Para o bem ou para o mal, a capa de um livro é extremamente importante. Digam o que quiser, mas todo mundo julga, já julgou ou julgará uma obra pela sua capa. E, na verdade, por mais que devêssemos evitar decidir se uma leitura vale a pena só pelo exterior do livro, as capas não devem ter sua importância diminuída. Afinal, elas são resultado do trabalho valioso e exaustivo de capistas e de toda a equipe de produção das editoras. Contudo, precisamos concordar que por mais que há várias capas maravilhosas nas livrarias, algumas bem únicas e inusitadas, em geral, elas são bastante clichês. Ainda mais quando agrupamos as obras por gênero! Não é difícil saber que um livro estampando um dragão é uma fantasia, ou que uma silhueta de um homem distante provavelmente é a capa de um romance policial.
Por isso, hoje decidi fazer uma listinha rapidinha sobre os estilos de capas mais comuns que encontramos por aí, com o lado positivo e negativo de cada uma delas! Lembrando que, do mesmo jeito que nem sempre clichês em histórias são ruins, o mesmo acontece com as capas! Só porque elas seguem um estilo que já conhecemos bem, não significa que a capa é feia ou que o trabalho do capista/editora que a fez é ruim. A ideia do post é só se divertir um pouco falando sobre os estilos mais comuns de capas de livros aqui no Brasil, ok? Sem mais delongas, confiram o post de hoje:
- 7 capas de livro que me enganaram
- 27 capas de livros que combinam perfeitamente com o inverno
- As 7 melhores e mais bonitas capas de livros de 2017
Os capistas amam colocar mulheres em capas, e uma das posições favoritas deles parecem ser com a bendita de costas. Por um lado, esse estilo de capa dá um ar misterioso a história, já que não vemos muito do rosto da mulher e ficamos imaginando para quem ou o que ela está olhando (ainda mais quando a mulher está em uma janela). Mas, não são só livros de mistério que trazem esse tipo de capa, muitos romances também investem na imagem da mulher de costas. E se for um romance erótico ou de época, melhor ainda, já que ela vai estar, provavelmente, com parte do vestido aberto ou com as costas totalmente nuas, o que dá um ar sensual a obra.
Geralmente, gosto de capas com mulheres de costas, mas acho que esse estilo despersonaliza um pouco as mulheres, já que dá muita ênfase ao nosso corpo, especialmente quando ele está descoberto, e menos ao nosso rosto e a personalidade da personagem representada na capa. Também há uma questão que esse tipo de capa sempre traz mulheres bonitas e bastante magras, além de geralmente brancas e de cabelos lisos, desconsiderando todos os outros tipos de corpos femininos que são igualmente bonitos...
- Conheça Outlander: A Viajante do Tempo na resenha do livro
- Conheça Um Acordo de Cavalheiros na resenha do livro
- Conheça Outlander: A Viajante do Tempo na resenha do livro
- Conheça Um Acordo de Cavalheiros na resenha do livro
Esse clichê de capa é um dos que geram as imagens mais bonitas, apesar de que sei que algumas pessoas não gostam quando os livros estampam rostos de pessoas de verdade. Não sei porque, mas há algo de misterioso e um pouco sensual em mostrar apenas a metade do rosto de uma mulher. Tanto que esse estilo de capa geralmente é encontrado em histórias de suspense, terror e alguns romances com pitadas de mistério. Em comparação com as capas de mulheres de costas, essas ganham um ponto a mais por parecerem mais íntimas, mais pessoais, já que trazem o rosto da personagem. Mas, mesmo bonitas e intrigantes, esse estilo de capa tem um problema: nem sempre a modelo combina com a personagem descrita, o que pode acabar sendo bem frustrante para o leitor...
- Conheça o livro Kitty na resenha da obra
- Saiba mais sobre o romance No Labirinto dos Seus Olhos
- Conheça o livro Kitty na resenha da obra
- Saiba mais sobre o romance No Labirinto dos Seus Olhos
Em geral, eu gosto de capas que retratam pessoas de verdade, em especial quando o rosto é mostrado (e ele combina com o personagem descrito). Contudo, esse clichê de capa em especial me dá certo nervoso. Não sei explicar, mas os rostos/cabeças flutuando, muitas vezes sem pescoço, me parecem inquietantes demais (mesmo quando a capa tem um ar mais romântico). Contudo, sem dúvida esse tipo de capa é bastante atrativo já que, naturalmente, rostos e formas que lembram rostos capturam o nosso olhar mais rapidamente. Entretanto, capas com cabeças enormes flutuando nem sempre são bonitas...
