A HISTÓRIA
Depois de sobreviver a um relacionamento abusivo na adolescência, Teresa Hamilton tinha todo o seu futuro planejado. Quando uma lesão no joelho acaba com tudo, em vez de perseguir a carreira de bailarina, como sonhava, ela começa a estudar na mesma universidade que seu irmão Cam. Mesmo não contente em ter que seguir seu plano B de se tornar uma professora, o que mais incomoda Tess é estar, ao mesmo tempo, tão perto e tão longe de Jase, melhor amigo do seu irmão.
Desde os 16 anos Tess é apaixonada por Jase, mas sabia que ele a via apenas como a irmãzinha boba de Cam. Contudo, um ano atrás, quando Jase a beijou, Tess percebeu que, talvez, ele se sente tão atraído por ela quanto ela por ele. Jase finge que nada aconteceu e parece fazer questão de se tentar manter longe dela. Seu plano, entretanto, não parece estar indo bem. E quando eles acabam cursando uma mesma disciplina, Teresa se vê cercada por Jase em toda parte. E decidida a seduzi-lo.
O que Tess não sabe é que Jase não acabou naquela aula por acaso. Há anos ele é apaixonado pela irmã do melhor amigo, mas sabe que não é bom suficiente para ela. Jase ainda esconde um passado sombrio e um segredo que o impede se comprometer de verdade com qualquer garota, ainda mais uma tão especial quanto Tess. Mas, está cada vez mais difícil esconder a atração que sente por Tess, que parece determinada a destruir todas as barreiras que há entre eles. Teresa acredita que eles podem ter um final feliz, mas Jase não está tão convencido. Então, porque ele não consegue se manter longe dela? Será que essa história vai terminar de forma feliz ou trágica?
A SÉRIE
Fique Comigo é o segundo livro dos seis volumes da série Wait For You (Espero por Você) de Jennifer L. Armentrout como J. Lynn. Apesar de fazer parte de uma série, e terem alguns personagens em comum, cada obra da saga pode ser lida de forma completamente independente, já que trazem romances únicos e diferentes casais. O primeiro livro, Espero por Você, conta a história de amor dos universitários Avery e Cam, vizinhos de apartamento. O segundo livro, Fique Comigo, traz o envolvimento de Teresa e Jase, respectivamente a irmã e o melhor amigo de Cam. Stay With Me, o terceiro volume, ainda não publicado no Brasil, vai falar sobre Calla, amiga de Tess, e o bartender do bar da sua mãe.
A TRAMA E A NARRATIVA
Eu estava bastante curiosa para ler Fique Comigo. Eu amei o livro anterior, Espero Por Você, e fiquei curiosa para saber como autora ia juntar o melhor amigo e a irmã de Cam sem parecer forçado. E, infelizmente, ela não conseguiu cumprir esse objetivo, na minha opinião. Lynn perdeu a mão na hora de bolar a trama. Acho que, na tentativa de criar um romance que tratasse de outros assuntos mais sérios, como relacionamentos abusivos, suicídio e luto, Lynn acabou criando um melodrama que pouco convence. E, pior do que isso, usando esses momentos de tanta tensão e sensibilidade emocional para justificar a união do casal, que, honestamente, tem uma química pouco convincente.
Me irritou que a autora tenha usado assuntos tão delicados apenas para criar momentos em que os protagonistas não poderiam se evitar ou fingir que não tinham sentimentos um pelo outro; é como se ela banalizasse a seriedade, a violência e as problemáticas envolvidas em tais questões. A sensação que tive é que não era sequer a mesma a autora do primeiro livro, que tão sabiamente falou sobre abuso e culpabilização da vítima, já que em Fique Comigo, ela nos entregou todos os clichês possíveis destes e outros assuntos.
Fique Comigo nem mesmo consegue ter as boas pitadas de humor leve que o livro anterior, e as cenas mais sensuais são em momentos estranhos e forçados, bem diferente de Espero Por Você. A escrita de Lynn continua boa e bastante fluída. O livro é extenso, tem 384 páginas de uma história que poderia muito bem ter sido contata em 250, por isso a narrativa cativante da autora ajuda bastante. Mas não compensa pela história mal bolada, com conflitos e soluções de problemas preguiçosas e bastantes clichês. Por um lado, a leitura é rápida e movimentada, mas ela mais causa incômodo do que divertimento.
