27.1.18

Resenha: Esposa Até Segunda - Catherine Bybee


A HISTÓRIA

Eliza Havens é o tipo de pessoa que gosta de passar despercebida, de agir nos bastidores e guardar seus segredos e problemas para si mesma. Mas tudo mudou quando ela conheceu Sam, a dona da agência de casamentos Alliance, que une pessoas solitárias e com dinheiro. Foi o que aconteceu com a própria Sam, que acabou se casando e depois se apaixonando por Blake, um duque inglês. E é por isso que, agora, Eliza gerencia a Alliance e precisa lidar com o casamento dos amigos todos os anos, que juraram renovar os votos anualmente em cada um dos estados do país. 

O que significa que, pelo menos uma vez por ano, Eliza precisa lidar com Carter Billings, o melhor (e irritante) amigo de Blake. Carter não tem um título de nobreza como Blake, mas bem que poderia ser um príncipe. Ele é alto, loiro de olhos azuis, além de bom moço que, após ser uma estrela nos tribunais, decide que quer mudar o mundo e a política como governador da Califórnia. Ou seja, Carter é o tipo que chama atenção e por isso Eliza precisa ficar longe dele. Mesmo que, para isso, ela precise fingir que não sente a atração poderosa que há entre eles. Com uma eleição a caminho, Carter precisa bancar o político exemplar na mídia, o que significa que deve se manter longe de confusão e mulheres bonitas, especialmente aquelas que fazem seu sangue ferver, como Eliza


Carter e Eliza vêm se estranhando desde que se conheceram, e não só porque têm personalidades bem diferentes, mas também porque estão loucos para arrancar as roupas um do outro. Carter acha que é uma questão de tempo até que Eliza acabe na sua cama, mas ela não parece tão disposta a ceder. As circunstâncias mudam quando, para proteger Eliza e a irmã de Blake, Gwen, Carter acaba nas capas de todos os jornais do país. De bom moço, ele passa a ser considerado um valentão pouco confiável, o que diminui suas chances de ser eleito governador. 

Por isso, Carter acaba aceitando com boa vontade a ideia do seu gerente de campanha de arrumar uma esposa e transformar a sua imagem para a de um homem de família. Mas, há apenas uma mulher com a qual Carter gostaria de se casar: Eliza, que não demora a negar sua proposta. A verdade é que Eliza esconde um passado sombrio e terrível, que sempre a fez imaginar que jamais iria se casar. Mas, quando percebe que seu histórico misterioso voltou para assombrá-la, Eliza imagina se, talvez, se casar seja a única forma de se manter segura. Será que duas pessoas tão diferentes como Carter e Eliza não vão acabar se matando logo depois de colocar as alianças? Ou será que é justamente suas diferenças que os transformará no casal perfeito?


A SÉRIE

Esposa Até Segunda é o segundo dos sete volumes da série Noivas da Semana, de Catherine Bybee. Cada livro da saga é independente e conta a história de um casal que, a princípio, se envolve por interesse, em um relacionamento de fachada, mas que, depois, acaba se apaixonando. Entretanto, os livros estão interligados. No primeiro, a dona de uma agência de casamentos, Sam, se apaixona por um cliente, Blake, um duque inglês. Nesse segundo livro, os melhores amigos do casal, o político Carter e a atual administradora da agência, Eliza, são quem se apaixonam. Já no terceiro volume, Noiva Até Sexta, a irmã de Blake se envolve com seu guarda-costas, e assim por diante.