Leia também:
- Resenha: Fique Comigo - J. Lynn
- Resenha: A Aposta - Vanessa Bosso
- Resenha: Predestinadas - Jessica Spotswood
Leia também:
- Resenha: Fique Comigo - J. Lynn
- Resenha: A Aposta - Vanessa Bosso
- Resenha: Predestinadas - Jessica Spotswood
Se capas pudessem falar, as que retratam pessoas segurando algum tipo de arma, seja uma pistola ou uma espada, gritariam: "se segura que vem ação e sangue por aí!". Geralmente, capas assim se relacionam a dois gêneros muito específicos: suspense policial e fantasia. E não tem jeito, a arma na capa já dá aquele ar de mistério e chama atenção, nos fazendo imaginar que tipo de disputas emocionantes e sangrentas a obra traz. Contudo, nesse estilo de capa, há o risco dela ficar brega, ainda mais se der para ver logo de cara que a imagem foi manipulada digitalmente...
- Saiba mais sobre o policial Esconda-se na resenha do livro
- Conheça a obra Sangue Mágico
- Saiba mais sobre o policial Esconda-se na resenha do livro
- Conheça a obra Sangue Mágico
Um dos meus tipos de capas favoritos são aqueles que trazem figuras desenhadas, geralmente só a silhueta de uma pessoa. Essas capas são, geralmente, bem fofinhas e românticas, já entregando que deve se tratar de um livro de romance, de humor, de drama, ou uma mistura dos três. O lado positivo dessa capa é que elas são bonitas e atrativas, e que não cometem erros com capas com pessoas de verdade ao trazer um modelo que não tem nada a ver com o personagem descrito. Contudo, muitas das capas com desenhos de silhuetas acabam não revelando muito da história e, logo, não atraindo alguns leitores logo de cara como outros tipos de capa.
- Conheça o incrível O Beijo Traiçoeiro na resenha do livro
- Saiba mais sobre o policial Eu Vejo Kate
- Conheça o incrível O Beijo Traiçoeiro na resenha do livro
- Saiba mais sobre o policial Eu Vejo Kate
As capas mais honestas desse post. Elas não fazem mistério nenhum e já deixam claro: esse é um livro de romance. E não estou falando das capas fofas com casais se abraçando ou com o rosto bem próximo, que são bastante comuns também, mas sim das capas em que o casal está realmente se beijando. A maioria desse tipo de capa são bem fofas e românticas, e geram uma imagem bonita. Contudo, outras, mesmo que não feias, tem um ar bastante erótico... o que me incomoda um pouco porque o livro, muitas vezes, nem tem tanto sexo assim.
- Conheça o romance Espero Por Você na resenha do livro
- Conheça o romance Espero Por Você na resenha do livro
A capa mais confiante de todas é a aquela com fundo liso e título enorme. Eu vejo muito essas capas minimalistas em obras de não-ficção e em livros famosos ou de autores já muito conhecidos, que dispensam apresentações. Essa é a capa de um livro que se garante pela sua história, apesar de que os capistas são espertos e, muitas vezes, inovam com fontes diferentes e um bom uso de cores. Por um lado, capas com fundos lisos e títulos gigantes atraem leitores que curtem simplicidade e que genuinamente só se importam com o interior das obras. Mas, elas são uma escolha arriscada por, geralmente, não dizerem muito da trama e, ainda, correm o risco de acabar passando despercebidas entre capas mais elaboradas.
Quantas capas bonitas (e outras nem tanto), concordam? O que acharam dessa listinha sobre os 7 clichês de capas de livros mais comuns? Já conheciam alguma dessas obras? E qual o estilo de capa que você mais ama ou odeia? E qual clichê sentiram falta de ver no post? Comentem aí embaixo!
0 comentários:
Postar um comentário
Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.
(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)