesmo tempo, uma sensação de tensão e pavor, e igualmente de tranquilidade, afinal, são "incêndios por toda parte", mas "pequenos"... Eu imagino que o título seja mais uma metáfora do que algum momento literal da história, mesmo assim, o acho bastante impactante e único.

Mulheres que correm com os lobos (Clarissa Pinkola Estés): aparentemente simples, eu acho o título desse livro de uma beleza sutil muito cativante. Eu gosto da imagem poderosa que o nome nos passa: mulheres e lobos correndo lado a lado, criaturas livres e temidas. Nenhuma surpresa que o livro mistura mitos e empoderamento feminino.

- Negociando com os mortos - A escritora escreve sobre seus escritos (Margaret Atwood): e é claro que a rainha que deu luz a sucessos como O Conto da Aia e Vulgo Grace não traria um livro de escrita com um título simplista, não é mesmo? Apesar do subtítulo deixar claro sobre o que a obra se trata, Atwood trouxe um nome inusitado e intrigante. Afinal, como e por que se negocia com os mortos? Acho que só lendo para saber, não é mesmo? Mas eu achei um nome bem legal e único para um livro que aborda a escrita em seus vários aspectos: como atividade humana, vocação, profissão, fonte de renda e arte.

o-fundo-e-apenas-o-comeco-neal-shusterman-drama-mais-15-livros-que-da-vontade-de-ler-so-pelo-titulo-mademoisellelovesbooks

O fundo é apenas o começo (Neal Shusterman): outra leitura recente, que me cativou logo no nome. O título desse livro é não só poético, como muito intrigante. Afinal, como o fundo, uma palavra que passa a ideia de profundidade, por ser o início de alguma coisa? E se é o começo, é o começo de quê? E essas perguntas são todas respondidas ao longo da história que, eu garanto, é tão impactante e belamente trágica quanto o título nos faz imaginar. Saiba mais na resenha completa de O fundo é apenas o começo!


- A bruxa não vai para a fogueira neste livro (Amanda Lovelace): inteligente e intrigante, o título dessa obra de poemas nos cativa logo na primeira vez que colocamos os olhos nele. A nome já indica algo de inusitado na obra, afinal, geralmente as bruxas acabam sim na fogueira. Então, por que nesse livro aconteceria o contrário? Gosto também da ideia de empoderamento feminino que o nome passa, afinal, bruxas são sempre mulheres que ousam desafiar as regras de seu tempo. Enfim, um título poético perfeito para uma obra de poemas que, de acordo com a sinopse, "conclama a união das mulheres contra as mais variadas formas de violência e opressão".

- Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios (Marçal Aquino): eu me surpreendo de não ter colocado esse na primeira lista. O título desse romance nacional é absolutamente divino, ele já entrega que vai ter amor, mas também tragédia nessa história. Apesar de longo, é um nome tão impactante que fica na memória e cativa logo de cara. Se eu escrever um livro algum dia, espero conseguir bolar algo pelo menos um terço tão brilhante quanto Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios! 

Trilha sonora para o fim dos tempos (Anthony Marra): um nome bonito que desperta tantas perguntas! O título já deixa claro que a obra trará, talvez, duas coisas que a maioria dos leitores gostam bastante: música e tragédia. Além disso, o nome provoca curiosidade ao levantar perguntas como: por que o fim dos tempos está chegando?, por que ele precisa de uma trilha sonora? e, especialmente, que tipo de sons são tocados no fim dos tempos? Contudo, vejo que o título por si só pode ser um pouco enganador. "Fim dos tempos" é capaz levar o leitor a achar que essa obra é uma distopia, quando, na verdade, a sinopse nos revela que o caráter dramático do livro está ligado mais a histórias da segunda guerra mundial...

- Eu, você e a garota que vai morrer (Jesse Andrews): e vamos finalizar por um título que, apesar de indicar uma história trágica, tem um ar divertido e jovem. É inegável que o nome dessa obra é muito intrigante! Ficamos imediatamente curiosos para saber quem é "eu" e "você", e, claro, quem é a pobre garota que está morrendo. O que também nos faz perguntar do que exatamente ela está morrendo. Contudo, pelo título já podemos imaginar que a história vai reunir três personagens em muitos dramas, mas também boas risadas. Como não querer ler um livro com um nome desses?


O que acharam da listinha de hoje, sobre 12 livros que dá vontade de ler só pelo título? Espero que tenham gostado de conhecer as obras, eu com certeza me diverti bastante pesquisando obras com títulos inusitados e instigantes! Agora me contem: vocês também ficaram com vontade de ler essas histórias? E qual título de livro já despertou completamente a sua curiosidade e de deixou louco pela leitura?

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)