ATENÇÃO! Essa resenha contém spoilers dos livros Alma? e Metamorfose?
A HISTÓRIA
Alexia Tarabotti se tornou a mulher mais feliz do mundo depois de se tornar Lady Maccon. Ela não esperava se apaixonar pelo lobisomem mais poderoso, teimoso e charmoso da Inglaterra, mas isso aconteceu. E, além disso, ela ainda se tornou uma conselheira da Rainha Vitória em questões de conflitos sobrenaturais. Mas, após sua viagem a Escócia, tudo isso mudou. Alexia ajudou o marido a salvar sua antiga alcateia… e acabou sendo rejeitada por Lorde Maccon.
No final da viagem, Alexia descobriu que estava grávida e, como não há registros de lobisomens procriando, Lorde Maccon se convence de que a esposa o traiu. Ultrajada pela acusação, Alexia abandona o marido e volta a morar com sua família, o que já é terrível por si só. Contudo, tudo pode piorar e Alexia perde seu cargo no conselho da Rainha e acaba sendo expulsa também da casa de sua família. Enquanto procura um novo abrigo, Alexia é atacada por joaninhas mecânicas assassinas e percebe que alguém a quer morta, e o mais rápido possível. Parece que toda a Inglaterra odeia ou quer matar Alexia agora, assim, ela decide deixar o país.
Com a companhia de Madame Lefoux, sua amiga francesa e inventora, a sem alma decide ir para a terra de seu pai, a Itália. Lá vivem os terríveis Cavaleiros Templários, uma organização religiosa muito antiga que odeia quem tem alma demais, como lobisomens e vampiros, mas também quem tem de menos, como Alexia. Mesmo sabendo que está colocando sua vida em risco, Alexia está decidida a descobrir mais sobre sua gravidez e, mais importante, provar ao marido que ele estava errado. Enquanto Alexia tenta sobreviver e entender sua gravidez, Lorde Maccon se dedica apenas ao álcool. Com o alfa inutilmente tentando consertar seu coração partido com muita bebida, o Professor Lyall investiga o estranho comportamento dos vampiros e o porque de tudo indicar que eles estão envolvidos com as tentativas de assassinato de Alexia.
A SÉRIE
Inocência? é o terceiro dos cinco volumes da série O Protetorado da Sombrinha, de Gail Carriger. Um steampunk, a saga se passa em um mundo onde seres sobrenaturais são reais e convivem com humanos, o que acarretou em uma evolução tecnológica muito mais cedo do que na história real. Assim, em plena Inglaterra Vitoriana, bailes são os lugares perfeitos para se exibir vestidos glamourosos e conhecer lobisomens e vampiros, e máquinas movidas a vapor coexistem com carruagens. Inocência?, como toda a série, acompanha Alexia Tarabotti, uma humana sem alma, e seu relacionamento com o Lorde Maccon, um poderoso lobisomem, envolvidos com mistérios sobrenaturais. Como podem imaginar, os livros são sequenciais, então não dá para lê-los fora de ordem ou de forma independente.
Conheça os demais livros da série:
A LEITURA
Depois de me decepcionar com o segundo livro da série, Metamorfose?, eu diminuí bastante as minhas expectativas para as histórias do Protetorado da Sombrinha. E a tática funcionou, em parte, porque acabei gostando bastante de Inocência?, livro 3 da saga. Senti que Carriger conseguiu recuperar o fôlego do primeiro livro, Alma?, e entregar uma história muito divertida e bastante intrigante. Mistérios é a palavra que define Inocência?. Temos uma sem alma grávida de um lobisomem e muita gente disposta a matá-la sem revelar o que diabos está acontecendo com ela.
Assim, a trama desse livro ganha boas pitadas de suspense, mas doses ainda maiores de ação, já que grande parte do livro envolve Alexia fugindo e lutando contra as pessoas que desejam assassiná-la. E isso fez muito bem para a história, já que a deixou mais rápida e emocionante de ler. Gostei que a autora intercala as aventuras e desventuras de Alexia por Londres, pela França e Itália, com as investigações do Professor Lyall, enquanto o pobrezinho ainda tenta manter a alcateia, e o Alfa bêbado, sobre controle. Como em Alma?, Inocência? acaba nos trazendo muito momentos completamente malucos… e bastante divertidos.
Assim, a trama desse livro ganha boas pitadas de suspense, mas doses ainda maiores de ação, já que grande parte do livro envolve Alexia fugindo e lutando contra as pessoas que desejam assassiná-la. E isso fez muito bem para a história, já que a deixou mais rápida e emocionante de ler. Gostei que a autora intercala as aventuras e desventuras de Alexia por Londres, pela França e Itália, com as investigações do Professor Lyall, enquanto o pobrezinho ainda tenta manter a alcateia, e o Alfa bêbado, sobre controle. Como em Alma?, Inocência? acaba nos trazendo muito momentos completamente malucos… e bastante divertidos.
