3.2.18

Resenha: Lady Whistledown Contra-Ataca - Julia Quinn, Mia Ryan, Karen Hawkins e Suzanne Enoch


O PRIMEIRO BEIJO - JULIA QUINN

No conto que inicia o livro, “O Primeiro Beijo”, da Julia Quinn, conhecemos Tillie Howard, única filha de um conde e, por isso, dona de um dote escandalosamente grande, mas que sonha em se casar por amor. Contudo, mesmo com o dinheiro de seu dote, Tillie sabe que alguns homens estão fora de seu alcance, inclusive Peter Thompson, um dos melhores amigos de seu irmão, falecido na batalha de Waterloo. Quando se conhecem, no agitado baile de lady Neeley, Tillie logo percebe que Peter é um homem inteligente e divertido, além de perigosamente belo. 

Por mais que seja um caça-dotes, Peter parece ver Tillie apenas como a irmãzinha de seu melhor amigo, da qual precisa tomar conta e, portanto, nem um pouco interessado nela. Mas, na verdade, Peter adora a personalidade gentil e expansiva de Tillie, mas jamais se casaria com ela em respeito ao irmão dela. Contudo, ficar perto de Tillie apenas aumenta sua fama de caça-dote e, quando Peter começa a ser acusado pela fofoqueira e misteriosa Lady Whistledown de ter roubado o bracelete milionário de lady Neeley, Peter teme que sua história com Tillie termine de vez.

“O Primeiro Beijo” inicia Lady Whistledown Contra-Ataca com mastreia. Nesse conto, somos apresentados ao fatídico baile de lady Neeley, no qual seu bracelete é roubado, sendo que um dos protagonistas de cada um dos quatro contos é um dos principais suspeitos. Apesar da história curtinha, Julia Quinn conseguiu criar personagens cativantes e uma trama interessante, com reviravoltas até. A autora me surpreendeu por abordar um tema mais sério, os horrores da guerra das napoleônicas, com sensibilidade e sobriedade, mas ainda sim sem tirar o lado divertido do conto. Julia Quinn ainda nos presenteia com sua excelente escrita de sempre, com destaque para os diálogos intensos, cheios de provocação e divertimento de sempre. Rápido e movimentado, e ainda com umas pitadas de mistério graças a incógnita de o que aconteceu com o bendito bracelete, “O Primeiro Beijo” é a clássica história do mocinho e mocinha que se gostam, mas acham que o amor não é correspondido. O conto provoca boas risadas e alguns suspiros, nos dá um gostinho do que vem a seguir, além de nos levar de volta para as notícias hilárias e recheadas de ironia da querida Lady Whistledown.

Conheça mais livros da Julia Quinn:


A ÚLTIMA TENTAÇÃO - MIA RYAN

O segundo conto do livro se chama “A Última Tentação” e foi escrito por Mia Ryan, autora que não conhecia até o momento. Essa história começa um dia após o baile de lady Neeley e nos leva para a vida de sua dama de companhia, Isabella Martin, uma mulher sempre alegre e cujo talento é organizar festas maravilhosas. Prestes a fazer 30 anos, Bella lamenta nunca ter sido beijada e que sua vida não tenha mudado em nada nos últimos dez anos. Seu caminho acaba cruzando com o de lorde Roxbury, um dos libertinos mais bonitos da aristocracia. A pedido de lady Neeley, Bella auxiliará Roxbury a organizar uma festa. Contudo, ficar tão próximos desperta desejos profundos e sensuais entre os dois. Mas, Bella jamais poderia se envolver com um lorde, mesmo que o próprio não se importe em causar um escândalo.

