31.5.18

Livros, músicas, filmes e séries favoritas de Maio


E é com feriado que nos despedimos de mais um mês! Maio foi conturbado para todo mundo, tenho certeza, mas, no geral, foi um bom mês para mim. Com menos provas e trabalhos de faculdade, tive mais tempo livre nessas últimas semanas, e acabei devorando alguns livros bem legais, de romance até obra de não-ficção. Também consegui ver bons filmes, como uma comédia que fala sobre autismo, e uma série sobre espionagem com muita representação feminina. Aqui no blog rolou muitas resenhas, e algumas listas bem legais com indicações literárias. Sem mais delongas, conheçam os meus favoritos de Maio:


Estou lendo:

Eu geralmente gosto de me concentrar em uma obra só por vez, mas eu perdi um pouco a mão nesse final de mês, e acabei lendo 3 livros ao mesmo tempo. Um deles é a distopia nacional A Lucidez da Lenda, já devorei 60% da obra, mas acho que ainda vou demorar para terminá-la. O cenário político/social que a história constrói é interessante, mas a leitura é um pouco arrastada. 

Também estou lendo A Mulher na Janela, um suspense que vai virar filme, se não me engano. A trama é bastante interessante e fala sobre uma mulher que não consegue sair de casa e, em sua obsessão de observar os vizinhos, acaba testemunhando um crime. Por fim, também estou lendo Escrevi Isso Pra Você, uma coletânea de poesias muito cativantes, que espero terminar ainda essa semana.

Livros lidos em Maio:

Eu fiquei bastante feliz de ter conseguido ler 5 livros em Maio. Comecei o mês com O Campeão de Lady Isobel, um romance medieval, infelizmente, bem morno. O mocinho não me cativou muito, apesar de que gostei da trama com pitadas de mistério e ação. Em seguida, devorei Só Escute, um young adult emocionante. Ao mesmo tempo que nos encanta com uma história de um casal improvável, o livro fala criticamente sobre problemas familiares e psicológicos.

Saiba mais nas resenhas de:
E mais lições interessantes vieram na leitura seguinte, a minha favorita do mês, O Fundo É Apenas o Começo. Intrigante e emocionante, a obra fala de doenças mentais de modo criativo, sensível e educativo até. Depois, li Metamorfose?, segundo volume da incrível série de steampunk O Protetorado da Sombrinha. Infelizmente, o livro não foi tudo o que esperava, apesar de que a leitura é rápida e divertida. E, por fim, nos últimos dias de Maio, li Carta a D., que se tornou um favorito. A obra é um relato real de um famoso filósofo sobre seu amor pela esposa, com quem viveu por quase 60 anos. O livro é muito doce, uma prova de que o amor verdadeiro existe!

Saiba mais nas resenhas de:
Próxima leitura para Junho:

Considerando que estou lendo tantos livros ao mesmo tempo, quero começar o próximo mês terminando todos, claro. Mas, depois deles, pretendo ler Mais Que Amigos, romance que me chamou atenção desde que foi anunciado seu lançamento. A história sobre dois melhores amigos que se envolvem romanticamente parece ser divertida e fofa. Estou bastante curiosa para devorar a obra.

Música favorita do mês:

Acho que, como todo mundo, eu fiquei obcecada com This Is America em Maio. Antes de tudo, o vídeo dessa música é uma obra de arte, cheio de referências e críticas. Mas a canção em si também é muito boa, com um ritmo muito dançante e uma letra que fica na cabeça. 

Melhores filmes de Maio:

Eu vi alguns filmes bem legais em Maio, mas dois se destacaram, em especial. O primeiro deles é um terror sul-coreano que descobri por acaso na Netflix. Invasão Zumbi (Train to Busan) não dá medo nem nada, mas é uma história de zumbis com muita ação e algumas pitadas de humor. A trama se passa, em grande parte, dentro de um trem e mostra as tentativas dos passageiros de sobreviver a um surto zumbi que está se espalhando pelo país e pelos vagões. O filme ainda explora a difícil relação de um homem que trabalha demais e sua jovem filha, e o limite da civilidade e da humanidade quando a sobrevivência individual entra em jogo.

