O AUTOR E O LIVRO
Iain S. Thomas é um escritor sul-africano publicado em várias partes do mundo e conhecido virtualmente pelo pseudônimo “pleasefindthis”. Em 2007, Thomas começou o blog I Wrote This For You com Jon Ellis, um amigo que ele só conhecia pela internet e que, na época, vivia no Japão. Assim, eles faziam uma troca: Ellis enviava uma foto para Thomas e ele escrevia algo que contasse uma história através daquela imagem. O resultado variava de uma frase ou algumas centenas de palavras, mas o conjunto impactante e belo de fotografia + poesia logo chamou atenção e o blog começou a fazer sucesso.
“AS PESSOAS QUE PODERÍAMOS SERTer um dom não significa que algo lhe foi dado. Significa que você tem algo a dar.” pág. 159
I Wrote This For You, em sua versão digital, continua vivo, com publicações mais ou menos mensais. Mas, agora Iain S. Thomas viaja o mundo divulgando seu trabalho e seus livros, inclusive Escrevi Isso Para Você, uma coletânea de poemas que deu origem a uma série, com mais dois volumes publicados: I Wrote This for You: Just the Words e I Wrote This for You and Only You. São quase 200 textos que, acompanhados por fotografias, estão divididos em 4 sessões chamadas de Sol, Lua, Estrelas e Chuva. As repartições não parecem seguir alguma lógica especial, já que as mesmas temáticas se repetem através de todo o livro: paixão, amor, solidão, separação, morte e, principalmente, vida.
A LEITURA E A POESIA DA CONTEMPORANEIDADE
Foi o título de Escrevi Isso Para Você que me chamou atenção: inusitado, ele passa a impressão de que a obra está falando com você. E ela está realmente. Abra o livro de Thomas em uma página qualquer e conseguirá encontrar pelo menos uma palavrinha “você” no texto, porque o autor realmente queria que sua poesia conversasse com o leitor, e ela cumpre bem tal objetivo. Não consegui deixar de me identificar ou me cativar com nenhum desses poemas. Em alguns, a sensação que tive era de estar falando com um melhor amigo, um amante íntimo, um familiar próximo. Em outras, de conversar comigo mesma.
Há algo nas poesias curtas e impactantes de Escrevi Isso Para Você que mexe com o interior de quem está lendo. Além do fato das palavras estarem, literalmente, dirigidas a você, a obra aborda reflexões, sentimentos e situações comuns a qualquer ser humano. A atração por um desconhecido; o carinho por quem conhecemos há muito tempo; a tristeza em estar sozinho; a ansiedade por estar com alguém e mesmo assim se sentir sozinho; o medo do futuro e a angústia pelo passado; a incerteza e a confiança de que vai dar tudo certo. Tudo isso e muito mais é abordado ao longo do livro, de forma lírica e apaixonante.
“A ESTRELA ESQUECIDAVocê sempre me diz que foi bom enquanto durou. Que as chamas mais intensas são as que queimam mais rápido. Ou seja, você via em nós uma vela. Eu via em nós o sol.” pág. 90
Escrevi Isso Para Você ainda aborda alguns aspectos da vida moderna e tecnológica, como as revoluções de internet e o impacto do virtual nas relações humanas. Sem rimas ou até mesmo estrofes, as poesias de Thomas são algo que poderíamos ter lido em um perfil de internet, ou em um papel esquecido onde anotamos algum pensamento bobo e aleatório. Em sua forma simples e conteúdo denso, mas com o qual nos identificamos, Escrevi Isso Para Você provoca muitos sentimentos. Assim, a leitura acaba sendo lenta, esse é o tipo de livro que merece ser saboreado, lido e relido muitas vezes (ainda mais com uma edição que traz, além dos textos, fotografias lindíssimas).
Eu adorei a escrita do autor, lírica e direta, representa bem o momento poético em que vivemos. Alguns diriam que a poesia está morta hoje em dia, sem forma rígida e extensa, com recursos de linguagem complexos tão usados no passado. Mas, honestamente, acho que os poetas contemporâneos só estão continuando o que os modernistas começaram. Estamos em um tempo histórico que não adianta se prender ao passado, ou você é esquecido, se torna obsoleto. E em um mundo rápido, que ferve e muda a todo momento, tanto no virtual quanto no real, as poesias de uma frase, sem rimas e perfeitas para serem compartilhadas em perfis de rede social, como as de Thomas, são a arte encontrando novas formas de viver.
E essa nova forma é tão digna e impactante quanto as que vieram antes. Eu absolutamente amei Escrevi Isso Para Você e recomendo-o para todos os amantes de poesia e fotografia por aí. E se pudesse definir a mensagem desse livro em uma frase, diria que “viver é difícil e doloroso, mas é lindo e vale a pena”.
E essa nova forma é tão digna e impactante quanto as que vieram antes. Eu absolutamente amei Escrevi Isso Para Você e recomendo-o para todos os amantes de poesia e fotografia por aí. E se pudesse definir a mensagem desse livro em uma frase, diria que “viver é difícil e doloroso, mas é lindo e vale a pena”.
“O PRIMEIRO SINTOMA É TIRAR FOTOS ESTRANHASJá fingi que tinha ficado louco para lhe dizer as coisas que precisava. Eu chamo de arte. Porque arte é o nome que damos aos sentimentos que tornamos públicos. E a arte não preocupa ninguém.” pág. 15
Título: Escrevi Isso Pra Você
Título original: I Wrote This for You
Autor: Iain S. Thomas
Editora: Sextante
ISBN: 9788543106304
Ano: 2018
Páginas: 208
*Esse exemplar foi uma cortesia da Editora Sextante
0 comentários:
Postar um comentário
Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.
(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)