“A Última Tentação” foi um bom conto, não tendo conseguido, entretanto, me agradar tanto quanto o anterior. Mia Ryan tem uma escrita fluída, que torna o já pequeno conto (ele é o menor de todo o livro) ainda mais rápido de ler. A história é ágil e bem-humorada e, mesmo acelerado, o envolvimento do casal é cativante e romântico, com direito a boas cenas de beijos roubados e encontros atrapalhados. Lorde Roxbury é tudo o que um mocinho de romance de época precisa ser: alto, bonito e gentil. O herói pouco marcante foi compensando pela mocinha que foge dos padrões, uma criada de origem humilde mas que descobre como usar seu talento em organizar festas em uma maneira de se tornar independente. Contudo, a personalidade de Bella me irritou um pouco. Achei forçado o fato dela estar sempre feliz e alegre, e até a achei meio abobalhada e caricata, sempre rindo e batendo palmas. Apesar da boa e rápida leitura, com momentos divertidos e apaixonantes, “A Última Tentação” é, no geral, um conto pouco marcante, e, por isso, acabou sendo o que menos gostei de Lady Whistledown Contra-Ataca.


O MELHOR DOS DOIS MUNDOS - SUZANNE ENOCH

Suzanne Enoch escreveu o terceiro conto, chamado “O Melhor dos Dois Mundos”, título que combina perfeitamente com os mocinhos tão diferentes, mas perfeitos um para o outro. Charlotte é a filha única de um barão que, após o escândalo causado pelo casamento de sua prima Sophia (protagonista do próximo conto), faz de tudo para se manter longe de confusão. Mas, com tanto esforço para manter uma reputação imaculada, Charlotte não se surpreendente que não tenha chamado atenção do homem mais bonito da temporada, o jovem conde Matson. Xavier é um segundo filho que, após a repentina morte do irmão, se viu obrigado a deixar o exército e assumir a tediosa vida aristocrática. Mas, como qualquer nobre da sua idade, ele escapa às vezes para um bom jogo de cartas, ou jogo de sedução com uma viúva bonita, o que lhe conferiu a fama de libertino – que, por sua vez, o fez ser um dos suspeitos de ter roubado o bracelete de lady Neeley. Contudo, tudo muda quando Xavier nota Charlotte, com seus olhos bonitos e inteligente em um baile, e decide que precisa tê-la. Mas, como convencer uma donzela inocente que sempre seguiu as regras a se entregar a paixão? E, ainda mais difícil, como Xavier vai convencê-la que ele, um libertino, quer mais do que um caso tórrido e escandaloso?

“O Melhor dos Dois Mundos” foi o meu conto favorito de Lady Whistledown Contra-Ataca! A história divertida e surpreendente compensou o conto anterior morno, e me deixou novamente cativada pela obra! Suzanne Enoch tem uma narrativa fluída, pouco descritiva e muito bem-humorada. Apesar do pontapé clichê (a mocinha virginal se apaixonando pelo nobre libertino), a trama inova ao mostrar resistência não da mocinha em se envolver, mas da família dela, amarrando muito bem a história desse conto com a do próximo, já que as protagonistas são primas. A história ainda traz cenas únicas e hilárias, com o mocinho escalando a janela da amada e ela o beijando em meio a um baile.

O casal tem uma química gostosa, e trocam diálogos divertidos. Charlotte é uma heroína cheia de personalidade, que apesar de ter sido criada para seguir sempre as regras, não tem medo de desafiá-las para encontrar sua própria felicidade. Também adorei Xavier, um libertino que, logo de cara, percebeu que queria mais do que um caso com a mocinha e se enveredou por aventuras e desventuras (todas muito divertidas) para conquistar ela e sua família. O final de “O Melhor dos Dois Mundos” é tão fofo e surpreendente, algo que nunca tinha visto em um romance de época, e que se encaixou perfeitamente com esse casal que gosta de quebrar regras. Sério, Charlotte e Xavier são tão apaixonantes que mereciam um livro só seu!

Conheça mais livros da Suzanne Enoch:


O ÚNICOS PARA MIM - KAREN HAWKINS

Encerrando Lady Whistledown Contra-Ataca, Karen Hawkins apresenta, em seu conto “O Único Para Mim”, a história de Sophia e Max, o visconde de Easterly. Quase doze antes, eles se casaram por amor, mas tudo acabou rapidamente por causa de um jogo de cartas. Para poupar a esposa do escândalo, Max fugiu para a Europa, mesmo ela tendo implorado para ir junto. Assim, nos últimos doze anos, eles viveram separados, até que Sophia se cansa de sua situação e pede o divórcio. Mas, Max ainda não está pronto para se separar para sempre da mulher, por isso volta a Inglaterra para reconquistá-la. Contudo, Sophia está disposta a não ceder ao homem que partiu o seu coração. Mas, ela ainda se importa o suficiente para provar para todos que não foi ele quem roubou o bracelete de lady Neeley, o que Max vê como um sinal de que ainda há esperanças para os dois.