Carriger me pareceu mais criativa nesse volume, com cenas de fuga e luta bastante inusitadas. Senti que a autora demorou um pouco para fazer algumas revelações, mas é bastante interessante o que descobrimos sobre o filho de Alexia, o que nos deixa curiosos para conhecer essa criaturinha mágica nos próximos volumes. Eu amei a mudança de cenários, depois de Londres e a Escócia, foi divertido conhecer a versão steampunk da França e da Itália. Carriger não nos poupou de pessoas e máquinas malucas e interessantes nesse livro (fiquei particularmente interessada na versão steampunk de um helicóptero que a autora descreve). E a trama tão movimentada compensou pela escrita da autora, sempre muito descritiva para meu gosto. A narrativa em terceira pessoa de Inocência? traz os mínimos detalhes sobre roupas, cenários e movimentação dos personagens, o que deixa a leitura um pouco cansativa. Mas, como disse, a história é tão cativante que a leitura, mesmo sendo um pouco exaustiva, é rápida e devorei o livro em dois dias.
OS PERSONAGENS
As personalidades mais amadas, e mais malucas, da série estão de volta em Inocência?. Começando por Alexia, que continua uma mocinha incrível, inteligente e empoderada. Contudo, gostei que Carriger tenha mostrado a heroína em alguns momentos de fraqueza, deixando-a mais humana. Também preciso elogiar a autora por mostrar que Alexia demorou um tempo a se adaptar a ideia de ter um bebê, o que é bem realista, já que ninguém se acostuma que vai ser mãe do dia para a noite. Enquanto Alexia me conquistou ainda mais, eu quis estrangular Lorde Maccon por grande parte do livro. É compreensível, claro, que ele tenha agido da maneira que agiu quando descobriu a gravidez de Alexia, que, teoricamente, deveria ser impossível. Contudo, é bastante irritante a forma como ele a trata e, mesmo o lobisomem fazendo a coisa certa no final, não tem como não querer matá-lo até ele chegar lá.
Assim, em Inocência?, o homem que brilha é o Professor Lyall. O Beta fofo já tinha me conquistado nos últimos livros, mas ele subiu ainda mais no meu conceito nesse. É bem divertido, e cativante, a forma como ele age, cuidando de Alexia, do Alfa e da Alcateia nesse livro, o que me fez desejar ler um volume só dele, onde o Professor Lyall encontra o seu par. E falando mais sobre personagens secundários, há muito deles em Inocência?. Muitas das velhas figuras aparecem, e gostei de rever quase todas, exceto a Madame Lefoux. A inventora francesa é uma personalidade bem interessante, mas já perdi um pouco da paciência para seu jeito misterioso e como fica se insinuando para Alexia o tempo todo. Assim, quem acabou me conquistando mais uma vez foi Lorde Akeldama e seu zangão Biffy. Muita coisa inesperada aconteceu com os dois nesse livro e estou curiosa para ver como o relacionamento deles continuará nos próximos volumes.
Inocência? também conta com um bom número de novos personagens. Todos com personalidade únicas e hilárias, claro. Adorei o primo inventor da Madame Lefoux, mas fiquei especialmente curiosa quanto aos Templários. A organização nos é apresentada de forma fascinante nesse livro, como religiosos que combatem sobrenatural através da sabedoria que povos antigos tinham sobre eles. Espero ver mais dos Templários nos próximos livros, eles são vilões bem interessantes.
A EDIÇÃO
Inocência? segue o mesmo estilo da excelente edição dos demais volumes da série. A tradução está perfeita e a diagramação traz alguns detalhes fofos, como um desenho de polvo na numeração das páginas. Eu gosto da capa desse livro mais do que a dos outros. O contraste do vermelho do vestido com o fundo preto e branco é bonito. E a cidade representada no fundo da capa de Inocência?combina com a descrição que o livro nos dá da cidade que Alexia visita na Itália.
CONCLUSÕES FINAIS
A série O Protetorado da Sombrinha recupera o que tem de melhor em Inocência?. O terceiro volume traz uma história emocionante, com muitas cenas de ação e tecnologias steampunk interessantes, além de mistérios sobrenaturais e dramas amorosos. Com muitas fugas e lutas, além de momentos malucos e personagens excêntricos, a leitura de Inocência? é rápida e gostosa, e nos leva por uma viagem por fascinantes novos cenários franceses e italianos. A obra me deixou bem curiosa para ler os próximos volumes da série e novamente apaixonada pela saga.
Título: Inocência?
Título original: Blameless
Série: O Protetorado da Sombrinha
Volume: 3
Autora: Gail Carriger
Editora: Valentina
ISBN: 9788565859554
Ano: 2015
Páginas: 302
Leia também:
Amei a resenha, ainda não conhecia!
ResponderExcluirhttp://submersa-em-palavras.blogspot.com/