5.3.18

Resenha: Romance Entre Rendas - Loretta Chase


A HISTÓRIA

Lady Clara Fairfax percorreu um longo caminho de debutante inocente e mal vestida até a mais glamourosa e requisitada jovem solteira de Londres. Contudo, depois de se envolver duas vezes em escândalos, Clara está cansada da competição que se estabeleceu por sua mão. As três irmãs Noirot, que mais que amigas, se tornaram sua família, ensinaram para Clara que, além de se vestir muito bem, uma mulher é capaz de ser mais do que uma esposa sorridente e submissa. E, secretamente, a jovem lady sonha por mais. Clara quer ser útil de alguma forma, assim como deseja encontrar um homem que enxergue além de sua beleza. Por isso, quando uma jovem desafortunada pede sua ajuda, Clara aceita imediatamente. Mas, a missão de achar o irmão da garota, envolvido com perigosas gangues juvenis das partes perigosas de Londres, é demais para Clara. Ela não pode ir sozinha procurar o garoto, então recorre ao Corvo, um jovem advogado notório por irritar todo mundo e pegar casos difíceis.

Sendo primo de um duque, Oliver Radford cresceu vendo o quanto a aristocracia é fútil e irritante. Ele despreza os nobres e prefere utilizar sua fina educação para construir uma carreira como advogado. Assim acabou arranjando inimigos entre os criminosos mais perigosos, que o chamam de Corvo. Contudo, Oliver prefere lidar com a ralé da sociedade do que com a nobreza, que acha que é melhor que o resto do mundo. Mas, isso não o impede de se surpreender quando uma jovem dama pede seu auxílio em uma missão impossível. Oliver não quer se envolver com uma senhorita tola que acha que pode mudar o mundo se bater seus cílios bonitos para qualquer um, entretanto, algo o faz se obrigar a ajudar a moça. Por causa de um dente lascado dela, Oliver percebe que a conheceu e se apaixonou por ela na infância, mesmo tendo a visto apenas uma vez.

Clara sabia que conhecia Corvo de algum lugar e não se surpreende quando lembra que ele era o amigo inteligente, tímido e já irritante do seu irmão. Contudo, isso a faz se sentir ainda mais atraída por ele. Afinal, algo no modo como Oliver sempre discorda e zomba dela, mas não a trata como uma mocinha burra, conquista a garota. Corvo logo percebe que está diante uma mulher de inteligência maior ainda que sua beleza, e que não vai deixar ninguém, nem mesmo ele, um advogado irritante, ficar em seu caminho. O que reacende vários sentimentos esquecidos que ele tinha por ela, na infância. Entretanto, por mais divertido que seja caçar um jovem criminoso com Clara, Oliver sabe que ela está fora do seu alcance. Mas ele não pode impedir Clara, ou mesmo o próprio coração, a dar fim a essa chama que se acende entre os dois.


A SÉRIE

Romance Entre Rendas é o quarto e último volume da série As Modistas, de Loretta Chase. Apesar de serem interligados, cada livro é independente e conta a história de amor de uma das irmãs Noirot, jovens francesas donas do ateliê mais luxuosos e requisitado de Londres, e da amiga delas, lady Clara.

“Elas [irmãs Noirot] faziam as roupas de Clara e a haviam ensinado que um vestido era uma forma de arte e de manipulação, além de um modo de expressão. Já a haviam salvado duas vezes de possíveis casamentos catastróficos. Portanto, para as meninas dela, Clara se vestia como uma inspiração.” pág. 18

Leia a resenha dos volumes anteriores da série As Modistas:


A LEITURA: TRAMA E NARRATIVA

Eu estava curiosa para ler Romance Entre Rendas, mas com baixas expectativas, já que a Clara me irritou bastante em todos os três volumes anteriores. Contudo, logo fui surpreendida pela obra, que começa já bastante divertida, e com uma protagonista mais madura, como falarei no próximo tópico. Diferente do livro anterior, Volúpia de Veludo, a trama de Romance Entre Rendas é bastante inusitada. É o primeiro livro que leio em que o mocinho trabalha como advogado, o que reúne cenas interessantes como julgamentos, investigações, perseguições policiais entre outras. 

Conforme o casal mergulha no mundo do crime de Londres, Romance Entre Rendas ganha muitas pitadas de ação e ainda um ar mais realista, já que mostra como a vida na época não era só glamour de vestidos bonitos para os ricos: os pobres viviam em casas sujas em favelas, sendo que muitas crianças tinham que recorrer ao crime para sobreviver. Mostrando um novo lado do contexto social do século 19, Romance Entre Rendas se destaca dos outros livros da série e do gênero. Contudo, apesar de bem vindo, esse pano de fundo se estendeu mais do que necessário, deixando o desfecho da obra arrastado. A autora bolou uma trama secundária sobre Corvo e um inimigo criminoso que acabou se arrastando demais, e proporcionando um grande drama policial desnecessário na última parte do livro.