A LEITURA: A TRAMA E NARRATIVA

Depois de gostar de Casada Até Quarta, eu já sabia bem o que esperar desse segundo volume da série. E Esposa Até Segunda não me decepcionou, mas também não chegou a superar as minhas expectativas. Contudo, acabei gostando mais desse livro do que o anterior. A trama de Esposa Até Segunda segue a mesma fórmula que, imagino, predominará na série. Um homem e uma mulher se casam de mentirinha, para suprir interesses pessoais, mas, por causa de uma tensão sexual e romântica que já existia entre eles, acabam se apaixonando de verdade. E essa trama principal do livro foi bem desenvolvida. Eu já tinha conseguido sentir uma boa química entre o casal protagonista desde o volume anterior, e, em Esposa Até Segunda, Eliza e Carter continuam a ter um relacionamento instigante e divertido de acompanhar, que me cativou ainda mais por não ser tão acelerado quanto o Sam e Blake em Casada Até Quarta

Não há nada de surpreendente na história de amor dos dois, mas ela é fofa e cativante. Contudo, uma coisa que me irritou quanto a isso foi o final do casal. Como no livro anterior, a mocinha larga tudo, especialmente sua carreira, no desfecho da obra, simplesmente porque está casada com um homem importante que, curiosamente, continua sua própria carreira como se nada tivesse acontecido. Não acho que há nada de errado em mulheres que param de trabalhar após o casamento. Contudo, não consigo engolir a forma como a autora aborda isso, como se fosse um caminho natural do relacionamento de um homem e uma mulher que ela passe a dedicar sua vida a ele, sacrificando coisas, como seu emprego, sendo que o cara não faz o mesmo.

E com a trama principal cheia de clichês, mesmo que divertida, o que acabou me fazendo gostar de Esposa Até Segunda mais que o volume anterior foram os conflitos secundários do livro. A corrida eleitoral de Carter proporciona momentos interessantes, que mostram como a política é, no final, um grande jogo de aparências e segundas intenções. Entretanto, foram os problemas de Eliza que tornaram a obra um pouco menos clichê e mais movimentada. A mocinha esconde um passado sombrio, marcado por violência e medo que acaba voltando a tona durante a história, e agregando mistério e ação à trama. Por causa dela a obra também ganha um dos meus personagens secundários favoritos: o cachorro policial Zod, com sua mania de comer sapatos de salto alto. Quanto a narrativa, a autora continua com uma escrita objetiva e fluída, que proporciona cenas divertidas e sensuais. Como de costume ao gênero, as cenas de sexo são bem descritas e parte essencial da trama, mas não se prologam muito ou dominam a história, como em outras obras. 


A EDIÇÃO

Esposa Até Segunda tem uma boa edição, que segue o estilo da do volume anterior. A tradução está excelente e o texto sem erros. A diagramação simples, sem grandes detalhes, é adequada para um livro tão curtinho. A fonte do texto poderia ser um pouco maior, mas não chega a atrapalhar a leitura e é quase que compensada pelas páginas cor de creme, mais confortáveis para os olhos do que as brancas. A capa de Esposa Até Segunda é linda, eu amei os tons de roxo e rosa usados, apesar de achar que o vestido da modelo não combina muito com o estilo da Eliza...

CONCLUSÕES FINAIS

Curta e rápida, a história de Esposa Até Segunda é recheada de clichês e sem pretensões de ser muito marcante ou surpreendente. Entretanto, com tramas paralelas sobre disputas políticas e passados sombrios, o livro ganha pitadas bem-vindas de mistério, ação e drama, que deixaram a leitura mais movimentada e emocionante. O casal tem uma química gostosa e se apaixonam no ritmo certo, nem rápido, nem devagar demais. Apesar de me irritar com certo detalhe do desfecho, com a mocinha largando sua profissão apenas para ser a esposa do mocinho, eu gostei de Esposa Até Segunda mais do que o livro anterior. Não é um dos meus romances favoritos, mas é uma leitura gostosa e fluída, com bom humor e romance perfeitos para quem quer relaxar e distrair a cabeça com uma leitura simples, mas fofa. Estou curiosa para ler o próximo volume, Noiva Até Sexta, pois o casal protagonista, Gwen e Neil, a filha do duque e o guarda-costas, já trocaram boas faíscas nesse livro...

Título: Esposa Até Segunda
Título original: Married by Monday
Série: Noivas da Semana
Volume: 2
Autora: Catherine Bybee
Editora: Verus
ISBN: 9788576866046
Ano: 2017
Páginas: 252

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)