26.12.17

7 autoras incríveis que li em 2017 (e que você precisa conhecer também)


Apesar de, nos dias de hoje, podermos ver muitos nomes de mulheres nas capas de livros e listas de mais vendidos, seria um exagero dizer que a literatura já deixou de ser uma arte que se livrou do sexismo. E é muito fácil perceber isso quando, volta e meia, escutamos alguém dizer que uma obra romântica escrita por uma mulher é "literatura de mulherzinha", como se, 1º - histórias de amor só fossem lidas pelo público feminino e 2º - como se mulheres só fossem capazes de escrever para mulheres e que esse resultado é inferior ao que homens escrevem.

E é por isso que sempre tento divulgar obras incríveis escritas por mulheres, porque, por mais estranho que pareça, muita gente ainda não leva a sério a escrita feminina, como se não fosse literatura ou arte de verdade. Mas, confesso, não é esforço nenhum para mim indicar autoras, justamente porque a maioria das obras que leio são escritas por mulheres - talvez porque é muito mais fácil para mim me identificar com a escrita de uma mulher do que de um homem? Não posso afirmar com certeza. 

Mas, algo que eu posso e quero afirmar é que as autoras desse post são maravilhosas e que você com certeza vai se apaixonar por elas tanto quanto eu! Seguindo a tradição que comecei ano passado, resolvi fazer uma listinha bacana com 7 escritoras talentosas que conheci e li em 2017 e que eu não poderia deixar que vocês começassem 2018 sem conhecer também! E calma que tem livros para todos os gostos, desde romance jovem, até histórias de amor de época e fantasia, assim como ficção científica e terror! Confiram:

Leia também:
1 - Nicola Yoon
O primeiro livro da Nicola Yoon, Tudo e Todas as Coisas, ganhou as telonas esse ano, com a história emocionante de uma menina confinada dentro de casa por causa de uma doença que acaba se apaixonando por seu vizinho. Apesar de ter gostado muito de Tudo e Todas as Coisas, que nos faz refletir sobre os limites e o perigo do amor, meu preferido da Yoon é O Sol Também é Uma Estrela, livro na qual conheci a escritora e que foi considerado Melhor Livro do Ano por Publisher’s Weekly e Amazon, assim como finalista do National Book Awards de 2016.

Talvez por ser o segundo livro da autora, O Sol Também é Uma Estrela é muito mais bem desenvolvido que Tudo e Todas as Coisas. O livro traz a história de amor de uma jovem cínica e imigrante ilegal prestes a ser deportada que passa seu último dia no país com um garoto sonhador e certinho. Com esse casal completamente contrário e inusitado, a autora constrói uma trama apaixonante com o que tem de melhor: sua narrativa poética e bem-humorada, que nos emociona e nos faz começar a reparar nas pequenas coisas boas da vida.

Além de inspiradores, os livros da Nicola Yoon também são um show de representatividade com protagonistas fora do padrão, como heroínas com uma mistura de traços negros e asiáticos, que nasceram na Jamaica e que querem ser cientistas, assim como mocinhos com descendência coreana que nasceram nos Estados Unidos, e muito mais. Para quem gosta de romances jovens com pitadas de temáticas sérias (como doenças raras, problemas psicológicos e familiares, imigração, etc.) que não perdem o bom humor e ainda trazem toques de poesia, os livros da autora estão mais que recomendados!

Conheça melhor a Nicola Yonn:
- Resenha de Tudo e Todas as Coisas
- Resenha de O Sol Também é uma Estrela


2 - Erika Johansen
Erika Johansen é a prova de que um bom livro pode conquistar um leitor para sempre. Eu devorei apenas o primeiro volume de sua série A Rainha de Tearling, que mistura distopia, ficção científica e fantasia medieval, mas já foi o suficiente para me tornar fã da autora! A saga traz uma protagonista feminina forte e complexa (além de inspiradora), uma princesa apaixonada por livros que enfrenta inimigos mortais para sentar no seu trono de direito e, assim, melhorar a vida dos habitantes do seu país. A trama é recheada de disputas políticas, mistérios, batalhas e aventuras mágicas, como um Game Of Thrones para jovens, mas igualmente sangrento e viciante. A Rainha de Tearling ainda conta com uma narrativa fluída e diálogos inteligentes, que deixam a obra mais cativante ainda. Nem preciso dizer que estou louca para ler a continuação, A Invasão de Tearling, em 2018, não é mesmo? Se você curte mocinhas empoderadas e obras cheias de reviravoltas e magia, precisa conhecer os livros da Erika Johansen!