Mas, felizmente, além da busca de Clara pelo irmão da jovem desafortunada e os problemas de Corvo com os criminosos juvenis de Londres, assim como os conflitos do personagem com o primo duque, Romance Entre Rendas não decepciona no desenvolvimento do casal. Apesar de ter poucos momentos românticos, comparando com os livros anteriores, esses momentos são fofos e apaixonantes. Clara e Oliver não caem de amor logo de cara, o que é bom, já que sendo tão diferentes, seria estranho se eles não tivessem esse tempinho para se acostumar a personalidade um do outro. Com uma trama sólida, que provoca tanto suspiros, quanto risadas (as discussões de Clara e Corvo são o máximo), e até mesmo uma leve acelerada no coração, a narrativa de Romance Entre Rendas flui com bastante rapidez. Devorei a obra em poucos dias, especialmente por causa da escrita leve da autora, pouco descritiva e com diálogos intensos e divertidos.


OS PROTAGONISTAS DE ROMANCE ENTRE RENDAS

Clara e Oliver não são os meus favoritos da série, mas conquistaram seu lugarzinho no meu coração. Em Romance Entre Rendas, vemos uma Clara muito mais madura. Apesar de continuar sendo impulsiva, a garota aprendeu a não ter medo da própria inteligência e força, e já consegue perceber que o mundo não gira ao redor dela. A personagem conseguiu se redimir comigo e, depois de vê-la fazer tanta burrada irritante nos livros anteriores, fiquei feliz em ver a mocinha tentar ajudar as pessoas a sua volta, sem deixar de impor seus desejos e sonhos. Algo que gostei bastante foi que, em muitos momentos, Clara chama atenção de Oliver sobre como a vida das mulheres não é fácil, sobre como somos submetidas a regras diferentes dos homens e, mais naquela época do que nunca, como somos encarceradas por padrões estúpidos e sexistas da sociedade.

Essa Clara tão empoderada foi uma benção diante de Corvo, que em muitos momentos demonstra achar as mulheres, em geral, fúteis e pouco lógicas. Felizmente, ao longo do romance, o mocinho vai perdendo essa visão e nota que o gênero feminino não é feito de cristal e que podemos sim ser belas, inteligentes, lógicas, emocionais, e tudo mais ao mesmo tempo. Me irritei com os (muitos) momentos em que Oliver tenta proteger e mandar em Clara contra a vontade dela, mas, como a própria mocinha não o deixa fazer isso, acabei não me prendendo muito a esse aspecto. Quanto mais Romance Entre Rendas avançava, e Oliver aprendia a ficar em seu lugar e amar Clara sem sufocá-la, mais gostei do personagem. Eu amei, confesso, como ele pouco liga para as opiniões alheias e se mete em vários momentos constrangedores por causa de sua falta de tato social. Inteligente e tímido, mas também determinado e argumentativo, Oliver é um fofo e um par perfeito para Clara, justamente porque são tão diferentes (já que ela não é nada tímida e é a rainha do encantamento social).

Como sempre, essa série nos deixa na mão na hora de retomar os personagens dos outros volumes, e fiquei triste que não vimos mais dos outros protagonistas de As Modistas. 


A EDIÇÃO

A edição segue o estilo dos outros volumes da série. A diagramação é simples, mas a tradução perfeita e o texto sem erros. O livro tem páginas amareladas e um bom tamanho e tipo de fonte. Claro que, sendo parte da saga As Modistas, Romance Entre Rendas tem uma capa maravilhosa. Não é a minha favorita da série, mas a modelo de pele bastante clara e cabelos loiros, com um belo vestido amarelo e laranja (cores chamativas e alegres), combinam perfeitamente com a Clara.

CONCLUSÕES FINAIS

O primeiro livro de As Modistas, Sedução da Seda, sempre será a minha história e casal favoritos da série. Contudo, Romance Entre Rendas encerrou bem o quarteto, redimindo uma personagem secundária chatinha ao transformá-la em uma protagonista cativante e empoderada. Vendo uma Clara confiante, engajada socialmente e corajosa nesse livro, foi impossível não me divertir horrores com ela e o mocinho, um advogado inteligente e teimoso. O casal perfeito um para o outro também ganhou uma história romântica, mas recheada de emoção e ação, com uma subtrama envolvendo o submundo do crime e jurídico de Londres. Esse pano de fundo inusitado fez Romance Entre Rendas se destacar bastante dos outros livros da série e do gênero. Um romance de época único, divertido, emocionante e apaixonante, eu amei Romance Entre Rendas, que superou as minhas expectativas. Minha única reclamação é o final um pouco arrastado, mas que é compensado por tudo mais que já citei, e me faz recomendar com veemência não só esse livro, como toda a série As Modistas.

QUOTES FAVORITOS

Não é seguro, não é seguro. Ela não queria segurança. Passara a vida inteira segura demais. Queria estar em perigo; queria ser apanhada naqueles braços e sentir o peso daquele corpo poderoso. Queria não pensar em nada e viver apenas naquele momento. (...) Ela queria grudar-se nele. Queria o calor, o beijo cada vez mais intenso, os sentimentos pulsando em sua pele, desejando mais e mais.” pág. 80

- Eu não teria feito dessa maneira
- Claro que não - disse ela. - Você é homem. Pode agir com mais liberdade. Eu estou amarrada por uma camisa de força de regras.” pág. 280

Título: Romance Entre Rendas
Título original: Dukes Prefer Blondes
Série: As Modistas
Volume: 4
Autora: Loretta Chase
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580417630
Ano: 2017
Páginas: 320
Compre: Amazon - Submarino

Conheça todos os livros da autora resenhados no blog:

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)