“O Único Para Mim” é um bom desfecho para Lady Whistledown Contra-Ataca, mesmo não conseguindo me cativar tanto quanto o conto anterior. Sem querer, eu acabei lendo um spoiler em uma resenha sobre o que tinha acontecido com o bracelete perdido, o que não deixou o encerramento dessa questão menos divertido. É hilário acompanhar Sophia investigando o que aconteceu, ao mesmo tempo em que lida com a volta dos seus sentimentos pelo marido. Depois de “O Melhor dos Dois Mundos”, esse foi o segundo conto mais engraçado do livro, em vários momentos me peguei rindo sozinha da história. E, falando nela, a trama é bem bolada, mas senti que acabou sendo muito acelerada.

O relacionamento de Sophia e Max é complexo, afinal, foram doze anos de separação e mágoas, e, por isso, merecia um livro inteiro só para ele. Tentar resolver esse conflito em um pequeno conto acabou fazendo que ele soasse superficial, já que os mocinhos se perdoaram rápido demais para a gravidade do que aconteceu entre eles. Contudo, é impossível não gostar da história. A narrativa da autora é boa e rápida, e traz algo que adoro: diálogos rápidos, bem-humorados e recheados de provocações. Os personagens também são incríveis. Adorei a determinação da Sophia, assim como sua inteligência. E o Max é um fofo, fazendo de tudo para reconquistar a mulher que ama. Mas, mesmo com personagens marcantes e uma história intrigante, “O Único Para Mim” deixou a desejar, sendo um bom encerramento, mas não conseguindo superar o conto anterior.


VALE A PENA LER LADY WHISTLEDOWN CONTRA-ATACA?

Vale muito a pena! O livro é uma boa escapada dos romances de época “normais”, com um só casal e conflito principal. Aqui, conhecemos quatro casais apaixonantes e divertidos, ao mesmo tempo em que tentamos solucionar o mistério de uma pulseira perdida. Fiquei encantada em como as quatro autoras conseguiram ligar os seus contos. Todas as histórias se passam ao mesmo tempo e compartilham cenas e momentos que, maravilhosamente, conseguimos viver de quatro perspectivas diferentes. 

Alguns contos são melhores que os outros, mas todos agradam e divertem, sendo, como já comentei, o terceiro, “A Última Tentação”, foi meu favorito. Lady Whistledown Contra-Ataca ainda nos leva de volta ao mundo da icônica personagem com suas hilárias reportagens de fofocas no início de cada um dos capítulos de todos os contos. Para quem já conhecia a Lady Whistledown e a Julia Quinn, essa obra é uma leitura quase que obrigatória (e que vai te deliciar levando de volta ao mundo dos Bridgertons, mas sem a família como protagonista). Mas, além disso, o livro ainda nos apresenta a outras três autoras, algo que me agradou bastante. Eu não conhecia a Karen Hawkins e a Mia Ryan e, por causa de Lady Whistledown Contra-Ataca, fiquei curiosa para ler livros de cada uma delas. Também quero muito ler o outro livro dessa duologia de contos da Julia Quinn, no exterior chamado de “The Further Observations of Lady Whistledown”, que conta com mais quatro contos dessas mesmas autoras e outras histórias divertidas envolvendo a coluna de fofocas da Lady Whistledown.


Título: Lady Whistledown Contra-Ataca
Título original: Lady Whistledown Strikes Back
Série: Lady Whistledown
Volume: 2
Autoras: Julia Quinn, Mia Ryan, Karen Hawkins e Suzanne Enoch
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580417678
Ano: 2017
Páginas: 352
*Esse livro foi uma cortesia da Editora Arqueiro
Compre: Amazon - Submarino

Conheça mais livros da Julia Quinn:

Conheça mais livros da Suzanne Enoch:

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)