Conheça melhor a autora na resenha de A Rainha de Tearling


3 - Samantha Shannon
Distopia é um dos meus gêneros favoritos, por isso não é surpresa que a série Bone Season da Samantha Shannon me conquistou logo nas primeiras páginas do primeiro livro, Temporada dos Ossos. Uma mistura de distopia com fantasia urbana, a saga nos leva a um mundo onde videntes, pessoas com habilidades de ver o futuro, enxergar auras e controlar fantasmas, vivem oprimidos por causa de seus dons, que são vistos como maléficos. A protagonista, Paige, é parte de uma das gangues de videntes mais poderosas de Londres e acaba descobrindo os Rephaim, uma raça antiga e poderosa de clarividentes, que controla o governo dos humanos. Assim, Paige se vê em uma batalha perigosa contra os dominadores de seu mundo, que coloca não só sua vida, mas como seu coração em risco, quando ela começa a se aproximar intimamente de um deles.

Samantha Shannon, desde o lançamento de Temporada dos Ossos, começou a ser considerada a nova J. K. Rowling por ter criado um mundo novo, mágico e fascinante. Com uma narrativa em primeira pessoa muito envolvente, a autora consegue nos prender a suas histórias nas primeiras páginas. Shannon ainda traz personagens que soam humanos e incríveis por causa de seus poderes mágicos, assim como tramas recheadas de intrigas, tensão e reviravoltas insanas, com o bônus de uma protagonista forte e que vai se empoderando ao longo dos volumes. Eu me tornei fã da autora logo em Temporada dos Ossos, e minha paixão e admiração por ela só aumentou no segundo livro, o emocionante A Ordem dos Clarividentes. Vocês precisam conhecer e ler a Samantha Shannon também!

Conheça melhor a autora:
- Resenha de A Ordem dos Clarividentes


4 - Erin Beaty
Apenas o primeiro livro da trilogia Traitor's, da Erin Beaty, foi publicado no Brasil, mas ele acabou se tornando uma das minhas leituras favoritas do ano. Uma mistura de romance de época e fantasia medieval, O Beijo Traiçoeiro traz um mundo novo e fascinante, com reinos cheios de história e disputas políticas. Mas, mais do que isso, o livro ainda nos apresenta a uma mocinha inteligente e empoderada que se apaixona por um soldado treinado para o perigo que busca por um traidor do reino. Com muitos momentos inesperados de desencontros, brigas de intelecto, beijos apaixonados, missões secretas, bailes dançantes, viagem a cavalo, batalhas em torres, e mais, O Beijo Traiçoeiro me cativou e encantou profundamente. A Erin Beaty tem uma escrita gostosa que nos entrega cenas muito divertidas e apaixonantes! Vocês precisam ler a autora também e torcer comigo para que seu próximo livro seja lançado logo por aqui!

5 - Jennifer McMahon
Novamente, mais uma autora que me conquistou no primeiro livro que li dela! Jennifer McMahon já escreveu oito obras de suspense/terror, sendo que dois deles já foram publicados aqui no Brasil. O primeiro deles foi Prisioneiros do Inverno, que foi eleito o melhor livro na categoria mistério, thriller e suspense da Amazon e conta a história de uma pequena cidade supostamente assombrada. Já A Torre do Terror, livro em que conheci a escrita da autora, traz a história de um hotel e seus mistérios ao longo de três gerações de uma família cheia de segredos. Com uma narrativa que consegue deixar o leitor intrigado e arrepiado, a Jennifer McMahon me conquistou mesmo foi com seus personagens profundos, cheios de conflitos com os quais nos conseguimos nos identificar, e, ainda, uma trama deliciosa, surpreendente e assustadora. Estou louca para ler Prisioneiros do Inverno em 2018 e acho que vocês também deveriam dar uma espiada nas obras da autora no próximo ano!