OS PERSONAGENS
E grande parte da minha decepção com Fique Comigo se deve aos protagonistas. Eles também são clichês ambulantes, com trajetórias completamente previsíveis. Começando por Teresa, que não tem nada de autoestima ou empoderamento. Ela é completamente dependente do irmão, dos amigos e de Jase e não muda em nada em tal quesito ao longo da história. Tess também me irritou por insistir em um amor com Jase quando, além de não ser correspondida, era mal tratada.
A cereja do bolo foi a garota ter sobrevivido por um relacionamento abusivo, continuar se culpando por ele e ainda não fazendo nada quando percebe que sua colega de quarto vive a mesma situação. Achei preguiçosa a solução da autora de Teresa só entender que não foi culpa dela seu relacionamento abusivo porque Jase, literalmente, a diz isso. Que tipo de mensagem que isso passa? Que mulheres só podem se recuperar de terem sobrevivido a um homem abusivo… arranjando outro homem?!
A cereja do bolo foi a garota ter sobrevivido por um relacionamento abusivo, continuar se culpando por ele e ainda não fazendo nada quando percebe que sua colega de quarto vive a mesma situação. Achei preguiçosa a solução da autora de Teresa só entender que não foi culpa dela seu relacionamento abusivo porque Jase, literalmente, a diz isso. Que tipo de mensagem que isso passa? Que mulheres só podem se recuperar de terem sobrevivido a um homem abusivo… arranjando outro homem?!
E Jase, por tudo que é sagrado, se disfarça de cara carinhoso e bonzinho, mas não é tão legal assim. Ele trata Teresa como uma criança, de forma super protetora e egoísta. Ele fica com ela, ou se separa dela, a seu bel prazer; usa bebida e outras coisas como desculpa para seu péssimo comportamento, em vez de assumir realmente a culpa. Ele ainda tenta se passar de bom moço que aumenta a autoestima e a segurança de Tess, mas isso soa mais como uma forma de deixá-la mais dependente dele do que carinho. Mesmo quando descobri o passado e o segredo de Jase, que é bem previsível, por sinal, ainda assim não fui convencida de que ele agia assim por causa de sua situação e não porque é naturalmente insuportável.
Os melhores personagens de Fique Comigo, ironicamente, são os secundários. Adorei rever Cam e Avery, mocinhos do primeiro livro que continuam bastante apaixonados e fofos. Também gostei bastante da melhor amiga de Tess, a divertida Calla e, apesar de tudo, ainda estou curiosa para ler o livro dela.
A EDIÇÃO
Fique Comigo tem uma boa edição. A tradução e diagramação não trazem erros. As páginas cor de creme, sem grandes detalhes nos permite focar mais na história, e a fonte é de um bom tamanho, assim como o espaçamento. Confesso que acho a capa do livro um pouco assustadora. Os rostos em branco em preto, sem pescoço, me remetem mais a uma história de fantasmas do que de romance.
CONCLUSÕES FINAIS
Infelizmente, Fique Comigo foi uma grande decepção. A leitura é rápida e a boa narrativa da autora nos prende, mas não compensam pelos personagens clichês, em especial uma mocinha sem autonomia e um mocinho que a trata muito mal. A trama é movimentada, cheia de altos e baixos, mas pouco surpreendente. O pior, contudo, foi a história ter banalizado assuntos importantes e sérios como luto, suicídio e relacionamentos abusivos, tratando-os de forma irresponsável e preguiçosa, apenas para forçar momentos de intimidade tanto emocional quanto sexual entre o casal. Como sempre, digo para cada um ler a obra e tirar suas próprias conclusões, mas não consigo recomendar Fique Comigo para ninguém. Apesar de tudo, ainda tenho esperança que o terceiro livro volte com a qualidade do primeiro para a série, por isso ainda vou dar mais uma chance a ela, mas, da próxima vez, com menos expectativas para a leitura.
QUOTES FAVORITOS
“Parte de mim só queria esquecer. Porém outra parte de mim se recusava a tirar da memória a lembrança dos lábios dele contra os meus, a sensação das mãos dele percorrendo meu corpo ou como ele gemera meu nome como se estivesse sentindo uma dor deliciosa. Ah, meu Deus...” pág. 8
"Quando ele ria era como se o sol brilhasse nos meus olhos." pág. 20
Título: Fique Comigo
Título original: Be with Me
Série: Wait For You
Volume: 2
Autora: Jennifer L. Armentrout como J. Lynn
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581638584
Ano: 2017
Páginas: 384
Adorei a resenha e a forma como tu vê esse assunto.
ResponderExcluirFiquei com vontade ler, curiosa na verdade pra ler mais a fundo.
Beijos :* Mamãe e Bebê ' ♥