9.12.17

Resenha: Como Se Casar Com Um Marquês - Julia Quinn


A HISTÓRIA

Um dia, Elizabeth Hotchkiss fora uma jovem sonhadora, a educada filha mais velha de um baronete que achava que o mundo lhe reservava grandes aventuras e romances. Contudo, após a morte dos pais, tudo mudou. Lizzie se viu sem fortuna e a única responsável por criar seus três irmãos mais novos. Se fosse só por ela, Lizzie se contentaria em viver uma vida simples com seu salário modesto de dama de companhia. Mas, a jovem não quer que seus irmãos mais novos tenham que se preocupar com o que vão comer no dia seguinte, ou mesmo que não possam ter roupas bonitas, brinquedos interessantes ou uma educação decente. 

Assim, Lizzie decide que precisa se casar, e rápido, com um homem rico e disposto a levar para casa uma nova esposa e seus três irmãos. E é por isso que, quando encontra um livro bobo, chamado Como Se Casar Com Um Marquês, na biblioteca de lady Danbury, para quem trabalha, Lizzie não resiste e leva o livro para casa. A mulher, que teve pouco convívio com homens, e não está nem um pouco familiarizada com a arte do flerte, imagina que o livro pode ajudá-la a conquistar algum pretendente. Mas, antes de se colocar a jogo de verdade, Lizzie decide testar as recomendações do livro com o único homem por perto, o belo e intrigante novo administrador de lady Danbury. 

James Siddons, marquês de Riverdale, jamais ignoraria um chamado urgente de sua amada tia, lady Danbury, ainda mais um que oferecesse a ele uma boa desculpa para deixar Londres e seus aristocratas fúteis para trás. A verdade é que, agora que não é mais um espião para a Coroa, James está entediado e investigar quem está chantageando a sua tia, enquanto se disfarça como seu novo administrador, parece uma boa distração.

E, para completar sua nova missão, ele começa pela acompanhante de sua tia, a bela, mas estranha Elizabeth, que parece estar escondendo algo. Para descobrir o que a moça esconde, James usa de todo o seu charme, ao qual Lizzie parece imune. Mal sabe ele que, na verdade, aquele é o jeito atrapalhado dela de tentar seduzi-lo, o que logo se mostra um plano perigoso, quando Lizzie percebe que quem está ficando apaixonada é ela. Elizabeth é uma mulher inteligente e única, e logo James se vê ansioso para estar sempre em sua companhia, o que pode colocar em risco não só seu disfarce, como seu coração.


A SÉRIE

Como Se Casar Com Um Marquês é o segundo dos dois volumes da série Agentes da Coroa, de Julia Quinn. As duas histórias são independentes, mas interligadas, já que contam a história dos amigos Blake Ravenscroft e James Sidwell, o marquês de Riverdale, dois ex-espiões do império britânico. No primeiro livro, Como Agarrar Uma Herdeira, acompanhamos Blake sequestrar Caroline por engano, achando que ela é uma famosa espiã espanhola, mas acabar se apaixonando pela moça. Nesse volume, é a vez de James se envolver com uma jovem dama de companhia, Elizabeth, a fim de descobrir se é ela quem está chantageando sua tia.


A LEITURA: A TRAMA E OS PERSONAGENS

Eu estava ansiosa para ler Como Se Casar Com Um Marquês, já que adorei o livro anterior. E essa obra foi tão divertida e fofa quanto eu esperava, apesar de que um pouco menos movimentada e emocionante que Como Agarrar Uma Herdeira, que acabou sendo o meu favorito da série. Contudo, Como Se Casar Com Um Marquês tem o seu charme ao trazer uma mocinha em busca de um marido, tentando aprender a arte da sedução com um marquês disfarçado.

A trama de Como Se Casar Com Um Marquês é bem inusitada e, mesmo sabendo que o romance de época vai ter final feliz, o livro consegue surpreender. A obra de Julia Quinn também cativa com muitos momentos divertidos da desastrada e expansiva protagonista, como a hilária cena em que James está ensinando Lizzie a se defender e ela acaba dando um soco de verdade no cara. Além de momentos engraçados e meio malucos entre os dois, a autora nos presentou com diálogos animados, recheados de ironia, e com a participação especial de lady Danbury na história. A velha sarcástica e sincera é uma das personagens mais divertidas e amadas da autora, e foi bom revê-la nesse livro, assim como seu gordo e mimado gato Malcon. Mas, meus personagens secundários favoritos de Como Se Casar Com Um Marquês acabaram sendo os irmãos pestinhas e inteligentes da Elizabeth. Eu adoraria que cada um deles ganhasse um livro próprio, seria incrível vê-los crescidos e apaixonados.