Saindo da fantasia, mas não tanto assim, preciso recomendar Tudo Que Quero (Please Stand By), um filme divertido e emocionante. Essa comédia-drama fala bastante de relacionamentos familiares e superação das dificuldades. Na história, uma jovem autista perdeu a mãe muito cedo e foi criada pela irmã, que a deixou em uma casa de repouso após ter a própria filha. Apaixonada por Star Trek, a jovem sonha em ganhar um concurso de roteiros baseados na saga. Mas, quando encontra dificuldades para enviar seu manuscrito, ela foge e embarca em uma insana e perigosa viagem até o local do concurso. Tudo Que Quero fala de modo sensível e que foge dos clichês sobre autismo e impacto do transtorno no indivíduo e em sua família. Além disso, o longa ainda é uma história emocionante e divertida sobre crescimento e, claro, viagens cheias de confusão.

Série favoritas de Maio:

Acabou que, em Maio, tive um pouquinho mais de tempo livre e consegui ver algumas séries bem legais. E tem duas que preciso recomendar para vocês. A primeira delas é Killing Eve, um show britânico que mistura comédia, drama e policial. Baseado em uma série de livros, a trama conta a história de uma funcionária do serviço de contra-espionagem britânico determinada a encontrar uma jovem e perigosa assassina. Mas, seus esforços de capturar a criminosa chamam atenção da mesma e um jogo de gato e rato se inicia, com uma tentando desvendar - e quem sabe matar - a outra. Com grandes doses de matança e um humor bastante irônico, Killing Eve traz episódios viciantes e muito divertidos, além de sangrentos. A série dá um show de representação feminina, com protagonistas mulheres fortes e muito inteligentes. E, ainda, para quem gosta de tramas sobre psicopatas e espionagem, Killing Eve é a pedida certa.

Mas, se você gosta mais da comédia e do drama do que a parte policial, uma boa dica é On My Block, original da Netflix que já foi confirmado para uma segunda temporada. O show teen retrata um grupo de amigos de um bairro marginalizado de Los Angeles. Antes inseparáveis, entrar no ensino médio testa amizade do grupo, que enfrenta dilemas amorosos, problemas com a família, brigas e fofocas, além de gangues, tiroteios, deportação e mais. Com um elenco majoritariamente negro e latino, On My Block consegue representar a vida de grupos marginalizados sem cair em clichês. Nos identificamos com quase todos os protagonistas e torcemos por eles, ao mesmo tempo em que rimos bastante. A série é simples, mas poderosa e todos deveriam conferir agora mesmo!

Postagens do mês:
Resenhas (livros)

Listas e dicas sobre livros

Lançamentos de livros

Outros


E isso foi o que Maio me proporcionou de melhor. Acho que fui mais produtiva esse mês, ao mesmo tempo em que consegui ler e assistir obras bem legais. Já sei que Junho não vai ser tão tranquilo assim, mas estou animada para o próximo mês. Agora quero ouvir de vocês: o que acharam do que vi, ouvi e assisti em Maio? E quais os favoritos do mês de vocês? Me recomendem filmes, séries, músicas e livros aí nos comentários!

Comente com o Facebook:

1 comentários:

  1. Olá!
    Adorei o seu post e o quão movimentado o seu mês foi. Me interessei muito por algumas das suas leituras e filmes e séries recomendados!!! Me impressionou o fato de você ler 3 livros de uma vez, eu nunca consegui fazer isso muito bem então nunca insisti nisso hahaha
    Quero muito ler Mais Que Amigos, e tenho Só Escute aqui me esperando pra ser lido em breve <3 <3 <3
    Adorei seu post.
    Beijos,
    http://ofantasmaliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)