- Conheça melhor a autora na resenha de A Torre do Terror


6 - Eloisa James
Uma professora especializada em Shakespeare, Eloisa James é também autora de mais 20 best-sellers que conquistaram uma legião de fãs de romance de época. Depois de muita espera, a autora finalmente chegou as livrarias brasileiras pela Editora Arqueiro. Eu, claro, logo corri para ler sua obra (o primeiro livro da série Contos de Fadas) e, não deu outra, me apaixonei pela sua escrita! Em Quando a Bela Domou a Fera, Eloisa James me encantou com uma escrita gostosa e leve, carregada de um humor irônico delicioso e com diálogos rápidos e inteligentes. O livro transformou o clássico conto da Bela e a Fera em um romance de época único e inesquecível, com uma Bela que quer seduzir a Fera, um médico com problema na perna que está determinado a frustrar os esforços da garota. E com esse começo apaixonante, eu estou louca para ler o próximo livro da saga, Um Beijo à Meia-Noite (que é inspirado na história da Cinderela). Para quem gosta de romances de época fofos e divertidos, assim como adaptações de contos de fadas, a Eloisa James é uma pedida certa!


7 - Veronica Roth
Depois do sucesso gigantesco de Divergente, acho difícil alguém que não conheça o nome da Veronica Roth. Contudo, por ter levado um gigantesco spoiler sobre o final da saga, acabei ficando com um pé atrás e deixando as obras da autora de lado. Contudo, com o lançamento de uma nova série dela em 2017, que prometia uma história incrível de ficção científica, eu sabia que era a hora de ver por mim mesma se a Veronica Roth era isso tudo mesmo. E, bem, como Crave a Marca virou um dos meus livros favoritos do ano, podem imaginar que a autora me conquistou ainda mais do que eu esperava.

Em Crave a Marca, Roth nos leva para um sistema solar único e fascinante, cheio de magia e conflitos intergalácticos. Nesse universo novo e incrível, ela ainda nos apresenta a personagens humanos e uma trama com muitos mistérios, segredos mágicos, disputas entre nações, levantes revolucionários, jornadas de autodescoberta e ainda romance! Além disso, temos ainda a marca registrada da autora: uma heroína em conflito, mas que vai descobrindo a sua força e decide mudar a própria vida e ajudar a quem puder no meio disso. Com tantas emoções no incrível Crave a Marca, e os posts divertidos da autora no Instagram, virei fã da Veronica Roth em 2017! Por isso, não sejam com eu e corram para ler as obras dela!

- Conheça melhor a autora na resenha de Crave a Marca


E essa foi a listinha e retrospectiva de hoje amores, espero que tenham gostado de conhecer essas 7 autoras maravilhosas que eu li em 2017! E agora me contem: quais escritoras vocês leram pela primeira vez esse ano, mas pelas quais se apaixonaram imediatante? Não deixem de comentar aí embaixo!

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Oi, Ana.
    Eu amo os livros das autoras e confesso que elas tem mais meu apreço que os livros escrito por homens. Quase todas eu já conhecia mas infelizmente não tive o prazer de ler, exceto o da Eloisa, que na verdade li um livro que ainda será lançado em Janeiro por aqui, mas que por sinal, eu amei. Amo o empoderamento que essas mulheres trazem, ainda mais saindo do gênero do romance, que normalmente é o que escrevem.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
  2. Amiga que vergonha, percebi agora que não li nada das autoras indicada por você 😳😳😩😩😎 as únicas que com certeza irei ler em 2018 serão Nicola Yooh e Eloisa James pq já tenho os primeiros livros delas aqui em casa. Mas quero conhecer as outras, pode deixar viu me organizar oara tal. Beijos querida e ótima virada de ano viu!!! Um 2018 mega especial para todos nós!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)