O ROMANCE DO LIVRO

Os nossos protagonistas também não deixam a desejar. Eu adorei a Lizzie. Apesar de estar desesperada para se casar, ela não deixa de ser uma mulher de personalidade forte por causa disso. Inteligente e corajosa, Lizzie é dotada de muito bom humor e gentileza, o tipo de protagonista de romance de época da qual todas gostaríamos de ser amigas. James também está esbanjando o seu melhor. Apesar de tê-lo achado mais engraçado no livro anterior, quando bancava o solteirão despreocupado, o mocinho conseguiu me conquistar com seu charme divertido e desafiador. Foi interessante acompanhá-lo resistir a simpatizar com Lizzie, e até mesmo desconfiar dela, mas foi ainda mais legal vê-lo se apaixonar pela mocinha.

Diferente do livro anterior, o casal de Como Se Casar Com Um Marquês demora a se acertar, o que deixa as cenas mais calientes típicas da autora para as últimas páginas. Contudo, ao longo da história, os protagonistas vivem muitas cenas românticas, com direito a beijos roubados e até mesmo o mocinho salvando a mocinha de apuros. Lizzie e James são um casal atrapalhado, mas divertido e fofo, que trocam longas e divertidas conversas, além de discussões acaloradas e hilárias. Como disse, Como Se Casar Com Um Marquês é menos movimentado que o livro anterior, mas por se passar na casa de uma lady no campo, a história ganhou um ritmo mais calmo e um ar boêmio e romântico que agrada e lembra bastante os romances clássicos da Jane Austen, por exemplo.


A EDIÇÃO

A edição de Como Se Casar Com Um Marquês é boa e segue o mesmo estilo da edição do livro anterior da série. A diagramação é simples, mas a tradução perfeita e o texto não conta com erro algum. Eu adoro a capa do livro, além de bonita, os tons de verde, rosa e azul combinam com o ar campestre da trama, assim como a modelo loira em um vestido de época combina com a mocinha descrita.

CONCLUSÕES FINAIS

Um marquês disfarçado se infiltra na casa de campo de sua tia para descobrir quem está a chantageando. Suas primeiras suspeitas caem na dama de companhia, uma bela moça que pede sua ajuda para desenvolver suas habilidades de sedução. Mas, quem diria que esse treino para arranjar um marido para a moça acabaria mexendo com o coração dos dois? Com seu ar boêmio e romântico, Como Se Casar Com Um Marquês vai cativar fãs das histórias de Jane Austen. 

Menos movimentado que o livro anterior, mas igualmente fofo e divertido, a obra faz os leitores suspirarem, rirem e se apaixonarem. Essa história de amor improvável entre uma dama de companhia desastrada e um marquês disfarçado é gostosa e rápida de ler. Com personagens marcantes, e a presença da ilustre lady Danbury, uma das personagens mais amadas do universo dos romances de época da Julia Quinn, Como Se Casar Com Um Marquês vai agradar os fãs da autora, mesmo que não se torne seu livro favorito dela.


QUOTES FAVORITOS

Se fosse pega lendo uma coisa daquelas, ficaria mais constrangida do que as palavras poderiam descrever. Era comum acreditar que toda mulher solteira estava a procura de um marido, mas apenas as mulheres mais patéticas seriam flagradas lendo um manual sobre o assunto.” Pág. 24

A moça estava aprontando alguma coisa. E, pelo bem da tia, James estava determinado a descobrir o quê. Já havia interrogado mulheres antes e sempre conseguiu fazê-las contar o que precisava saber. Na verdade, seus superiores no Departamento de Guerra com frequência riam comentando que ele aperfeiçoara a arte de interrogar mulheres.” Pág. 49


Título: Como Se Casar Com Um Marquês
Título original: How to Marry a Marquis
Série: Agentes da Coroa
Volume: 2
Autora: Julia Quinn
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580417616
Ano: 2017
Páginas: 320
Compre: Amazon - Submarino

Conheça os outros livros da Julia Quinn:
- Como Agarrar Uma Herdeira - Agentes da Coroa - Vol. 1

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Amiga que saudade de comentar aqui no seu cantinho, passo por aqui pelo menos três vezes na semana, mas nem sempre consigo tempo para comentar. Sempre tão lindo seu blog, com certeza uma inspiração para mim.
    Ainda não li essa duologia da Júlia Quinn, mas com certeza está na minha lista de natal!!!
    Foi ótimo conferir suas impressões e perceber que apesar de mais parado que outros títulos da autora esse livro tem seu encanto.
    Beijos e valeu pela dica de leitura!!!



    P.s. Amiga queria falar com vc, será que vc pode mandar um e-mail para mim (alinecoelho24@yahoo.com.br) aí te respondo!?

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! E entendo, eu mesma não tenho mais tempo de comentar em nenhum blog ;( Espero que consiga ler a duologia da Quinn, ela é excelente! Vou te mandar um e-mail agora!

      Excluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)